12 Passos para Cuidado Pessoal

Cuidar de nós mesmos muitas vezes parece impossível, e a verdade é que o cuidado pessoal diário é tão necessário quanto respirar e se alimentar. Precisamos prestar atenção no que fazemos por nós mesmo, assim como precisamos prestar atenção na quantidade de água que ingerimos, nos nutrientes e alimentos que colocamos dentro do nosso corpo. É amor pelo corpo e pela alma, coisas que só nós podemos fazer por nós, sabe?

Então hoje montei uma lista simples, mas perfeita para ter na frente e lembrar dela diariamente!

1- Se parece estranho ou desconfortável, não faça

Muita coisa nessa vida topamos fazer só pra ir no fluxo. Compromissos, relacionamentos, atividades, trabalhos, mas que sabemos que não é o que queremos, que não fazem bem, que não correspondem com nada. Então é preciso lembrar sim de não fazer o que não faz sentido, não faz bem, não encaixa.  

2- Diga exatamente o que quer dizer

Precisamos aprender a não ficar dando voltas, colocar alguma desculpas que não significam nada e esconder o que realmente precisamos dizer. Vamos ser mais sinceros, vamos dizer a verdade e o que precisa realmente ser dito. Quando falamos o que é preciso, o que realmente queremos, estamos dizendo a nossa verdade, buscando relações mais verdadeiras consigo e com os outros.

3- Não seja uma pessoa que quer agradar ou outros

Não tem nada pior que viver para agradar os outros o tempo todo. É uma necessidade constante de ser amada pelo próximo com o que você faz por ela. E não por ser quem você realmente é, como deve ser. Não precisa buscar amor e aprovação de ninguém nesse mundo, só de si!

4- Confie nos seus instintos, no seu coração

Confie no que sente o tempo todo, dessa forma voltamos ao item 1, não fazer o que parece errado e desconfortável, porque dentro de nós algo sempre diz o que não devemos fazer. Confie nessa voz, nessa pequena luz que tá tudo certo. Saberemos quando arriscar, quando apostar todas as fichas, quando afastar, quando aquietar, quando falar.

5- Pare para olhar em volta

Aprecie a vista, pare para dar um passo atrás e mudar a perspectiva. Pare para olhar sempre! Seja pare dar um próximo passo ou para respirar um pouco.

6- Nunca fale mal de si

O mundo já está cheio de gente criticando, julgando, fofocando sem nem saber. Não seja essa pessoa, principalmente sobre si. Busque o melhor em você sempre, até mesmo quando for para falar para alguém.

7- Nunca desista dos seus sonhos

Seus sonhos serão sempre seus, só você pode fazer algo por eles, então não desista. No meio do caminho terão muitas pessoas que não vão apoiar, que vão te puxar para baixo, vão sentir inveja, vão te diminuir ou fazer parecer que seus sonhos são loucos. Mas são seus sonhos e não delas, então foca nele e segue em frente!

8 – Vista-se para você

Sempre que abrir o armário ou começar a se arrumar, faça isso por você, para se sentir bem, não para buscar elogios de ninguém. Se quer colocar um salto e passar um batom escuro ou colocar uma calça de moletom super confortável e um cabelo preso, é pra você, pelo seu corpo, seu bem estar, amor próprio, auto confiança!

9- Não tenha medo de dizer não

Um dos grandes problemas do ser humano é não saber dizer não. Aceitar o que parece errado, querer agradar aos outros, não avaliar consequências e por aí vai. Mas para o nosso próprio bem, precisamos saber dizer não quando é necessário sim!

10- Não tenha medo de dizer sim

Na contramão, precisamos saber dizer sim. Encarar desafios, sair da zona de conforto, testar coisas novas. Um caminho maravilhoso pode aparecer quando aprendemos a dizer sim!

11- Seja gentil consigo

Não se cobrar tanto, auto sabotar, punir, julgar, seja gentil com seu processo, seu crescimento, suas mudanças, seu caminho, sua cabeça e seu coração. Seja gentil como é quando alguém que ama está passando por um momento difícil. Saiba ouvir a si mesmo, dar tempo ao tempo, dar carinho e amor!

12- Livre-se do que você não pode controlar

A famosa ansiedade. Se não pode controlar, não devemos ficar remoendo. Não importa se é um fator externo ou uma pessoa. Deixe ir, desapegue, deixe ser! Nada de ficar remoendo e sofrendo sozinha.

13- Fique longe de drama e negatividade

Todos nós temos em nossa rotina pessoas que acercam trazendo drama e negatividade, chegam perto para contar fofoca, reclamar da vida, sabotar, sugar nossa energia. Aprenda a se afastar dessas pessoas, dê uma boa distância para você respirar e viver melhor.

14- Conte sua história

Não esconda sua vida, não faça piada com ela, não conte pela metade até onde parece bonito. Conte para saberem de você, conte para mostrar o que passou e como está aqui, conte porque o outro pode se sentir sozinho com sua própria história. Seja sincera consigo e com o mundo! Você vai aprender muito mais sobre si e o outros também!

15- Ame

Ame muito, ame mais. Ame as pessoas com quem divide seu dia, ame a comida que está diante de você, ame o que tem, o teto sobre a cabeça, a cama, o banho. Ame o caminho que percorre e saiba apreciar tudo um pouquinho. Encha esse coração de amor que o resto fica bem mais fácil!

E pronto, tá aqui minha lista. Salve ela pra você, acrescente o que mais achar necessário, compartilhe com quem você ama e vamos cuidar de nós mesmos, vamos ser mais felizes nesse corpinho maravilhoso, amar mais e ficar mais leves!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.