6 Dicas para usar Maquiagem

O post de hoje é um compilado de dicas para quem quer usar maquiagem mas vive falando:

  • Queria tanto usar essa cor de batom, mas acho que não fico bem
  • Meu olho é de tal jeito, não consigo usar maquiagem assim ou assado
  • Não tenho coordenação para passar maquiagem, por isso não uso
  • Morro de preguiça de me maquiar cedo
  • Nunca fico bem com maquiagem
  • Não sei passar nada em mim
  • Acho que todo mundo fica bem com maquiagem, menos eu
  • Queria tanto saber colocar (cilios, delineador, batom vermelho, glitter, etc) em mim
  • etc.

Já perdi a conta de quantas vezes ouvi esses comentários quando uso maquiagem. Muita gente fica realmente impressionada e não se enxerga ou não se valoriza sabe? Então, se você foi balançando a cabeça e confirmando os comentários ali de cima, vem comigo. Vamos falar sobre maquiagem, dicas e com isso você vai criar coragem. Combinado?

1 Conheça seu rosto

Cada rosto, pele, formato, pálpebra, sobrancelhas, cílios, boca, é diferente um do outro. Não veja a foto de uma bocona com um batom e queira ficar igual, porque afinal de contas, o formato da sua boca é diferente. Pouco ou muito espaço de pálpebra, sem côncavo ou pálpebra gordinha, maças do rosto marcadas ou rosto redondo, testa quadrada, redonda, pequena ou grande, nariz. Cada detalhe do seu rosto pede atenção especial. E para uma maquiagem ficar perfeita em você, é precisa saber o que seu rosto pede.

Então não adianta pegar um tutorial de contorno de rosto com alguém de formato completamente diferente do seu. Assim você vai acabar destacando partes que deveriam ser contornadas e vice e versa. Então estude seu rosto, veja a melhor forma de lidar com cada parte.

A mesma coisa para os olhos, aprenda a trabalhar com o formato da sua pálpebra e tudo ficará mais fácil!

2 Nunca desista e continue aprendendo

Não venha me dizer que uma vez fez um curso de auto maquiagem e foi o suficiente. Todos os dias o mercado apresenta novos produtos, nossa pele envelhece e requer novos cuidados. Então aprenda sempre. E se aprendeu uma vez e desistiu porque foi fazer uma vez e não gostou. Bom, você acha que é fácil assim? Mesmo profissionais tem dias ruins que não ficam satisfeitos com o resultado, esbarram e se sujam com a máscara, a mão escorrega e o delineador marca no lugar errado.

Se fez um curso de auto maquiagem em grupo, procure fazer um individual, assim a maquiadora vai orientar a melhor forma de trabalhar a maquiagem no seu tipo de pele, formato de rosto e tudo mais. Escreva todas as perguntas antes do curso, aproveite o tempo de aula para tirar todas as dúvidas.

giphy (5)

3 Treine sempre, treine muito

Todos nós temos aquela maquiagem coringa, que sabemos fazer quase de olhos fechados. Que usamos para praticamente tudo e variamos no máximo a cor do batom para não ter erro. E isso é ótimo! Mas arrisque-se de vez em quando, teste coisas novas, cores diferentes, combinações. Comece a se arrumar antes para tentar algo novo. Salve imagens de inspiração, assista videos.

Deu errado? Tire tudo e comece outra vez. Tá entendiada em casa? Vai brincar de maquiagem. Igual criança mesmo, coloca uma música e fica lá na frente do espelho testando. Mas vai prestando atenção ao que está fazendo, o que fez de certo e o que fez de errado.

4 Batom vermelho? Batom roxo? Batom azul?

Se você não está acostumada, teste em casa. Empreste da amiga e passe um dia que for ficar em casa por algum tempo. Sempre dou essa dica para quem quer usar, mas acha que não fica bem com alguma cor. Passa e fica andando pela casa, se olhe no espelho de vez em quando e vai se acostumando ou definindo que a cor não fica bem com sua pele.

Mas não tenha 100% de certeza que tal cor não é para você. Pode que ser que aquela específica que você testou tenha um fundo que briga com o tom da sua pele. Então teste várias tonalidades com fundos diferentes. Já reparou nas explicações de cor de batom? Esse é um rosa com fundo acinzentado ou roxo com um fundo esverdeado? É maios ou menos isso, pode ser que a cor secundária não batam com sua pele e por isso você não gostou. Então teste outro produto!

5 Tenha paciência

Ninguém nasce sabendo, é claro que alguns tem mais facilidade, assim como tudo nessa vida. Mas isso não quer dizer que quem não tem facilidade não possa fazer. Então tenha paciência ao aprender. Vá devagar, comece com o básico do básico e comemore cada pequena vitória, mas não se culpe ou penalize quando algo der errado ou não ficar satisfeita com o resultado.

Aceite que para você algumas atividades são mais difíceis e encare elas com atenção redobrada e muita dedicação – meio como era estudar para uma matéria que você não tinha facilidade, mas precisava passar de ano!

6 Hora de Maquiar

Se você sai cedo e não consegue se maquiar em casa, tente então chegar mais cedo no trabalho para fazer isso já acordada no espelho lá. Se o trajeto é longo e você vai de carona ou de ônibus, faça alguns retoques no caminho. Aproveite o sinaleiro fechado para passar os produtos. Ou então pratique o suficiente para fazer uma maquiagem super simples e básica para ficar com cara de saudável e faça ela em uma rápida ida ao banheiro.

Ninguém precisa estar super maquiada todos os dias, mas alguns itens fazem uma super diferença. E fazem diferença para quem está usando mesmo, auto estima, bem estar. Muitas vezes é só passar uma máscara, um batomzinho e um blush que dá uma elevada em tudo e tudo melhora. Então separe um tempinho para investir em você, por mais simples e rápido que seja.

E quando for sair e quiser algo mais elaborado, se programe, reserve tempo suficiente para se arrumar com calma, seguir o passo a passo e não pular nenhum item importante.

giphy (6)

Viram? Então chega de desculpa! Se você realmente quer se maquiar, mesmo que seja com poucos itens que tem em sua necessaire, você vai conseguir! Não adianta ficar empurrando um monte de desculpa na frente pra não fazer o que você quer. Quer usar batom colorido? Se joga! Quer usar delineador? Pratique várias técnicas e veja qual é melhor para você – tem até molde para encaixar nos olhos hoje em dia. Quer saber fazer um olho pretão para sair a noite? Treine, veja como fica melhor no seu olho, esfume, nunca tenha preguiça de esfumar.

Jamais coloque uma desculpa na frente do seu desejo! Antes de tentar, estudar e praticar! Combinado?

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.

  • Manu Toniazzo

    MUITO legal esse post!!! Dá até uma animada!

    • indicefeminino

      Eba <3