As melhores confeitarias e docerias de Curitiba

É claro que em Curitiba tem padarias e confeitarias em vários cantos, lugares de café colonial e agora tem começado a aparecer também as casas de chá. Mas eu quis selecionar aqueles lugares cheios de amor, dos tradicionais aos modernos.

Special Treat

Hoje a vitrine está como você ama! Recheada com o que há de melhor. Esperamos sua visita.

A photo posted by Special Treat Bakery (@specialtreatbakery) on

É minha favorita e já contei dela especialmente aqui nesse post. O ambiente é super simples e fofo, o açúcar na mesa tem baunilha dentro para aromatizar, a vitrine está sempre cheia de delicias que é difícil de escolher, o cardápio tem bebidas para todos os gostos, cafés, chocolates, chás, sodas, e o atendimento é tão bom quanto a comida.

Ainda não tive a oportunidade de provar os salgados, afinal de contas, toda vez que vou é depois do almoço, pensando na sobremesa, mas gente, eles tem uma cara boa que sempre fico pensando em deixar o doce pra lá.

Rua Martin Afonso, 851, bairro Mercês.

Das Familias

Essa é daquelas tão tradicionais que por dentro não deve ter recebido nenhuma reforma. As mesas são super antigas, propagandas e cartazes. E não é por menos, fica no centro de Curitiba, bem no calçadão da XV e foi inaugurada em 1945. Tem muito doce para babar na vitrine, desses bem tradicionais, meu olhar sempre cai direto para a vitrine que dá para ver da rua, que são as roscas espanholas (e são uma delícia). Mas tem mil folhas, bomba, fatia de bolo, torta e tem salgados tradicionais também

Rua XV de Novembro, 374 giphy (8)

A Familiar

Essa eu cresci indo lá porque eu morava perto (no antigo endereço), alguns bolos de aniversário foram deles e mesmo não indo há algum tempo porque moro do outro lado da cidade agora, sei que é uma delicia e sempre será. É aquela confeitaria mais tradicional, mas é moderna e sempre atualizada. Enche os olhos mesmo, e claro, dá vontade de pedir de tudo.

Rua Rocha Pombo, 377

Coeur Dulce

Muito famosa por seu café colonial e seus doces de festa. Todo mundo em Curitiba conhece, ou porque vai sempre, já foi, já comeu em uma festa ou porque é famosa mesmo e já ouviu falar. Eu sou dessas que já comeu em festas, mas nunca fui até lá. Mas olha, não tem erro, tudo é uma delicia, do que eu já comi e do que já ouvi falar.

Avenida Senador Souza Naves, s/n

Goodies Bakery

Só acho que vi uma maçã do mickey nessa vitrine. 😱 #apple #caramelapple #disney #mickey

A photo posted by Goodies Bakery (@goodiesbakery) on

O sonho das irmãs foi devagar, começaram com cookies para amigos e logo abriram a loja e aos poucos estão expandindo porque a cozinha já não dá mais conta, o salão e o movimento, principalmente no sábado.

Já fui diversas vezes e nunca consegui sentar, então levo para viagem minha caixinha e curto em casa com todo mundo. Mas os cupcakes são super mini, tem vários sabores e elas estão sempre lançando novos. Mas tem outras coisas no cardápio também, e a ida sempre vale pela fofura que é o lugar.

Rua Brasilino Moura, 382 giphy (7)

Caramelodrama

Vitrine bonita (e gostosa)! Né? Vem!

A photo posted by Caramelodrama Confeitaria (@caramelodrama) on

Já falei deles aqui no post sobre lugares para tomar café.

Começo amando pela decoração, tudo, cada detalhe, cada lustre e enfeite nas prateleiras, aí viro para a vitrine e babo em cada coisa, dos salgados aos doces. Fora que sempre tem coisa nova, agora no inverno tem sopas, as vezes tem combo com uma taça de vinho. Os salgados são bem diferentes de confeitarias tradicionais, os doces são tão lindos que fica difícil de decidir qual escolher. E pra beber não fica só nos cafés não, tem vinhos e tem cerveja curitibana também.

Alameda Presidente Taunay, 434

Cheiro de Bolo

Virou franquia e você já pode encontrar fora de Curitiba, mas olha, vai ser difícil escolher qual sabor de bolo escolher. E diferente dos outros, nada de bolos cheios de cobertura e recheios, não tem salgados e se for até uma loja, deve ter uma mesinha para comer uma fatia de bolo com café, mas a ideia mesmo é levar o bolo inteiro para casa ou para o trabalho. E é bolo, desses de vó, de casa, gostoso.

Eu aconselho o de milho e o de goiabada, são os meus favoritos. Em festas especiais, tipo Natal, Páscoa e Festa Junina eles colocam a disposição edição especial limitada. O de Natal eu levei para minha família e sumiu em um dia.
Os temáticos tem até uma cobertura – no Natal é de açúcar glacê e o junino é uma calda branca com amendoim, mas o máximo que vai ter normalmente na loja é de chocolate, especialmente para o de cenoura ou outro sabor que você achar que combine – é colocada na hora como extra.

Tem sempre dois tamanhos, o pequeno e o grande, então vai da fome da sua casa. E se você quer muito, precisa reservar, porque ao longo do dia e das fornadas e vitrine vai sumindo tudinho.

Veja os endereços aqui.

Chokolat

❤❤❤❤❤ Vem😁 #welovechokolat #chokolat #chocolates

A photo posted by Chokolat (@chokolat_chocolateria) on

Já falei deles aqui no mesmo post do Caramelodrama e é claro, lá não tem só café não. Tem muito chocolate (Ha) e tantas outras delicias. As opções vão dos salgados aos doces, desses que ficam lindos na foto e melhor ainda na boca. E se quiser, lá fora tem um cantinho todo especial para os cachorrinhos.

Avenida do Batel, 1190

MaryAnn Apple Factory

Vem pegar a sobremesa do fim de semana! Nossa vitrine está linda e repleta das melhores #caramelapples do mundo! 🍏🍏🍏

A photo posted by Mary Ann Apple Factory (@maryannapplefactory) on

Não entra exatamente no ramo de confeitarias, mas pode entrar porque tem rolos de canela, mas de doceria com certeza. É a primeira Caramel Apples no Brasil, maças do amor, mas nada de açúcar com corante como casca, lá tem caramelo, tem outras com chocolate, com amêndoas, pasta de amendoim e tantos outros sabores. Fui hoje pela primeira vez lá, escolhi duas e trouxe para comer em casa com todo mundo. Mas se preferir, e se tiver lugar, tem algumas mesinhas para tomar um café ou chá (tem algumas opções no cardápio) e comer por lá na tranquilidade do bairro.

E como toda doceria, eles também fazem por encomenda e até edições especiais para lembrancinha de eventos.

Rua Vieira dos Santos, 158

Deu pra ver que tem lugar de sobra para aquecer a barriga e ser feliz né?

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.