Atelier em Casa – Funcional e Organizado

Amo colocar a mão na massa, projetos DIY, inventar moda, fazer cartão, fazer presente. Mas com o tempo e o excesso de material tudo vai virando uma bagunça. Cada coisa em um caixa separada em um canto da casa. Sem falar que se é um hobbie sério ou no meu caso, parte do trabalho e do dia a dia, é preciso ter tudo muito organizadinho e fácil. Por isso, minha nova obsessão são os espaços para atelier.

Amo ver como cada um monta o seu espaço de trabalho, como organiza materiais, como facilita algumas tarefas. Então separei muita inspiração linda pra deixar a área de trabalho ou de hobbie prática e organizada! E vocês vão ver que os pegboards dominam, mas já falei sobre eles nesse post aqui.

1 – Começando com esse em pegboard e uma super variedade de materiais. Tem bastidor de bordado, tem livro, tem tinta, pincéis, ferramentas, e tudo muito bem organizadinho, fácil de pegar e depois que terminar colocar tudo no lugar. E a mesa toda talhada é um detalhe a parte né? Já da vontade de criar só olhando pra essa mesa linda!

2 – Esse é o meu favorito, mas é preciso planejar bem o móvel e fazer em casa ou pedir para um marceneiro. Os potinhos de tinta na horizontal para poder ver as cores ficaram lindos e práticos, os espaços para os novelos, as acessórios e miudezas em potinhos e ainda uma mesa extra para a impressora. Acho a mesa até pequena, mas cada um trabalha com o espaço que tem, e com notebook dá para colocar ele de lado quando for usar a máquina e lidar com os tecidos. Tem mais foto aqui e dá para conferir melhor os detalhes.

3 – Esse eu peguei mesmo pela arte haha que é linda, principalmente se o espaço for para bordado e costura. É em um painel, poderia ter sido bordado com fio ou fita, mas foi só pintado mesmo. Mas se você se interessou pelo painel, dá pra ver o passo a passo da montagem e até mas medidas (mas talvez você não consiga entender o idioma) aqui no post.

4 – Esse eu achei incrível e perfeito para quem não tem espaço. É uma mesinha que dá para desmontar e montar só na hora de usar. Alguns ítens dá para guardar na base e o restante de material fica do espaço de cada um, em caixas no armário, em baixo da cama, como der. Dá pra ver mais detalhes desse cantinho aqui.

5 – Essa mesa de costura é linda, e o restante do quarto segue todo simples e clean assim. Sem poluição e espaço pra fazer tanta bagunça. Dá pra ver mais fotos aqui e conferir o canto dos livros, das revistas, a mesa para corte e o nicho para os tecidos. Simples e prático!

6 – O espaço de ourivesaria eu achei maravilhoso. Não entendo muito e nem sei a utilidade de cada item, mas tá tudo tão bonitinho e no lugar que é gostoso de ver e vontade de aprender a fazer. Mas a decoração da casa inteira é maravilhosa e minimalista.

7 – Meu outro favorito é esse canto do conforto dos fios e lãs. E depois eu achei o post completo com mais imagens, com os novelos organizados em outro espaço, mas tudo muito bonito e inspirador. Pra quem trabalha com tricô e crochê vai ser inspirador ver alguns detalhes.

8 – Tem canto inspirador para pintores também e bem maravilhoso usando caixotes e vasos. Mas tem MUITO pincel! Achei bem maravilhoso, parece até cenário.

9 – Nesse infelizmente a imagem está cortada e foi feito uma montagem, e lá no post não tem mais detalhes ou tirada a uma distância maior. Mas já é legal de ver a organização em potinhos.

10 – Esse espaço duplo eu achei super legal e dá para dividir com mais alguém, que nem sempre faz a mesma atividade. Eu gosto de ver opções assim por pensar em um home office compartilhado com o marido, que não dá para ser todo kraft e tirar a identidade dele do ambiente né. E aí está super clean. Tem bem mais foto aqui.

11 – E por último na imagem mais um em pegboard organizando tudo de forma prática e bem visual. Mas olhe os detalhes que fofura, tem moldura para o painel, gancho para tesouras pequenas e grandes, suporte para os fios e tem até um mural de tecido. Dá pra fazer esse bem fácil!

  • E o de imagem de capa é esse canto de costura maravilhoso, também com pegboard, mas com nichos para os fios em colmeias que eu fiquei completamente apaixonada. Os cestos para organizar novelos e tecidos também tá lindo, cada detalhe é muito bonito. Vale a pena conferir em detalhes aqui.

Então em todos, independente da área é tudo pensado para facilitar, nada de fios jogados em uma caixa, tecidos e recortes, moldes, livros, tesouras e canetas no fundo da gaveta. Tudo em seu lugar para otimizar a atividade, para facilitar a limpeza e organização mesmo depois do caos durante a produção de algo. E acho que isso é o mais importante, é poder bagunçar e ter a facilidade de organizar depois, é saber onde as coisas devem estar.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.