10 Maneiras de relaxar a cabeça e o corpo

Tem dias que parece uma carga de coisa ruim. Trabalho, brigas, notícias ruins, corpo cansado, doença, TPM. As vezes coisas pequenas que desencadeiam um desabamento corporal. E a partir dali, parece que esgotaram-se todas as energias. Ou algo tenso ou intenso que deixam os ombros doloridos de raiva e irritação.

Sempre bobeira, que sabemos que vai passar, mas na hora é algo insuportável e mega cansativo. A vontade é que o dia acabe por ali mesmo, mas não dá! Então o jeito é encontrar formas de acalmar, resetar a mente e relaxar. Por isso trouxe 10 maneiras que todo mundo pode dar um jeito de fazer.

1 – Pare para respirar

Olhe esse gif aqui, é um exercício de respiração simples, para esvaziar a mente e relaxar tudo. Funciona muito bem e você pode fazer quantas vezes quiser, mas no mínimo três né. Dez eu acho incrível e dá pra perceber na hora a diferença.

Então sempre que precisar, pense nessa imagem e coloque sua mente nos eixos, desacelere seu coração, arrume sua respiração.

2 – Fale com alguém que te apoia e te ouve

Desabafar é muito eficaz para relaxar. Mas não adianta ir atrás de quem te irritou, pegue alguém de fora, mas que te ouve. Conte, dessabafe, fale outras coisas, se distraia e você já vai sentir que só o fato de colocar pra fora, já parece mais simples e as vezes até bobo.

Se não tiver com quem falar, escreva, funciona muito bem também!

3 – Ouça música

É comprovado cientificamente o poder da música. Em algumas pesquisas encontraram até as melhores músicas, o tipo de batida que é perfeita para relaxar o corpo e a mente.

Mas eu acho que cada um sabe seu gosto musical e sabe qual tipo de música precisa ouvir no momento. Se é algo mais pop, mais leve, mais pesado. Então é só escolher teu estilo do momento, fechar os olhos e deixar a música entrar.

4 – Faça exercícios de alongamento

Tão bom quanto os exercícios de respiração. Vai relaxar os músculos, tira aquela tensão de vários pontos, principalmente dos ombros, onde concentramos tudo contraindo tudo. Não precisa super flexível e intenso. Lembre das aulas de educação física da escola, alongue-se da ponta dos pés com os braços pra cima como se fosse alcançar as estrelas. Depois vá descendo devagar para encostar (ou tentar) as mãos nos seus pés. Tente abraçar as suas pernas assim lá em baixo. Deixe o sangue fluir.

Circule o quadril, alongue os braços, dobre os joelhos, circule o pescoço e chacoalhe tudo no final.

5 – Veja vídeos bobos

Desligue sua cabeça com qualquer bobeira. Pode ser com vídeo de bebês dando risada, cachorros engraçados, gatos, pessoas caindo tipo vídeo cassetadas. Mas assista alguns, é bom para distrair e esquecer um pouco de tudo.

6 – Rabisque seu caderninho

A agenda, o planner, o caderninho, uma folha, qualquer coisa. Faça rabiscos aleatórios, escreva palavras, desabafe, desenhe. Em um certo momento você perceber que desligou e isso será o suficiente, como se resetasse mesmo.

7 – Dê uma volta

Vá até a padaria tomar um café, dê uma volta na quadra. Invente algo para levantar do lugar e andar um pouco. Deixar o sangue circular, o corpo relaxar e a cabeça esvaziar. Mas saia do seu lugar um pouco, saia da frente dos livros, do computador, de onde você fica sempre. Mude o ar, o ambiente.

8 – Lave o rosto

Nem pense na água fria, só vá jogue no rosto. Dependendo do nível de stress, é válido até colocar a mão molhada na nuca e deixar tudo esfriar. Mas relaxe os músculos do rosto dessa forma. Tire as marcas de expressão.

9 – Abrace alguém

Há pouca coisa nessa vida que não se resolve com um abraço bem dado. Então procure alguns braços que vão colocar todas as suas peças no lugar. Alguns braços tem até o poder de tirar algumas lágrimas e deixar a gente desmoronar, mas tudo para deixar melhor.

Então abrace bastante para deixar tudo de ruim de lado!

10 – Coma ou beba algo gostoso

Barriga triste é mente triste e tenho dito! Então beba um cafezinho quentinho, um chá delicioso, um suco, uma vitamina. Coma uma bolachinha, um bolo, um salgado, uma fruta. Qualquer coisa que seja gostosa para vocês e que encha sua boca de sabor e alegria.

Mas aproveite cada gole e mordida para curtir os sabores, perceba por onde ele passa na sua boca, as sensações, a temperatura, sinta os aromas. Coloque todos os seus sentido focados no que está em suas mãos no momento.

Viram, 10 passos simples e que pelo menos um você poderá fazer no momento de necessidade. Nem que você precise interromper a reunião dizendo que precisa ir ao banheiro e acalmar por lá. Mas faça pelo menos um e deixe seu corpo voltar para um estado melhor!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.

  • Oi, Mari!

    Amei as suas dicas! O exercício de respiração é excelente para quem quer relaxar um pouco e rapidamente. Sair um pouco e comer alguma coisa que gosta também é muito bom!

    Parabéns pelo texto!

    Beijinhos

    http://www.brisadatarde.com

    • indicefeminino

      Oi Fer!
      Obrigada :)
      Sem dúvida, o exercício de respiração é o mais simples e eu acho que o mais eficaz!
      Beijo