12 Dicas para aliviar e acalmar nessa semana

Depois desse domingo de eleições e da previsão de futuro, muita gente está triste, tensa, perdida. E eu estou junto! Só vejo ódio, discussões, discursos perdidos e piadas grosseiras. E muito disso de pessoas que admirava, familiares que participaram de minha formação. E como não podemos ver no que vai dar, o que será dos próximos anos, vamos cuidar do agora. Vamos acalmar o coração e a mente com passos simples.

1 – Tire 5 minutos para meditar todos os dias

A melhor forma para estar presente e ser presente é meditar. Então vamos parar 5 minutinhos todos os dias para focar nisso, desligar um pouco e colocar tudo no lugar.

2 – Tire 15 minutos para cuidar de si todos os dias

Pela manhã ou antes de dormir, cuide de si. Passe hidratante, acenda uma vela, cuide do rosto, do cabelo, faça uma auto massagem, alguns exercícios de alongamento. Sem celular perto, sem TV ligada, só você.

3 – Faça pausa para  café

Mas é para pausar mesmo, não para engolir um café rodando o facebook. É aproveitar o momento, sentir os aromas, respirar mais fundo, diminuir os batimentos cardíacos no meio da correria.

via GIPHY

4 – Convide alguém para um bate papo

Encontre pessoas queridas para falar da vida, de sonhos, trabalho, medos, frustrações. Falar faz bem, principalmente alguém que vai te ouvir, te entender, e que vai ser ouvido e compreendido também.

5 – Coloque uma playlist e dance de olhos fechados

Uma boa música pode melhorar muito. Coloque uma playlist que seja boa para o seu momento, se é um som leve e melancólico ou mais pesado para extravasar. Dance, elimine a energia negativa presa aí dentro.

via GIPHY

6 – Separe itens para doar a quem precisa

Pare para limpar estantes, armários e gavetas. Desapegue de muito do que não usa e que alguém fará melhor uso. Fazer o bem ao próximo é maravilhoso.

7 – Prepare uma comida gostosa para a vizinha, o porteiro…

Tire um tempinho, prepare um bolo simples, um pãozinho caseiro, umas bolachinhas. Não importa a receita, mas pegue aquela gostosinha e dê algumas fatias para pessoas próximas que passam por você todos os dias. Se é sua vizinha idosa, seu porteiro, o zelador, o gari da sua rua, não importa, mas alegre o dia de alguém!

8 – Cuide da sua casa

Não tem lugar mais importante que nosso lar. Então cuide dele, tire tempo para limpar lugares esquecidos, arrumar armários, limpar vidros, fazer reparos onde for necessário. Cuida da casa como cuida de você!

9 – Repare os jardins por onde passa

Ande pelas ruas olhando melhor o seu caminho. Repare nas sacadas e varandas, nos canteiros e vasos de janela. Veja como as pessoas cuidam e dão amor para as plantinhas, como elas crescem e colorem. Deve fazer seus olhos brilharem!

10 – Desligue os eletrônicos e leia

Desligue a televisão por algum tempo, feche o facebook e o whatsapp, pegue um livro e leia. Pode ser algo bobo, pode ser poesia, pode ser um romance ou um suspense, não importa, mas se conecte com o mundo de outra forma. Saia da bolha virtual!

11 – Faça trabalhos manuais

Dedique tempo cuidando das plantas da sua casa, mexendo com papel, com tecidos, com fios, com velas, com eletrônicos, não importa qual é seu hobbie e seu trabalho manual, mas faça ele! Desligue a TV, ligue uma música e pare para exercitar mãos e mente nesses momentos.

12 – Brinque com crianças

Como diz a música do Milton Nascimento com o Tiago Iorc: “Nada mais belo que olhar de criança no sol da manhã”. E não é só no sol da manhã, é o olhar para as pequenas coisas, para as primeiras descobertas, como elas dançam no meio do mercado sem se importar, exploram o novo com tanto brilho. Isso trás um pouquinho de esperança para o nosso coração. É tentar ver o futuro no olhar delas e voltar um pouquinho para o nosso passado, a inocência.

E se você está como eu, com essa sensação ruim, uma tristeza, se sentindo perdida. Estamos juntas! Vamos continuar juntas, mas lutando por tudo aquilo que acreditamos, e sobretudo com muito amor!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.