10 Coisas que amo no Domingo

Domingo é um dia horrível para muita gente. É o dia que pesa todo o final de semana bem aproveitado ou o dia que antecede a segunda-feira. Eu vou pelo caminho contrário e com o tempo aprendi a apreciar esse dia de folga. Para isso, fiz essa listinha singela, quem sabe eu ajude quem odeia esse dia, vendo coisas boas nele!

Aquela luz linda pra fechar o final de semana e iluminar a semana que vem chegando.

A post shared by Mari Medeiros Utko (@marivmedeiros) on

1 – Sem compromissos com horários

É raro um domingo com compromissos que precisam de horário preciso. Um casamento para ir no domingo de manhã é raro. E mesmo se tem que se preparar para um almoço, o almoço é mais tardio, porque afinal de contas, não tem muito compromisso depois.

Então ficar enrolando na cama mesmo que tenha acordado mais cedo. Ir até a padaria comprar pão a hora que entender. Sair para uma caminhada em um horário diferente e na volta passar em uma feira, uma padaria e tomar o café da manhã.

No guilt. 🏖

A post shared by Mari Medeiros Utko (@marivmedeiros) on

Domingo não exige muito do nosso relógio, sem se preocupar com compromissos ou pontualidades.

2 – Brunch!

Não sei quem inventou essa história, mas eu amo essa pessoa. Um cardápio meio variado, dá pra começar com um suco, depois um café e terminar a refeição com uma taça de espumante. Dá para comer pão com ovo mexido, legumes assados, quiche, pão de queijo e uma salada. Eu acho uma refeição incrível e ficar por horas na mesa se deliciando e conversando com gente querida é maravilhoso.

Café . Bar . Plantas – meu tipo de lugar!

A post shared by Mari Medeiros Utko (@marivmedeiros) on

3 – Café da manhã na cama

Não preciso ganhar café na cama para ser feliz não. Eu adoro levantar, colocar um roupão, ir para a cozinha e preparar algo bem gostoso e elaborado. Montar um prato bonito e cheio de opções. Pegar um minha bandeja de cama e voltar para lá, toda equipada para ficar por mais tempo de pijama curtindo. Amo ligar uma música e ficar comendo e relaxando.

Alguns domingos são para café na cama 🍞🥑☕️ Um domingo lindão e gostoso pra todo mundo!

A post shared by Mari Medeiros Utko (@marivmedeiros) on

Esse é um dos maiores prazeres de domingo para mim <3 E as vezes no sábado, no feriado…

4 – Ruas vazias e tranquilidade

A não ser dias de jogos de futebol (moro perto de um estádio) ou os raros dias que passam corridas de rua perto de casa, a cidade fica mais calma. Um silêncio segue. Pouco ônibus circulando, poucos carros nas ruas. Amo sair depois do almoço para dar uma volta no bairro, ir tomar um sorvete ou só ir até a padaria com tranquilidade, observando a rua.

E fazer atividade física na rua também é uma delícia, sem precisar desviar das pessoas nas ruas, cruzamentos livres, ciclovias.

5 – Feirinha do Largo da Ordem

Aqui em Curitiba tem uma feira enorme aos domingos, começa umas 9 da manhã e até as 14hs ainda existem barracas montadas. As vezes vou por necessidade de comprar algo, mas muitas vezes vou só a passeio mesmo. É um passeio super curitibano e super turístico ao mesmo tempo. E é uma boa caminhada antes do almoço!

Got mail. #Curitiba #cliche #paralelepipedo #largodaordem #curitibacool #curitilover #snapsave

A post shared by Mari Medeiros Utko (@marivmedeiros) on

6 – Preparação para a semana

Quando eu odiava meu trabalho, muitas vezes o domingo a noite era uma tristeza, chorei algumas vezes e odiava isso. Mas quando a gente faz o que ama, o domingo a noite é de preparação e expectativa. Arrumar as coisas para a semana, fazer lista de tarefas, planejar o cardápio, as atividades de casa e as do trabalho. E tudo isso com tranquilidade, com tempo, ouvindo uma música ou passando algo bobo na TV. Ir para cama sabendo que tá tudo organizado, deitar para ler um pouco enquanto o sono não vem.

7 – Conhecer lugares novos

Infelizmente nem todo lugar gostosinho abre nos domingos, mas sempre vou atrás de cafés, docerias e bares que estão abertos nos domingos. Sair um pouco de casa para tomar um café ou comer uma sobremesa é uma delícia. É sair do casulo de casa, do conforto e da preguiça para novos ares. É uma das coisas mais gostosas.

8 – Fazer algo de casa

Tem domingo que é dedicado a preguiça e comilança, mas tem alguns que estou com mais energia e amo tirar alguns projetos de casa da gaveta. Começar alguma mudança, algum DIY ou arrumação. Organizar gavetas, fazer limpa nos armários, pintar algo, reorganizar alguma estante.

Domingo é perfeito para dar amor para a nossa casa e dedicar esse tempo livre nela <3

9 – Cozinhar

Durante a semana eu cozinho, mas sempre coisas práticas e rápidas para se encaixar a rotina e não jantar tão tarde quando for o caso. Mas domingo não, domingo é bom de ir comprar alguns ingredientes diferentes no Mercado Municipal, organizar a cozinha, colocar uma música e curtir o momento. Lidar com cada ingrediente com calma, preparar pratos mais demorados, arrumar a mesa, ir tomando um vinho durante o processo e ainda dançar ali mesmo. Domingo na cozinha é ainda mais delicioso!

Um pouco de Bossa.

A post shared by Mari Medeiros Utko (@marivmedeiros) on

10 – TV e pipoca!

E é claro, o programa favorito da maioria: filme, seriado, documentário, jogos, qualquer coisa legal para assistir e um balde de pipoca deliciosa. Pode ser no sofá ou na cama mesmo, o que importa é o conforto e a programação definida. Não tem coisa melhor que deixar o dia passar enquanto nos entretemos!

E pronto, essa são as melhores atividades em um domingo para mim. Minha única frustração é não gostar de lugares cheios, então parques e shoppings fogem da minha programação, mesmo eu amando essas duas opções. O problema é que no domingo é uma loucura, nos parques é muita gente, som alto, espaço na grama disputado para colocar a toalha. Cinema é caro e tem muita fila, andar por shopping então nem se fala, a disputa por espaço é grande e tem fila na praça de alimentação e nos quiosques de café e sorvete. 

Então como eu gosto da calma e tranquilidade no domingo, fico com as outras opções e amo isso. Mas amo quando tem um almoço de família, uma festinha de criança ou uma programação marcada. O importante é curtir o que está na agenda, sendo nada ou tudo!

E pra você, qual a melhor coisa para se fazer no domingo?

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.