6 Dicas para deixar a Casa Aconchegante

É muito comum entrarmos em ambientes que nos fazem sentir bem ou mesmo sentir o aconchego em uma foto. E aí desejamos ter uma casa mais aconchegante, com cara de se conforto, feita para relaxar e receber pessoas queridas né? E eu acredito que a casa deve ser esse espaço que nos faz sentir bem ao entrar, que nos faz respirar fundo e desligar da correria e ainda poder realizar atividades que nos dão prazer.

Casa tem que ser onde nos sentimos bem, com conforto, nos faz relaxar, sentar no chão para olhar para o teto ou brincar com as crianças, que nos dê prazer de limpar e colocar tudo no lugar por amor.

Mas se você não sabe como chegar nesse ponto desejado de aconchego, vem comigo que eu tenho algumas dicas!

1 – Luz Amarela

Sim, invista em lâmpadas amarelas! As de LED mesmo, tem indicação de cor na caixa, não precisa nem gastar um monte de dinheiro com as lâmpadas caras que aparecem pelo Instagram.

 

via GIPHY

A tradicional luz branca, deixa um ambiente super azulado e frio, com cara de consultório e hospital sabe? Nossa pele fica esquisita, e esfria muito ambiente, então se queremos aconchego, encontramos ele no calor do ambiente, mesmo que esteja vindo só da cor da luz escolhida.

2 – Luzes de apoio

Você vai se surpreender com elas. Um abajur, um fio de luzes, um tubo de luz em um local adequado. Escolha os pontos mais favoráveis para ela, lembrando que elas servem mais de apoio e ambientação. Perto do sofá, na cabeceira da cama, na estante com objetos decorativos, naquele canto que não recebe luz natural.

Hoje em dia estamos cheios de opções para essa luz de apoio, enquanto anos atrás era possível recorrer somente aos tradicionais abajures com cúpula geralmente de tecido combinando com algum outro da casa. Agora temos fios decorativos, letreiros, quadros, lâmpadas bonitas de filamento, e para todos os bolsos e estilos de ambiente. Sem falar na diversidade de tutoriais ensinando a fazer algum modelo legal.

 

via GIPHY

Gosto dessas luzes de apoio acesas para assistir TV, para começar a relaxar a noite e deixar o corpo se acostumar com as luzes mais baixas.

3 – Tecidos macios

Tecidos macios por toda parte. Procure um tapete macio e confortável, desses que faz você ter que escolher entre sentar no sofá ou no chão. E não precisa ser o tapete mais caro do mercado não, basta procurar que já temos opções mais baratas para ter esse conforto.

Se o sofá não tem um tecido tão confortável, invista em mantas decorativas, e no inverno, mantas para cobrir as pernas.

 

via GIPHY

Busque cortinas agradáveis para os olhos também, que tragam leveza, que deixem o olhar fluir por elas e não pesar e fechar o ambiente.

4 – Cores quentes

Nada de vermelho e laranja se você quer relaxar e acalmar né, tem muita informação por aí de teoria da cor e o que cada cor transmite na decoração. Mas os tons mais fechados de várias cores podem ajudar a deixar o ambiente escolhido mais aconchegante. Um laranja mais para o tijolo, um vermelho mais próximo do vinho, um azul escuro, cinza escuro, amarelo mais areia, marrom mais para o café.

 

via GIPHY

Então se for uma única parede ou todas, busque uma cor agradável para os olhos, que converse bem com o piso e a decoração escolhida. Definir uma paleta com antecedência é sempre a melhor opção, assim fica mais fácil definir cor da parede, tecidos, móveis e detalhes.

5 – Plantas

Além de serem ótimas para o ar da casa, elas dão vida. Bem clichê assim mesmo, mas a mais pura verdade. Elas iluminam de forma muito agradável o ambiente, penduradas, na mesa de centro, em versões variadas e que podem sobreviver bem na luz que irá receber e na sua rotina de cuidados.

 

via GIPHY

6 – Limpeza e organização

E por último na minha lista, os aromas e o visual ficam aos nossos cuidados. Não adianta ter uma casa decorada, com tecidos e cores agradáveis se ao chegar em casa tem roupas penduradas nas cadeiras da sala, calçados no caminho, bolsas abertas e em uso em cada cômodo, brinquedos e objetos perdidos por cima de tudo né! Crie uma rotina, crie hábitos positivos de colocar tudo no lugar ao chegar em casa, tirar os calçados em um único lugar, ter um ponto para a bolsa, carteira e chaves. Se você tem o costume de trocar a bolsa com frequência, tenha esse ponto de troca, assim vai ficar até mais fácil mudar de bolsa e não esquecer um item na bolsa do dia anterior. Tem animal de estimação ou criança que deixam os brinquedos soltos por aí? Tenha uma ou várias caixas de organização em pontos específicos da casa, assim, no final de cada dia, os brinquedos podem voltar para sua caixa.

Então, quando tudo está no lugar, a hora da limpeza fica bem mais fácil, tirar pó, varrer, passar aspirador e um pano com produto cheiroso é mais rápido e logo a casa fica com aquele cheirinho bom, de casa limpa. E quem sabe até usar um aromatizador, acender uma vela aromática, spray cheiroso, como quiser. Somos muito atraídos pelo olfato, e uma casa limpa e cheirosa vai dar ainda mais conforto!

 

via GIPHY

Usando algumas dessas dicas, você vai ver que delícia estar em casa, aproveitar o espaço, receber pessoas queridas, ou só colocar um filminho na TV pra relaxar no fim da noite!

  • Imagem de capa da sala de casa – Contei tudo sobre ela nesse post!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.