Bullet Journal – O que é? E inspiração para começar!

Com a tentativa de sair um pouco do mundo digital, surgiu tem algum tempo o Bullet Journal. E a ideia dele é em um simples caderno unir: calendário, tarefas, bloco de notas, diário e o que mais precisar. A ideia é super simples e mega prática e você pode aprender o passo a passo na fonte original da ideia aqui (em inglês).

E é basicamente colocar a data em uma página como uma agenda, escrever a lista de tarefas e afazeres. Dá para criar uma forma de medir a urgência de cada uma, tempo, área e marcar cada uma de uma forma. Muita gente faz um pequeno índice de símbolos para isso. Então listar os compromissos com horário e local se necessário. Dá pra ir marcando as tarefas realizadas, as iniciadas, adiadas e canceladas. 

E assim são as páginas básicas e diárias. Super simples, sem nenhum segredo. Mas dá para inventar sempre mais e criar outras páginas com necessidades que considera importantes. Dá para ter uma página só com gastos, com lista de afazeres maiores, sonhos, melhores momentos do ano, etc. Então não precisa esperar o começo do ano para comprar uma agenda nova ou lutar para encontrar uma agenda simples e mais interessante que uma escolar. Basta encontrar um caderno, pode ser pautado ou até quadriculado. Não precisa ser super criativo e ter várias canetas e habilidades de desenho. Basta querer organizar a vida de forma prática e no papel para acontecer. 

Com esse conceito de bullet journal se popularizando, saíram muitas agendas em formato planner. Facilitando a vida de quem queria um agenda diferente, mas queria algo pronto. E olha, tem gente que criou e liberou para download, tem papelarias artesanais fazendo pelos mais variados preços, geralmente bem altos. Mas são sempre lindos e ajudam a enxergar as possibilidades. E se você até quis comprar uma, mas desistiu pelo preço ou preguiça ou até receio de não usar, bom, compra um caderno simples aí e faça o seu.

O negócio é todo simples, mas é claro que os artistas profissionais e amadores aparece para deixar essa ideia muito mais atrativa e maravilhosa. Então, se você ainda não se convenceu a ter um bullet journal, vem dar uma olhada nas páginas mais incríveis que encontrei por aí:

Vamos começar assim, bem simples e básico. Cada página dela separa uma semana, sem muita enrolação. Na primeira coluna os dias da semana e os compromissos em cada um. Na segunda coluna as tarefas a atividades da semana só esperando para receber o famoso “check” de feito.

Agora um já com algumas cores de caneta, alguns adesivos fofos. Mas a diferença aqui é que uma página tem uma pequena tabela para os compromissos da semana, uma lista de to do e uma página só para anotar os alimentos consumidos em cada dia da semana. Então dá para usar com essa intenção também, anotar até os exercícios feitos no dia e tempo.

Agora um com um calendário simples e na coluna ao lado uma lista de organização que eu mostrei no blog aqui. Então se você só quer organizar um calendário com compromissos e organizar as tarefas feitas em cada dia, também dá.

Agora um simples, mas muito bonito de se olhar. E nem precisou de muita coisa além de duas canetas, uma só para destacar as categorias.

Better late than never! #maysetup #bulletjournalspread #bulletjournal #bujo #bujowitch #pagan #witch

A post shared by Madeline (@within.the.flame) on

Agora vamos um pouco mais longe, uma com uma mandala do humor. Não entendi exatamente como ela é preenchida, mas fica aí a ideia:

Tem alguns que parecem mais uma página de um scrapbool, só que sem foto.

Mas dá para usar fita adesiva colorida de forma simples e deixar lindo.

Olha que página ais linda:

E as bandeirinhas são as maneiras mais fofas de marcar o tópico ou categoria:

Olha que página fofa com tarefas e um uso maior como diário.

Mais uma com uso de diário.

O caderno é pequeno, mas tá tudo ali, lista de to do, rabiscos, frases, compromissos.

E como eu falei, dá para dedicar algo para gastos e finanças. Achei ótima a barra de gastos na segunda folha.

Falei que tem muito artista incrível nessa coisa toda:

Tem até florzinha para enfeitar a página.

E mais uma pra terminar, mas como uma página super completa. Tem consumo de água, previsão do tempo, lista de compras, barra de humor e muito mais coisa que eu nem consegui entender.

Se você rodar um pouco a #bulletjournal no instagram vai encontrar muitas páginas, algumas com desenho, outras cheias de frases, tipografia. Uma diferente da outra, mas intenção sempre a mesma: o registro. E já dá vontade de começar! Então se você gostou dessa ideia toda e quer começar, você já tem todo o conceito aqui e algumas ideias para se inspirar. Mas se quiser algo mais, vai lá no Pinterest, que eu criei uma pasta cheia, com muito mais inspiração. Formatos de bandeirolas, letras manuscritas, doodles, flores, modelos de páginas e temas diferentes para outras páginas.

A imagem de capa do post é desse tumblr e as páginas do bullet journal da pessoa são lindas <3 Geralmente uma temática e uma cor. Vale muito a pena conferir e se inspirar.

Dá para ser além da agenda com compromissos do dia e afazeres. Dá para ter páginas dedicada a sua saúde, medicamentos, consumo de água, alimentos, peso, medidas, exercícios. Outras só para finanças, poupança, economias, metas de economia, planos, próximas compras planejadas. Uma só para livros que tem na estante para ler, livros lidos, livros emprestados e para quem, tempo para ler cada livro. Outra ainda só para séries e só para filmes para assistir e assistidos. E é claro, para os estudantes, uma parte só para estudos para organizar tudinho!

Tem muitas possibilidades e dá para ir testando novas a cada semana. E você, já conhecia? Usa? O que acha?

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.