8 ideias para fazer sozinha e economizar

Sempre tive dó de gastar dinheiro com algumas coisas que podemos fazer em casa gastando bem menos. E não foi depois de fazer estágio, trabalhar e ter meu pequeno dinheirinho não, isso começou lá na adolescência, que em casa a grana estava curta, mas eu ainda estudava em um bom colégio. E sim, é a fase que queremos nos encaixar na galera. Então eu comecei a tentar coisas sozinha mesmo, capa de caderno, mala decorada, roupa customizada, tratamentos de beleza  e por aí vai.

Agora não preciso mais enfeitar agenda e cadernos para as aulas do colégio, mas preciso economizar, então separei ideias e pontos para se arriscar e não usar seu rico dinheirinho, assim como eu!

1 – Unhas em casa

economizarunhas

Não gente, não é fácil! Não aprendi da noite para o dia, mas aceitei o processo e fui conhecendo os passos e minhas unhas.

Você vai precisar de: Alicate de cutícula, lixa de unha, base, esmalte, palito, algodão e acetona. Você gasta uma vez com esses itens, e vai precisar gastar novamente depois de um bom tempo conforme os produtos vão gastando ou acabando. E com uma manicure você vai gastar de 20 a 30 reais toda semana praticamente.

Tem um post meu láaaaaa de 2010, no começo do blog, e de tão velho as imagens se perderam, mas que eu ensino passo a passo e dou ainda mais dicas. Veja aqui!

Dicas:

  • Use o momento de ver a novela ou seu seriado, sente na mesa ou tenha uma bandeja no colo.
  • Não fique reclamando e resmungando que sempre fica torto, feio, tudo errado antes mesmo de terminar.
  • Comece devagar, não se jogue em um esmalte escuro ou um branco super cremoso na primeira tentativa, claramente vai dar errado. Mas treine com a base, depois com um esmalmente clarinho como uma renda.
  • Tem medo de limpar os cantinhos no final? Espere secar tudo! Depois de perfeitamente seco, você limpa, ou até mesmo no banho depois.
  • Nenhuma tentativa deu certo? Combine com uma amiga que tenha mais habilidade e troque favores. Se você cozinha bem, você faz a refeição e ela pinta suas unhas.
  • Não invente de pintar tarde da noite, por cima o esmalte até seca, mas por baixo não, então dormindo vai acabar amassando tudo e estragando seu trabalho.

2 – Cuidados de beleza

É claro que a maioria dos serviços não tem como inventar de fazer em casa, mas os mais simples dá para se virar sim. Algumas áreas de depilação dá para fazer em casa – se tiver coragem e se adaptar aos produtos; eu faço buço com creme, pernas e axilas uso gilete desde o início e sobrancelhas tenho formação de designer, então sem problemas aí. – um curso de sobrancelhas dura um dia e é barato, separe um sábado para aprender e de quebra pode até ganhar um dinheirinho fazendo nas amigas e nas colegas de trabalho.

Use os hidratantes corporais não somente para passar na pele, mas aproveite o momento e realize pequenas massagens para circular e drenar, mesmo que simples. E isso vale para o rosto também.

Cuida da saúde, da alimentação e beba bastante água, evita vários problemas de pele.

Hidratar os cabelos também dá para fazer em casa, assim como escova, chapinha e até penteado para festa. YouTube tá aí pra isso! Tanto vídeo com tutorial do mais simples ao mais complexo.

3 – Comidas caseiras

sucoverde2

Marmita não é só moda durante a crise não! É preparar a própria comida, cuidar da higiene de tudo, dos temperos e comer um prato bem balanceado. Então se fica corrido preparar toda noite, organize-se todo domingo a noite para preparar vários alimentos para a semana toda.

E não pense somente nas refeições grandes, prepare pequenos lanches também. Saladas, mix de oleaginosas, biscoitinhos, garrafa de água, de chá, sanduiches, salada de frutas.

E veja o que mais você pode preparar em volume e deixar adiantado. Já ensinei aqui no blog a preparar a semana do suco verde com antecedência e deixar congelado, ensinei também a preparar a mistura para capuccino. Sem falar que você pode preparar seu chá gelado em casa (além de ser mais barato o chá natural a granel, mais saudável, sem conservantes e você ainda pode temperar com a fruta que desejar e usar bem menos adoçante). E ainda dá para fazer seu caldo de frango, de legumes, de peixe, tudo em casa, congelar em pacotinhos ou potes para uso posterior. Dá para comprar peça de carne fazer os cortes em casa, bife, tiras, moída; a peça inteira é bem mais barata. O frango dá para comprar o peitinho inteiro com osso e então usar a carcaça para fazer um caldo de frango.

4 – Peças de roupa reformadas

economizarcostura

Encontre uma costureira de confiança e boa e terá muitos problemas resolvidos! E não é só para fazer barra em calça, mas desmontar aquele vestido que está esquisito e fazer virar apenas uma saia, ou juntar aquela saia com um corpete baratinho e deixar um vestido. Cortar calça em shorts, fazer pregas e prensas, ajustar e arrumar.

Ou então, se é sua vontade, aprenda a fazer pequenos ajustes, vá pegando a prática e logo você poderá fazer capa das suas almofadas, arrumar as roupas, fazer sua cortina nova e etc.

Nada de entupir o armário de peças paradas e sem uso, se ficou esquisito no corpo, dê uso de outra forma, reforme.

5 – Elimine a diarista

Organize uma agenda de limpeza da casa limpando um cômodo por dia e dá para eliminar o serviço da diarista sem problemas. E então contratar um serviço de faxineira de tempos em tempos para os serviçso mais pesados como limpar janelas, parede, lavar carpete e tapete, arrastar móveis e limpar cozinha em banheiros completamente.

Nesse post aqui eu dei dicas para uma limpeza boa de banheiro antes mesmo de tomar banho. E nesse dei dicas para limpeza de casa.

6 – Exercícios sem academia

economizarexercicio

É preciso foco, mas dá para fazer sim! Tem aplicativo de exercício, temos parques e ruas, escadaria do prédio, tem gente que tem academia no prédio e sempre tem uma amiga ou amigo que mora perto. Então marque um horário de exercício diário, se está chovendo para caminhar ou correr, faça exercícios em casa. Tem também vários vídeos no YouTube com séres para fazer na sala de casa, tem outros vídeos de dança, dá para pular corda e até usar o video game para isso.

Deixe sempre a roupa separada, seja pra voltar a pé do trabalho ou ir direto para a praça se exercitar.

7 – Coma e beba antes de ir para a balada

Está cada dia mais caro uma cervejinha ou um drink nas baladas e já sabemos que depois de beber um ficamos ricos e não temos limite para pedir mais até o fim da noite. E então vamos pedindo bebida, porção de comida e no fim da noite ainda topamos parar em uma lanchonete.

Então para evitar esses gastos absurdos, faça uma boa refeição em casa, coma com sustância mesmo. Beba sua cerveja ou faça drinks até a hora de sair e então quando chegar no local, peça uma bebida para socializar ou fique tranquila na água.

E se for happy hour, planeje-se antes, leve um sanduiche para comer quando sair do trabalho e trabalhe seu auto controle no barzinho.

8 – Bazar de usados

Sim, dá para vender coisas que não usa e ganhar uma graninha. Reuna um grupo de amigos e amigas e façam bazares com itens de todos. Combinem tabela de preços, etiquetas, e saiam convidando várias pessoas. Geralmente colocar em lojas virtuais é perda de tempo e de dinheiro, a porcentagem que eles exigem por venda é super alta, fazendo com que a gente suba o preço para ter algum retorno; sem falar no tempo para fazer fotos, descrição e depois o trabalho para envio.

Então crie um grupo legal de gente disposta a criar um evento ainda mais legal.

E pronto, essas são minhas ideias para economizar, e economizar não quer dizer não gastar 30 reais para fazer as unhas mas usar esse dinheiro em outra coisa aleatória. Economizar quer dizer pegar esse valor que seria gasto e guardar mesmo.

Pense várias vezes antes de gastar, pratique o consumo consciente de tudo, principalmente no mercado.

O que você faz sozinha e economiza?

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.