A beleza da Rotina

Sempre fui louca por mudança, movimento, novidade, sair, conhecer lugares novos, agenda cheia e muito compromisso para cumprir. Não me entenda mal, continuo amando conhecer novos lugares, viajar, ir a eventos. Mas cada dia mais enxergo beleza na rotina, na casa com cara de vida, na simplicidade do dia a dia.

Sempre fomos levados a acreditar que rotina é massante, é sobre fazer sempre a mesma coisa, não sair daquela caixinha e muitas vezes entediante. Acontece que quem fala isso está completamente errado, ou talvez nunca tenha se sentido à vontade em casa, pensado em seu cantinho, escolhido uma boa música, feito uma janta simples em uma segunda feira estressante. Porque pra mim, rotina está muito mais ligada ao que fazemos com as nossas horas vagas depois do trabalho, dos estudos, dos compromissos que encheram a agenda. É sobre chegar em casa e soltar o peso do dia junto com a bolsa ou a mochila. Tirar os calçados, as vezes até trocar de roupa, preparar uma comidinha rapidinho enquanto conversa com pessoas queridas e até mesmo os animaizinhos que decidiu ter. Colocar a roupa pra lavar enquanto o outro arruma a cozinha. É saber sentar no sofá e deixar o corpo derreter um pouquinho ali naquele conforto, ou talvez dedicar esse tempo com as pessoas que divide a casa, os filhos, os bichos, brincar um pouco, ler um livro, dançar no meio da sala.

 

via GIPHY

E melhor ainda, é ter incluso nessa rotina toda um hobbie. Pode ser um jogo, a escrita, jardinagem, um trabalho manual, meditação, pintura, desenho, marcenaria, esporte… E então por alguns minutos antes de começar a rotina para dormir, esvaziar completamente a mente diante dela, você e seu hobbie, sem noticiário na TV, sem ruídos, sem tarefas do dia seguinte. É fazer um tempo para si sempre! Isso também é rotina, quando fazer o que se gosta nas horas vagas, sem se entregar as desculpas do cansaço, sabendo que isso só vai fazer bem e amenizar o stress.

Mais bonito ainda é quando a rotina vira um hábito prazeroso, uma cultura da casa. Seja assistir jogo juntos, um reality show, um jantar que nunca é desmarcado da agenda, uma festa de antigos amigos. Aí a rotina se torna em um compromisso super especial e inadiável.

Mas o importante é enxergar como uma coisa boa, momentos de prazer, conforto, descanso e alegria. Cuidar da casa, cuidar da família, cuidar de si. Rotina é isso, sentir prazer no comum, no mundano.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.