5 Dicas para limpar a casa rápido

Para começar, quero dizer que, quando digo limpar a casa mais rápido, é aquela limpeza express, sem precisar arrastar muita coisa. Nada de faxina. É aquela de aparência que fazemos durante a semana. E para essa limpeza acontecer, bom, a casa precisa ser um pouco organizada. Ou seja, algumas roupas para guardar, um ou outro calçado fora do lugar e meio que só.

Quando mantemos uma casa mais organizada, cuidar fica bem mais fácil. Não usamos muito tempo da limpeza tentando colocar ordem para então tirar a poeira. E não é muito difícil não! Tenha um local certo para os calçados e se gosta de deixar para fora para arejar antes de guardar, tenha um local específico para isso, geralmente na área de serviço ou um cantinho no banheiro. Tenha um local definido para bolsa e mochila do dia a dia, nada de pendurar nas cadeiras ou sofá da sala. As roupas pesadas que usou, pendure em um cabideiro no quarto ao tirar, nada de jogar no sofá, na mesa ou qualquer outro lugar que só vai acumular com a peça do dia seguinte e do próximo. E bom, deu pra entender né. Solucione esses pequenos problemas de organização e o resto vai ficar fácil!

Agora vamos ao que interessa da limpeza rápida:

1 – Tire a poeira das superfícies primeiro

Então pra começar pegue seu espanador ou paninho com o produto que costuma passar e já limpe por cima de mesas e bancadas. Assim, se tiver sujeira ou poeira grande, já dá para ir deixando cair tudo no chão para depois ser varrido.

2 – Erga ou remova o que vai atrapalhar a limpeza do chão

Cama de cachorro, cadeiras, banquinhos, tapetinhos e afins, tire do ambiente que vai limpar. Coloque em cima de outros lugares ou coloque no próximo cômodo da casa. Mas lembre-se de bater os tapetinhos ou caminha do cachorro antes de tirar, assim na hora de voltar para o piso, já tem menos poeira e não vai sujar tudo de novo.

3 – Hora de tirar poeira e cabelo

Eu gosto de limpar primeiro com o rodo – sim, o bom e velho rodinho! Não gosto da vassoura porque sempre achei que ela só espalha a sujeira pra outro canto. E o rodinho, para azulejos, pisos lisos e até no tapete é perfeito! Ele vai juntando toda a poeira fina e mais grossa, junta todo o cabelo e vai formando uma grande bola. É incrível, juro!

Ou se preferir, use o aspirador de pó. Eu uso de vez em quando, mas odeio ficar limpando o filtro toda vez. Então prefiro passar o rodo e juntar tudo com a pá no final.

4 – Prepare o balde e o pano

Com a poeira removida com sucesso, é hora de deixar aquele cheirinho de limpeza e limpar e que não saiu junto com o resto. E é claro, tudo brilhando. Em um balde prepare a mistura que costuma limpar a casa. Eu sempre coloco a água e misturo uma tampa desses produtos para piso e limpeza em geral (o cheirosinho) e coloco também um pouco de desinfetante para matar as bactérias. E então vou fazendo todo o caminho da limpeza passando o pano e molhando no balde novamente quando necessário.

Nessa passada de pano sai ainda mais sujeira e as marcas de pé ou qualquer coisa que respingou no chão.

E muito importante, antes de passar o pano, abra as janelas para já ir secando. E lembre de não deixar ninguém pisar até estar tudo bem seco.

5 – Colocar tudo de volta no lugar

Depois que está tudo seco, volte colocando tudo em seu lugar. Os tapetinhos, cadeiras e enfeites. Tudo que você mexeu para limpar e passar pano.

Juro que vai tomar bem pouco do seu tempo, e dependendo do tamanho da sua casa ou cômodo que decidiu limpar, não vai tomar nem uma hora. Eu limpo meu banheiro, quarto, corredor e sala de casa nesse tempo!

Fazendo essas limpezas rápidas semanalmente ou a cada dez dias, fica mais fácil manter a casa limpa. E então é só tirar alguns dias para limpar melhor, arrastar os móveis grandes, limpar molduras e até os vidros das janelas.

E você, tem alguma dica ótima para facilitar e agilizar a limpeza da casa?

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.