10 Pequenos prazeres da vida

Sou super pé no chão, com a vida aprendi a não ficar muito esperando por gestos das pessoas e por momentos incríveis. Com isso aprendi a dar valor para pequenas coisas, aquelas que estão na nossa rotina e fazem tudo bonito, confortável, amável, colorido e nos faz sorrir.

Sim, esse é um post feliz, pra cima e se quiser usar o clichê: alto astral. Mas é um post para nos fazer a reparar mais nas coisas boas, aquelas pequeninhas, como andar a pé e reparar na vizinha cuidando do seu jardim, no cachorro brincando pelo quintal, nas crianças correndo pela pracinha, no casal de idosos fazendo sua atividade física juntos.

Então vem comigo, ver as pequenas coisas que são grandes para mim:

giphy (10)

1 – Roupa de cama limpa

Ô sensação boa de tomar um banho, colocar um pijama limpo e deitar no lençol com cheirinho de amaciante. Sério, dê valor a cama e ter aonde dormir, mas dê valor ao lençol macio, fofinho e cheiroso.

Talvez seja algo que damos mais valor quando adultos, que trocamos a cama sozinhos, lavamos o lençol, acompanhamos enquanto seca e depois o ciclo se renova. Mas crianças, sorriam também ao deitar na sua cama confortavelmente trocada.

É tipo um premio da semana, um bônus de felicidade, um abraço dado por sua cama.

giphy (9)

2 – Aquele primeiro gole de água com sede

Sei que nem todo mundo gosta de água, mas aquela hora que deu uma sede absurda, depois da atividade física, ou de andar pela rua, na correria e de baixo de sol quente, beber aquele primeiro gole, que geralmente dura meio copo (ou garrafinha) de água é uma sensação incrível de alívio, de prazer, de felicidade.

E mais uma vez, ser feliz além do alivio, mas de ter água boa, potável para beber!

3 – Toque da primeira onda do mar nos pés

Não sou fã de areia, mas a praia tem seu valor, a brisa que bate no rosto e o o poder da água do mar de lavar a alva, levar energia ruim. Mas aquele primeiro toque, aquele gelado mesmo que você não está preparada, aquela onda fininha que chega rastejando pela areia. E depois a segunda onda e as seguintes. O toque da onda do mar é rejuvenescedor, é sensacional.

giphy (7)

4 – Comida da casa da vó

Minha falecida avó fazia aquelas comidas de vó que ninguém conseguiu fazer até hoje, na minha memória tenho sopa/creme de fubá (ela ainda colocava ovo) e o pão de mandioca. Mas ninguém acerta, então vai ficar só na memória mesmo. E minha amada vó tem aquelas comidas caseiras que me inspiram a fazer as minhas, arroz, feijão, carne de panela, panqueca, lasanha, bife a milanesa, essas comidas simples, mas que são um abraço no estômago.

E se sua avó não cozinha tão bem, mas te recebe com a mesa posta com café, tem outro sabor também, é diferente de comprar tudo aquilo e comer em casa. Mesmo comprado elas sabem colocar amor sabe?

5 – A música favorita começar a tocar no rádio

Você pode ter no cd ou no celular aquela música, mas não é tão legal como quando toca no rádio e tem tantas outras pessoas ouvindo com você em vários cantos da cidade. Aí é hora de aumentar o volume e cantar sem vergonha de ser feliz e do vizinho do carro do lado olhar.

Se você já está para estacionar, vale a pena ficar mais um minuto curtindo dentro do carro até a música acabar.

giphy (8)

6 – Achar um dinheiro esquecido

Essa todo mundo conhece. Aquele bolso perdido da bolsa, o casaco de inverno, a bolsa de festa, o bolso do shorts. Pegar para arrumar, para usar outra vez e encontrar aquele dinheiro esquecido é sensacional, e não importa se é 1 ou 50 reais.

7 – Cheirinho de chuva no fim do dia

Não tô falando daquele temporal que faz todo mundo sair correndo na saída do trabalho. Mas aquele cheirinho de terra molhada que chega quando já começou a chover em algum outro lugar. As vezes é só a garoa de uma nuvem a quilometros de distância, mas o vento traz aquele cheiro e quem se dá o prazer de reparar, fecha os olhos e sorri.

8 – Dormir com barulho de chuva

Mais uma vez, aquela chuvinha, aquele pinga pinga da calha. Aquele som que relaxa e faz as plantinhas lá fora ficarem bem feliz e saudáveis. E nós, felizes dentro de casa, secos e seguros, tudo desligado e apagado pra curtir o som da chuva e o escurinho do quarto. 

giphy (11)

9 – Elogios das pessoas

Primeiro de tudo, quando alguém te elogia, você agradece ou arranja uma desculpa? Por exemplo: nossa, que lindo seu cabelo! – meu cabelo? nossa, tá um horror, sem corte, cheio de ponta dupla… Se sim, para tudo! Agradeça! Se você não tá feliz com teu cabelo ou o que quer que seja, não precisa ficar reclamando e expondo. Você recebeu um elogio, sorria e agradeca.

E pronto, receber elogio é uma delicia! Faz nosso dia melhor sempre! Que trabalho lindo que você fez; que linda sua roupa; que linda sua casa; que sorriso lindo; que comida deliciosa; e por aí vai.

E como nos faz feliz, elogio os outros também okey?

10 – Recepção do seu cãozinho (ou bom dia)

Se você nunca teve um bicho de estimação não vai entender, mas é uma delicia ser acordado pelo seu gatinho ou cãozinho ou chegar em casa depois de um dia terrível e ter uma recepção calorosa que só eles sabem dar.

Essa foi a minha lista. Qual a sua? O que te faz sorrir? O que é comum, mas você dá valor?

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.