giphy-1

10 Coisas para ficar feliz

Tem dias que o humor vai se arrastando. Não conseguimos definir se é tristeza, cansaço, desânimo ou sei lá o que. E então passamos um dia inteiro sem definir nada, sem sorrir direito e perdemos tempo divagando sobre os problemas e mistérios do universo.

Mas acredite em mim que dá para virar esse jogo e terminar o dia super bem. Então preparei essa listinha para ajudar quem precisa de uma injeção de ânimo para já!

1  Cheiro familiar

Um perfume que você gosta, roupa limpinha e cheirosa, alguma comida especial, chocolate, alguém, natureza. O olfato pode dar um boost de energia e ânimo rapidamente quando sentimos algum cheiro bom e familiar. É quase como droga! Pessoas que amamos nos confortam não somente no abraço, mas seu cheiro familiar, de casa mesmo. Aquele cheirinho de terra molhada ante de chover. A comida que sua vó fez a infância toda. Ou algum aroma simples que tem essa função calmante como hortelã, lavanda, camomila.

Ligar para um amigo

Não precisa ter algo para desabafar ou um assunto específico. Aquelas boas conversas aleatórias sobre a vida, o que está acontecendo a sua volta, dar risada, falar bobeira e se distrair um pouco com uma voz familiar. É uma pausa, uma distração ótima e sempre muito bem vinda!

Ouvir música bem alto

Música tem um poder incrível, liberar energias com um som mais pesado, relaxar com um som mais suave e reconfortante. Ou se alegrar com músicas alegres e positivas. Então nada melhor que colocar ela bem alto, seja no fone ou na caixinha aí na sua frente. Pode ser para fazer exercício e sentir mais força fazendo, pode ser correndo, pode ser para dançar no meio da sala. Comece devagar sentindo a música e vai sentido a força dela chegando até você, vai se alegrando e recarregando.

Caminhar sem rumo

É considerada uma ótima forma de recarregar as energias, recarregar a criatividade e até de meditar. Então se você está aí trabada no trabalho ou nos estudos, cansada da tela do computador, saia por aí. Dá uma volta na quadra, duas, três. Ande sem pensar muito o caminho que está fazendo, mas vá reparando nas árvores, nas pessoas, nos aromas, nos sons. E quando achar que foi o suficiente, volte para casa, ou para o trabalho.

Desligar o despertador

Se for possível faça isso! Se puder chegar mais tarde no trabalho, se puder não marcar nada para a manhã de domingo, se puder faltar a primeira aula. Desligue o seu despertador e avise se mais gente morar com você. Sinta o prazer de afundar na cama sem pressa. Sinta a liberdade de não fazer nada ali mesmo, mesmo que seja por pouco tempo.

Comida favorita

Fuja da dieta, gaste mais do que o planejado no orçamento. Mas prepare aquela comida que ama ou vá até onde a servem. Saia da dieta para comer aquele sanduíche ama tanto. Capriche no prato, sinta o cheiro antes da primeira mordida, curta o momento.

E não se torture antes e depois!

Ler um livro

Ler vai te tirar do seu mundo, te desligar e levar para dentro da história. Porque é isso que os livros fazem com a gente. Então use e abuse disso, se precisa de silêncio vá até um lugar tranquilo para parar por algumas páginas; se não liga, leia aí onde tiver mesmo, esqueça o celular e as pessoas a sua volta.

O livro pode ser uma pausa incrível na correria do dia, entre um estudo e outro, no longo trajeto de ônibus.

Atividade manual

Não implique com sua habilidade ou a falta dela. Faça algo com as mãos, pode ser com massinha, argila, bordado, pintura, desenho, colagem, bricolagem. Faça algo bobo e sem função, comece um projeto novo para casa.

E se quiser misturar, deixe música tocando e ajudando ainda mais no processo.

Natureza

Sim, vá de encontro a natureza. Pode ser em um parque ou praça, ou se puder praia ou montanha. A natureza é cheia de energia boa e basta estar diante dela para recarregar. Toque folhas e troncos, sinta os aromas que o vento trás. Sente na grama, sinta tudo, fique descalço, molhe os pés, suje.

Se isso não for possível, tenha plantas em casa, relaxe cuidando delas um pouco, molhando com calma e cuidado, tirando as folhas secas e matinhos indesejados.

10 Atividade física

Você não precisa ser atleta ou amante de exercício para usar isso a seu favor. Coloque um tênis confortável e vá caminhar, tente correr um pouquinho. Saia de bicicleta por aí. Use essas academias a céu aberto nas praças. Marque uma aula gratuita de algo novo. Faça valer a mensalidade da academia e vá até lá fazer algum exercício, alguma aula. Ligue o vídeo game e jogue aquele jogo que não dá para ficar parada. Dance! Aprenda coreografias, crie passos novos.

Fazer exercício faz bem para o corpo e para a cabeça!

Então tá aí, 10 coisas simples para buscar na hora que bate um desânimo, quando falta energia, quando é preciso desligar o mundo e se reconectar.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.