10 Dicas para ter Férias Incríveis

Suas férias vão se aproximando e aquela ansiedade para se desligar da dura rotina, seja ela do trabalho ou de estudos. Você já está com a viagem marcada para longe, para perto, visitar a família ou só quer ficar em casa e descansar. O que é totalmente justo, já que o principal motivo das merecidas férias é descansar e não repetir algumas tarefas rotineiras por um tempo.

Mas independente da programação, tem muita gente que chega nos últimos dias se perguntando onde foram parar os dias de folga, o que fez esse tempo todo e que não deu tempo de fazer nada do planejado. E então, o descanso vira um cansaço instantâneo, irritação e tristeza pelo fim desses dias incríveis. Então para te ajudar a curtir melhor seus dias de folga, separei algumas dicas preciosas!

1 – Faça listas!

Planejamento é tudo, programe-se em todos os detalhes importantes. Se vai viajar e não tem nada para planejar depois, faça listas antes de ir, itens da mala, itens da bolsa de mão, kit emergência, quem deve ganhar presentinho, itens para trazer a roupa suja, bateria de câmera, livros, caderno. E lembre-se também de preparar aquela lista final de coisas para fazer antes de fechar sua casa como: tirar todos os lixos, molhar as plantas, fechar todas as janelas, desligar itens da tomada, desligar o gás, deixar as chaves na casa do fulano.

Ande com a lista por alguns dias e vá acrescentando conforme for lembrando.

Se tem coisas para fazer antes de viajar ou enquanto tiver de férias, liste! Para quem ligar, lugares para ir, documentos que precisa fazer e resolver, consultas para marcar, DIYs que planeja fazer.

Se a sua meta é assistir séries e ler livros, liste! Coloque em ordem de prioridade.

2 – Desconecte-se

De nada adianta entrar de férias se você consulta mensagens e email o tempo todo. Então deixe o celular e o computador de lado, desligue se for necessário, coloque em modo avião, esqueça em casa.

Tire fotos, muitas, de tudo, o quanto puder. Mas não precisa postar uma nova a cada cinco minutos, transmitir ao vivo, esperar o likes, criar álbum na internet pra todo mundo acompanhar os seus passeios. Se escolher uma foto bonita para ilustrar o dia de férias, poste, mas vire o celular e siga desconectada.

Você está de férias, não é hora de dar aquela olhadinha nos emails e responder cliente. Então prepare tudo antes de começar e deixe que muitas coisas se resolvem sozinhas quando você não está.

3 – Hidrate-se

Ah que dica boba. Mas olhe, nem é tão boba assim. Férias é hora que todo mundo relaxa, come sem hora para nada, consome mais álcool, bem menos saladas e verduras, bem mais doces e gorduras. E não tá errado não! Ninguém merece, nem é obrigado a comer perfeitamente bem o ano todo. Ainda mais quando viajamos para um lugar novo, a casa dos avós, das tias, de familiares. Relaxe! Mas beba água. Ela é essencial o ano todo e não devemos tirar folga dela.

Hidrate-se pensando no calor, ou que está frio e você precisa de água igual. Hidrate-se amando seu organismo que precisa de algo bom entre tanta porcaria. Vai aliviar o inchaço das bebidas, do calor, das andanças.

4 – Programe tudo e não espere nada

De nada adianta entrar em férias e ficar estressada e desesperada para fazer tudo de uma vez, seguir um roteiro cheio e atarefado e ficar mais cansada e esgotada. Então programe-se, planeje, mas pegue leve com seu tempo.

Não marque vários compromissos em um dia só. Marque um almoço e o resto do dia livre, marque um jantar, mas não tenha nada de importante marcado para fazer antes. Marque passeios e roteiros, mas esteja aberta para mudar, ficar em um lugar que gostou mais e dispensar outros que viriam na sequência. Acorde mais tarde e perca o passeio da manhã porque a noite anterior foi boa e prolongada. Seja flexível e suas férias serão ainda melhores.

giphy (12)

5 – Faça programas simples

Não precisa encher uma agenda de programação complexa que dependa de muita gente, viagem longa, preparação de materiais, mantimentos e equipamentos. Faça pequenas coisas que vão deixar suas férias com boas lembranças. Idas a cafés novos, tardes em parques, visita a casa de amigos de longa data, cinemas vazios durante a tarde, caminhar pela orla ou no parque. Sente para observar as pessoas, tomar algo e relaxar.

6 – Dedique tempo a algum hobbie

Ama fotografar, cozinhar, andar de moto, escalar, correr, costurar, pintar, escrever? Então coloque seu hobbie na lista de tarefas para as férias. Encaixe ela na sua programação. Faça um curso novo, faça uma viagem de moto, viaje para participar de um campeonato ou maratona, saia para escrever, fotografar, pintar. Relaxe e descanse fazendo o que ama fazer nas horas vagas!

giphy (10)

7 – Programe dias de não fazer nada

“Dolce far niente” – a doçura de fazer nada. Isso faz um bem danado e se você nunca fez nada, não sabe o que está perdendo. E não vale sentar no sofá e ficar entediada que não tem nada na TV passando incansavelmente por todos os canais, sem parar. O prazer de fazer nada é aproveitar o banco da praça, a rede na varanda, sentar na grama e ver a vida passar, observar o mundo ao redor, curtir cada lambida no picolé ou gole do café. É preparar uma tábua de frios e comer tranquilamente ouvindo música sem ficar levantando o tempo todo, sem ficar mexendo no computador e celular. É sentar para ver e ouvir o mar sem se preocupar com qualquer compromisso na sequência e levantar quando os pernilongos começaram a incomodar mesmo.

giphy (9)

8 – Mantenha um diário de férias

Anote tudo que fez no dia em um caderninho, se quiser descreva e coloque detalhes. Mas mantenha um pequeno diário de qualquer forma. O que fez, se ficou em casa e fazendo o que, lugares que visitou, o que comeu, o que viu, quem viu.

E assim, quando as férias tiverem chegando ao fim, quando bate aquele desespero e a sensação de “eu não fiz absolutamente nada”, você poderá ficar tranquila e ver descansou muito, ou fez vários passeios, ou cumpriu com a sua listinha de tarefas e afazeres.

Para quem for viajar, essa é uma ótima forma de manter um registro da viagem por escrito e não esquecer de nada.

9 – Tenha um dia de arrumação e desapego

Pode ser no começo das férias ou antes de chegar ao fim (não no último dia). Mas tenha um dia de fazer a faxina e desapegar das tralhas do ano todo. Arrume gavetas e armários, organize o que ficou e separe o que for para vender, doar e jogar fora. Finalize suas férias deixando a sua vida mais leve ou comece ela assim.

Isso serve para todo mundo, principalmente para estudantes, que acumularam papéis, materiais e bilhetes ao longo do ano, mas precisam de espaço para a papelada do novo ano letivo.

10 – Faça atividades físicas

Calma, calma. Não precisa ser louca fitness marcando academia nos dias de descanso. Mas saia para pedalar por aí, fazer caminhadas em lugares diferentes, andar de patins, jogar volei na areia, bet’s, frescobol e todas as atividades que fizemos a infância toda e sempre amamos. Não precisa colocar no aplicativo, contar tempo, contar calorias. Mexa seu corpo porque quer e ama ele.

giphy (8)

Ansiamos tanto pelas férias que muitas vezes nos afobamos com o tempo livre, ficamos entediadas sem saber o que fazer. E aí, no final das contas ou nos envolvemos em coisas de mais ou esquecemos aquilo tudo que fomos pensando ao longo do ano que gostaríamos de fazer! Então planeje e anseie por suas férias, mas abrace elas quando chegarem e seja feliz, sorria, relaxe, dance, descanse, passeie e cumpra tarefas. Mas não exija muito, não espere férias dignas de filme, e assim elas serão maravilhosas e todos os momentos valerão a pena!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.