16 Coisas para fazer em 2017

A maioria das pessoas começa o ano preparando aquela listinha de metas, sonhos, desejos. E são geralmente sonhos grandes, itens exatos e precisos. E é claro que essa lista super importante, é algo que nos move, nos faz correr atrás de sonhos, cumprir cada item ao longo do ano para então ter aquela sensação de dever cumprido quando dezembro chegar novamente.

Mas a vida não é só feita em cima dessa lista, então, montei uma lista geral, de coisas simples e maravilhosas para fazer ao longo do ano.

1 Limpeza e desapego

Tire um dia ou mais, mas para limpar a casa. Esvaziar gavetas entulhadas, doar roupas paradas, tirar meias furadas e sem elástico da gaveta, limpar os armários embolorados que esquecemos, limpar a gaveta de cremes e remédios vencidos.

Isso vai purificar a casa de uma forma incrível! Então separe um sábado, coloque uma música e vá por espaços, pegue uma cômoda um dia, se continuar animada vá para o armário. Faça um quarto todo e outro dia a cozinha. Mas faça! Vá arrumando e limpando, tire a poeira, o bolor, a energia ruim.

2 Eventos Culturais

Ficamos sempre esperando os grandes shows na cidade, mas não vamos aproveitar a cultura local. E ela está por toda parte. Seja música clássica, banda de garagem, cantor solo, jazz, teatro, festivais. Tem sempre alguma coisa rolando e não sabemos porque olhamos sempre para o que sai em destaque nos portais.

Então vamos olhar mais para o outro lado da cultura, da música. Ir pelo menos uma vez para saber se gosta, para descobrir que ama e levar mais gente.

3 Cuidar da imagem

Não me venha com papinho de que não liga para sua imagem. É muito bom se sentir bem na própria pele. Então vamos se cuidar esse ano, ter poucas, mas boas peças de roupa no armário, aquelas bem feitas e que caem super bem no corpo. Vamos gastar sabiamente com um bom corte de cabelo. Hidratar a pele, cuidar dos dentes, das unhas.

Cuidar da imagem não é estar bonito para ninguém além de você, é se olhar para o espelho e se sentir poderosa, forte e pronta para o dia, a festa, a batalha. Então sempre dedique um tempo para você, todos os dias!

4 Aprender algo novo

Não podemos parar nunca na vida. Então vamos aprender algo novo, seja um novo idioma, algo para o trabalho, um novo hobbie, uma nova atividade física. Mas vamos exercitar o corpo e o cérebro com informações novas, uma atividade na agenda que dê frio na barriga, um desconhecido.

5 Viajar para um lugar novo

Não precisa fazer uma poupança gorda para uma viagem grande e cara. Guarde um dinheirinho para conhecer a cidade vizinha, uma nova pousada, um resort, uma cachoeira. Faça várias viagens e passeios ao longo do ano, mas sempre para lugares novos!

6 Ter um objetivo alcançável

Tenha um objetivo e corra atrás dele diariamente, aquele objetivo que só depende de você, seu esforço. Foque, foque muito! Só depende de você e a vitória será totalmente sua quando chegar lá.

7 Aprender receitas novas sempre

Se você ainda não sabe cozinhar, vá aos poucos, aprenda receitas simples. Se você já sabe um pouco, vá aperfeiçoando. Mas preparar nossa própria comida é um dos maiores prazeres. Saber os temperos, aromas, sabores, ingredientes, tudo que está lá naquele prato final.

Crie o hábito de preparar algo novo sempre, pode ser uma omelete reinventada, com novos ingredientes, pode ser uma torta de liquidificador e pode ser ainda um bife wellington, mas cozinhe para si, para amigos, para quem você ama.

8 Sair com amigos

Marque com amigos programas diferentes, até mesmo para as viagens do item 5. Jantares, faça um prato novo que deu certo, degustação de vinhos, piquenique, noite de jogos. Mas marque sempre encontros com amigos próximos.

9 Mudar um cômodo da casa

Mudar faz tão bem! E chegam momentos que entramos em casa e cansamos da parede branca, dos quadros na parede, da cara do sofá, da disposição dos móveis, das almofadas na cama. Mas é claro que geralmente não temos dinheiro para fazer uma mudança significativa ou comprar algo grande. Mas tem como mudar um pouquinho gastando pouco o quase nada.

Nesse post eu mostrei como mudei uma parede do meu quarto sem gastar nada, só com o que tinha em casa. Mas dá para gastar pouco com uma lata de tinta, um rolo de papel contact, moldura novas, imprimir alguns posters e fotografias, fazer almofadas em casa, repaginar a capa das almofadas que tem aí.

Então mude, vire os móveis de lugar, troque as imagens das molduras que tem na parede, dobre o edredon da cama diferente, troque os tapetes de lugar.

10 Criar uma rotina

Tenha uma rotina simples do seu dia a dia, principalmente uma pela manhã e uma para dormir. Comece bem o seu dia, do jeito que gosta, seja tomando um bom café da manhã, se exercitando ou tendo tempo para um banho. O mesmo para aquela hora tranquila da noite antes de dormir, cuidar da pele, dos dentes, tomar um chá, ler um livro, ver uma série ou jogar um jogo. Tenha um tempo para relaxar e fazer algo que gosta.

11 Sair da rotina

Sim, sair da rotina também é ótimo, então tenha dias para começar diferente, um café em uma padaria com um amigo que vê pouco, um exercício em um parque da cidade, uma hora de massagem relaxante, um alongamento na praça perto de casa. E tenha noites diferentes também, fique no sofá até dar sono, faça exercício a noite para deitar mais cansada, marque compromisso. Mas saia da rotina de vez em quando, é bom para você, melhor ainda para seu cérebro.

12 Conhecer novos bares e restaurantes

Sempre que vamos sair ficamos no “não sei onde ir”, por aqui isso é muito comum. E então comemos no mesmo lugar e na volta para casa passamos por vários lugares novos que já havíamos apontado “devíamos vir conhecer esse lugar”.

Então se por aí é assim também, faça lista de lugares novos que quer ir, cafés, restaurantes, lanchonetes, bares, qualquer um. Tenha várias opções para conhecer sempre que não souber onde ir.

13 Manter um diário

Não é aquela antiga versão da adolescência não, se quiser pode ser. Mas anote sobre o seu dia, o que fez de igual, o que fez de diferente, o que surpreende, o que foi difícil. E então ao final de cada mês e até do ano, poderá ver as coisas bobas que doeram na hora e você nem lembra mais, os aprendizados, as coisas boas que aconteceram, o que aprendeu o que precisa repetir.

14 Fazer uma surpresa para alguém

Surpreenda quem você ama. Pode ser com sua presença inesperada, com um café da manhã especial, um jantar especial, um cartão, uma carta, um presente. Mas é tão bom surpreender quem nos faz bem sem motivo especial, sem esperar aniversários ou datas comemorativas.

15 Ter um dia de preguiça

Separe alguns dias para não fazer nada, não ter que ir na casa de ninguém, almoçar ou jantar com ninguém, nem mesmo tirar o pijama. Tenha dias só seus, de comer na cama ou no sofá, pedir delivery e relaxar, assistir filmes e séries sem precisar pausar. Esses dias são uma delícia e descansam o corpo e a cabeça. Desliga o mundo lá fora e relaxa dentro de casa!

16 Ler mais livros

Leia mais, o quanto puder! Tenha uma pilha de livros, tenha uma meta. Troque livro com amigos, peça indicações, rode a livraria e compre mais livros, vá ao sebo da cidade de compre usados, troque. Mas reserve mais tempo para ler, 15 minutos depois do almoço, depois de jantar, enquanto toma seu café. Crie o momento da leitura e não fuja desse compromisso!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.