15 coisas que não contaram sobre cuidar da casa

Ir morar sozinho, se casar, dividir apartamento. Em qualquer um dos casos, você passar a ser dono do seu teto, da sua roupa e do seu banheiro, mas mais importante que isso, é responsável pela higiene e manutenção da casa. E coisas absurdas que você nunca soube que acontecia quando tinha pai e mãe ou diarista fazendo vão surgir e ninguém deu um guia ou um mapa de possibilidades, melhor ainda, não vai aparecer pronto minutos depois. Você vai ter que encarar a situação de frente e aprender que a casa é tua e é você quem deve tomar a frente.

giphy (10)

1. Limpar o fogão

Toda criança lembra da mãe falando que não vai fazer bife ou outra fritura porque o fogão está recém limpo. Sim, você passa a entender as mães.

A verdade é que se você derramou algo no fogão, o melhor é limpar em seguida, caso contrário, se deixar para depois, vai acabar secando e começar a torrar com o calor e vai ser ainda pior de remover.

giphy (6)

3. Limpar a geladeira

Ah, as geladeiras, aquele cheiro terrível, você faz a limpa e joga tudo que já teve de passado e estragado, mas o cheiro permanece. E não adianta seguir a velha dica de ter um horrível pedaço de carvão lá dentro, tem que limpar MESMO! Remover prateleira por prateleira, pequenos e grandes compartimentos, lavar com água e sabão, enxaguar bem e secar bem para poder voltar para dentro da geladeira. E isso é mais necessário do que parece, você vai ver que nas curvas das prateleiras escorrem líquidos sabe-se lá de onde, grãos, poeira, folhas e cascas de verduras. Tem de tudo, e é nojento.

giphy (7)

4. Lavar a pia

Aonde passa tanta água e sabão é preciso lavar. Parece ridículo. Mas com a umidade os cantinhos em volta da cuba da pia junta um limo nojento e que fede MUITO. E com a sujeira e gordura da louça a pia vai ficando esbranquiçada e nojenta. Então quase todos os dias, no fim da louça, é preciso passar a esponja por ali e dar uma lavadinha.

E a do banheiro que fica cheio de mancha da pasta de dente? As vezes é necessário também pegar um paninho e passar por ali para deixar tudo bonito e limpo.

giphy (8)

5. Lavar o boxe

Ah o boxe do banheiro, amigo de confidências e lágrimas, jurado das melhores músicas do momento e agenda para programar as tarefas e compromissos. Sim, fica sujo por lá, os azulejos da parede forma limo com o tempo, passe a mão para sentir, parece que foi passado óleo na parede (eca!) e o mesmo acontece com o azulejo do piso, também começa a ficar nojento de pensar em usar.

Sem falar nas portas do boxe, perfeita para desenhar e deixar recados, fazer marcas de beijos e bundas (sei lá né), bom é tanto sabão que escorre, espuma do shampoo que voa e gordura do corpo que o vidro começa a ficar turvo e formar uma camada grossa de nojeira.

giphy

6. Lavar a máquina de lavar

Ah, quem diria que quem recebe nossa roupa suja e devolve limpa também se suja? Pois é. Sobras de sabão, amaciante e afins, junto com fiapos de roupa, poeira do ar, bom, imagine uma gosma nojenta. Então as vezes é necessário gastar um tempo limpando em volta, os espaços e compartimentos e colocando um ciclo de lavagem com um pouco de vinagre para limpar a coitada da máquina.

giphy (9)

7. Limpou? Já vai sujar

Ah sim, você tira um dia ou algumas horas para fazer uma bela de uma limpeza, arrasta até os móveis porque está inspirada. No dia seguinte você vai ver fiapos de roupa, poeira que já entrou e bolos de cabelo como se você estivesse ficando careca e mais umas 5 pessoas junto com você. O ciclo é esse, você limpa para sujar em pouco tempo.

Sem falar na cozinha! A mesa é suja em cada vez que usa, o fogão, a bancada e a louça parece sempre infinita.

giphy (4)

8. Manchas de roupa

Crescemos com a roupa sempre com cara de nova, a mancha de tinta some, a de molho nunca existiu. E então depois de grande, precisamos saber como remover cada mancha e saber que quando for limpar o banheiro ou usar água sanitária, o melhor é pegar uma roupa velha para esses casos, porque uma gota sempre vai parar e um lugar bem chamativo da sua camiseta ou moletom favorito.

giphy (11)

9. Arrumar armários com frequência

Você volta do mercado, organiza tudo naquele espacinho do armário, separa por categorias e utilidade, coloca em pote o que vai para pote e pronto, tudo em seu lugar. Em uma semana o macarrão está com os potes de óleo, os chás misturados com os enlatados e os itens de café da manhã estão perdidos por toda parte.

Isso é claro, é mais fácil de acontecer quando se divide uma casa, e quando um é organizado e os outros mal acostumados. Porque sempre o organizado e criterioso vai voltar lá e voltar tudo para o lugar devido e reorganizar tudinho, então o resto nem se preocupa em se atentar aos detalhes de locais devidos para cada item.

Sem falar nas louças, copos. Você arrumar e logo vai ter que parar para organizar da sua maneira novamente, potes com suas tamás corretas, as panelas que tanto organizou estão todas empilhadas sem tampa, uma em cima da outra e você já nem sabe como conseguiram empurrar tanto no armário.

giphy (12)

10. Lixos enchem muito rápido

Sim, tempos que aprender a consumir menos e reduzir ao máximo o lixo, mas parece impossível. O lixo de orgânicos da pia enche em uma velocidade impressionante, e logo você vai ter que fechar e levar porque o mal cheiro começa a infestar a casa. O mesmo para o banheiro, chega uma hora que não tem como escapar, mesmo parecendo que foi ontem que ele foi removido.

giphy (13)

11. Lâmpadas e tomadas precisam ser trocadas

As luzes vão enfraquecendo e logo chegam ao fim da vida, as tomadas arrebentam com ogros, novos produtos com novos modelos de tomada são adquiridos ou uma super promoção faz você comprar um lustre lindo novo. Então o google vira amigo para aprender a trocar, ou você vai ter que saber comprar o que precisa pra pedir pra alguém trocar.

giphy (14)

12. As meias jamais serão brancas novamente

A não ser que você encare o tanque e esfregue cada uma para tirar a sujeira preta que se formou porque você andou descalço pela casa e achou incrível como parece que está andando de patins no gelo no piso mais liso da portaria quando foi buscar a pizza.

Falei que ia lembrar e entender melhor quando a mãe brigava pra não andar descalço?

giphy (3)

13. Tem roupas que precisam de ferro de passar

Sei que muita gente não liga para roupas passadas e se esforça para tirar do varal e dobrar bem pra ter uma aparência melhor na hora de usar. Mas não adianta, alguns itens, como camisas, calças sociais e alguns vestidos, vai ter que armar o circo, ou melhor, a mesa de passar e aprender a lidar com o tão odiado ferro de passar.

14. Sapatos ficam sujos

Tênis precisam ser lavados, sapatos de pouco uso precisam de pano porque a umidade deixa eles embolorados, e bom, se deixar eles ao lado do tanque, dificilmente vai voltar magicamente limpo para seu armário. Você vai ter que tirar um tempo para cuidar deles.

15. Não importa o tamanho da casa, o armário fica pequeno

E não tô falando só de roupa não, pastas de contas, de documentos, caixas de eletrônicos que guardamos como garantia, manuais, ferramentas, caixas de recordações, brinquedos, bolsas, acessórios, lenços, calçados do dia a dia, de festa, de cada estação, tolhas, roupas de cama e de cozinha.

Em algum momento você acaba usando o armário de toalhas de banho para colocar as de mesa e os panos de prato porque aparecem novos e não cabem mais na gaveta. O quarto extra guarda as tralhas e as roupas de festa e de frio, mas quando você vê, teu armário comum tá cheio de casacos e  o outro tá cheio de sei lá o que.

E aquele papel que você sabe que guardou, deve estar no fundo do maleiro com todas porcarias que você guardou porque quem sabe né? Vai que um dia precisa.

Pensar em tudo isso nos faz ver como crescemos e passamos a entender tão bem os adultos e sentir até vergonha por ter sido tão ruim na infância. Mas dá um pouco de raiva de não ter percebido a tempo de perguntar como faz, qual a frequencia e pedir o manual de instrução porque as primeiras vezes é uma surpresa inesperada.

Imagens Giphy.com

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.