8 Dicas para uma melhor noite de sono

Existem dois tipos de pessoas nesse mundo: as que mal deitam e já estão dormindo e as que precisam de algum (ou muito) tempo para pegar no sono. Mas nos dois casos é preciso se preparar para essa noite de sono, para deixar o corpo e a mente relaxar e descansar. Caso contrário pode ser uma noite dormindo de mal jeito, desconfortável ou com poucas horas de sono.

Então hoje separei algumas dicas para ajudar todo mundo!

1 – Alimentação leve

Não é só uma questão de dieta comer leve a noite não, mas de digestão. Então temos dois caminhos aqui: jantar algumas horas antes de dormir e deixar o corpo digerir tranquilo e acordado ou comer bem mais leve aquela refeição noturna ou a famosa ceia.

giphy-1

Se você tem o hábito de jantar cedo e sente fome a noite pouco antes de dormir, prepare pequenos lanches – chá, leite, oleaginosas, bolachinha integral. É quase hora de dormir, então não é o momento de agitar seu corpo preparando comida nem digerindo tudo depois. E nada de pesar seu corpo com uma avalanche de gordura também, então passe longe da barra de chocolate, das bolachas e biscoitos.

E se por um acaso acontecer de você jantar tarde porque teve um evento, chegou tarde em casa, enfim, se não teve janta mais cedo, não abuse, coma menos. E se sentir pesada no caminho para o quarto, prepare uma xícara de chá, o mais indicado para digestão é o de hortelã. E nada de sair da cozinha e ir direto para a cama, dê um tempo para seu corpo, mesmo que esteja com muito sono. Tome um banho, dedique algum tempo cuidando de sua pele, seu corpo, molhe suas plantas, brinque com seu cachorro ou gato, assista um episódio de alguma série.

2 – Corte a cafeína horas antes

Ouço muita gente dizer “ah, mas cafeína nem faz efeito em mim” e é 8 da noite e tá mandando ver no café, no refrigerante, no chá preto ou verde, no energético. Bom, você pode até acreditar que não faz efeito, que você dorme de qualquer jeito, mesmo depois de duas latas de energético ou o que tem costume de beber a noite. Mas a verdade é que seu corpo recebe toda essa dose de cafeína e continua ligadão, ele não descansa.

Então a partir do final do dia, corte esse item das refeições, opte por outras bebidas que gosta, mas que não possuem cafeína em sua composição!

3 – Prepare as luzes

Conforme a noite vai caindo, vá diminuindo as luzes da casa. Mesmo que você ainda vá jogar algo, ler, assistir TV. Tenha abajur de apoio, luzes pontuais. E então vá apagando as luzes mais fortes e fazendo seu cérebro entender que o momento de dormir está chegando.

4 – Tenha atividades relaxantes

Se você tem dificuldade de dormir, insônia ou qualquer outro problema, tenha, sem medo de ser feliz, uma atividade que desligue sua cabeça, que acalme. Então não vá deitar na cama com o computador respondendo email do trabalho e listando tarefas ou ainda apagar tudo e ficar no escuro total com o cérebro a mil.

Sempre tive dificuldade para dormir, chegava a passar horas rolando na cama e achando tudo aquilo uma perda de tempo útil de vida, porque eu não tinha sono e poderia estar fazendo algo melhor da minha vida. Até que comecei a encontrar coisas que me desligavam e logo eu pegava no sono – depois acordava só para desligar, ou nem isso. Para mim, é assistir algum Harry Potter ou um episódio de Friends. E se acordo de madrugada e perco o sono, tenho joguinhos bobos no celular que não prendem atenção, então em algumas vidas no jogo eu já estou querendo voltar a dormir.

giphy-2

Dormir é importante, então não queira levantar e sair fazendo coisas a noite e perder essas horas de descanso só porque não tem sono. Então encontre formas que vão fazer você ficar na cama e pegar no sono. Pode ser lendo algum livro, mas um que não prenda a atenção e faça você querer ler tudo em uma noite. Pode ser ouvindo algum tipo de música ou um podcast. Algum programa na TV ou até um exercício de respiração ou meditação.

5 – Roupas confortáveis

Na cama e em você! Então seja seletiva na escolha do lençol, passe a mão na loja, sinta o toque na pele. Se pinicar um pouco, não compre – não vai melhorar depois da primeira lavagem. Escolha bons travesseiros,  e se tem vários na cama para poder ver TV e ler, tenha aquele perfeito para dormir e tire o restante da cama antes de pegar no sono. E tenha bons cobertores e mantas, mesma coisa, nada de coisas que pinicam e irritam a pele.

E quanto ao pijama, veja como prefere, se é dormir só com a roupa íntima, só de camiseta, completamente nu ou se prefere um pijama completo porque sente frio. Mas opte por peças que não tenham elástico que apertam, tecidos agradáveis e suaves, pijamas que não se enrolam inteiro enquanto você dorme.

6 – Quente ou frio

Não importa a estação, é preciso deixar a temperatura ou o ar do quarto agradável para se dormir bem. Não sou grande fã do ar condicionado, mas muitas vezes ele pode ser necessário, dependendo de onde você está. Tem gente que não gosta do ventilador, mas com o calor do verão é preciso circular o ar e refrescar, então se esse for o seu caso, tente diferentes formas, virado para a parede, de teto, circulador, ventilador. Porque dormir com  calor só irrita, e então a noite de sono vai estressar ao invés de descansar.

E quanto aos dias frios, prepare seu quarto antes, feche as janelas, se necessário coloque aquelas cobrinhas de porta para não entrar o ar frio que circula pela casa. Prepare a casa quando terminar de jantar, encoste bem as janelas e portas que mais deixam o ar frio entrar. Tenha cobertores quentes e gostosos, que pesam e aquecem.

giphy-3

7 – Relaxe seu corpo

O dia foi tenso? A noite foi tensa? Você tá irrita ou a mil? Chegando a hora de dormir, é hora de relaxar, você e seu corpinho. O que aconteceu, aconteceu, não tem como desfazer. Se tiver algo para fazer, provavelmente só poderá ser feito amanhã, então sossega aí.

Prepare um banho relaxante, pode ser a luz de velas, pode ter alguma essência, pode ter uma música de fundo, pode ter óleo e se tiver banheira melhor ainda. Mas use o momento do banho para começar esse processo de eliminar o cansaço e as energias negativas.

Depois, se necessário faça alguns exercícios de alongamento, respirando junto com cada posição. Relaxe ombros e pescoço, tire toda a tensão. Beba algo gostoso, pode ser um leite quente, gelado, um chá, um suco, mas aquela bebida que você bebe desde a infância e dá aquela sensação de conforto e abraço.

Não leve assuntos ruins para a cama. Se o stress do dia foi uma briga com o marido, deixe para fora do quarto. Se foi fora, não converse sobre isso na cama, não volte toda a memória no momento que você já está a postos para dormir.

8 – aromas e cheiros

Aromas têm um poder incrível e se você pesquisar vai encontrar até cura para alguns problemas (dores, stress, ansiedade). Sei que muitos não são agradáveis para todo olfato, mas sempre tem os perfeitos para você. Então encontre hidratantes que vão cuidar da sua pele e serão ótimos para seu nariz. Encontre essências para pingar no travesseiro que vão ajudar a relaxar e aliviar qualquer problema que você tiver.

E retire do quarto qualquer aroma que irá te incomodar, roupa suja, copo sujo, lixo.

Procure sempre formas naturais para dormir, pegar no sono e ter uma noite revigorante. Sem tem algum problema e dificuldade, encontre soluções simples e que são ideais para você. Conheça e entenda seu corpo até mesmo na hora de dormir!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.