Casamento no verão – Algumas dicas

Tem muita gente que sonha com aquele casamento de verão, vestidos soltinhos, sol, convidados com liberdade para usar chapéu e óculos de sol. Mas o problema é a temperatura e o desconforto que pode causar para muita gente. Se for um casamento descolado, com liberdade para trajes mais praianos – homens de bermuda, mulheres de vestidos mais curtinhos e pouca maquiagem. Mas se for um casamento super formal, pode ter muita gente sofrendo para estar no evento – pense nos homens de terno, camisa abotoada até a garganta, meia e sapato e as mulheres com longo, muitas vezes quente e pesado por conta do bordado, a maquiagem mais carregada, o pé inchado na sandália e por aí vai.

Sei que é um sonho e que talvez seja a estação favorita da noiva, a melhor época de reunir os convidados de longe e tantos outros detalhes, então para ajudar a facilitar esse sonho e deixar todos mais confortáveis, listei algumas coisinhas para você pensar e deixar planejado.

1 – Água Saborizada

Sabe aquela água com algumas frutas, bem geladinhas e que são a cara do verão? Elas podem ser um jeito perfeito de dar as boas vindas para seus convidados. De todo jeito que você servir fica super bonito, colorido, refrescante e é um agrado para quem está esperando o momento da cerimônia ou da recepção.

690e815931b25f3f70d5acdbe263fc9b

Via Pinterest

Atenção: Tenha certeza que as frutas combinam e que não tem nenhuma passada, já fui em evento que a laranja estava velha – foi horrível! Para ver ideias de combinações, veja esse post que fiz comum guia bem fácil!

2 – Leques

Sim, os antigos e famosos leques podem estar disponíveis bem na entrada para as convidadas. Pode ser aquele mais simples de papel ou aquele de bambu super fofo que você pode encontrar facilmente em lojas de produtos da China. Se for de papel e você tiver adiantada, dá até para pensar em uma personalização dos leques com uma mensagem, o programa do casamento (horários, cardápio, etc) ou até as iniciais do casal.

20110806_andkai_selects_0150$!x900

Via

E o melhor é que já conta como uma lembrancinha!

3 – Ventilação

Faça visitas técnicas no local do casamento, principalmente no horário que vai acontecer. Veja como é a temperatura, como é com chuva, pense na ventilação, se tem ar condicionado, se tem ventiladores, se tem janelas.

4 – Refrescos

Eu falei da água saborizada ali em cima, mas durante o evento todo você pode ter outras formas de refrescar os convidados como sorvetes e geladinhos (sacolé). Ter um buffet de sorvete ou até mesmo entrar com um carrinho de picolé no meio da festa é atrativo e tanto, com isso você diminui a quantidade de docinhos da mesa e pode economizar na sobremesa também.

1369773283_content_4

Via

5 – Kit no banheiro

Pense bem no kit que vai deixar a disposição nos banheiros, tenha certeza que tem desodorante para quem quiser retocar e no feminino você pode ter até lencinhos de remover a oleosidade da pele que são perfeitos para essa ocasião e não ter a maquiagem derretida no meio da festa.

6 – Trajes

Avalie durante o planejamento como será o traje, se existe a possibilidade de ter um casamento mais a vontade com roupas mais soltas, ou até mesmo tirar a necessidade do terno para os homens. Tem muito casamento lindo com roupas de verão e ninguém sofre cheio de tecido cobrindo a pele.

7 – Crianças

Se a sua lista de convidados possui uma quantidade considerável de crianças, é melhor dedicar algum tempo pensando nelas. No calor elas podem ficar ainda mais agitadas muitas vezes até atrapalhar a cerimônia, os garçons, a primeira dança. Então se tiver um espaço extra, crie uma área exclusiva para elas, se possível, contrate um recreacionista para acompanhar e mantê-las ocupadas. Se não for possível, prepare livro de pintar, kit de mini joguinhos, kit de balas e doces, copo especial que pisca, kit festa. E lembre do geladinho, ou até pense em outros formatos de refresco como raspadinha, gelos com frutas e flores dentro, sorvete com sabores mais infatis (tutti frutti, chocolate, morango), milk shake, sundae e por aí vai.

8 – Os idosos

Eles sofrem gente, e muito! Então deixe algo separado para eles, uma mesa reservada com melhor ventilação, leques especiais e deixe a cerimonialista e o chefe de garçom avisado para dar atenção extra e acompanhar as necessidades deles.

9 – Os noivos

Sim, vocês dois precisam de planos extras de calor. Pense no nervosismo do dia, o uso de uma roupa que tem um peso diferente, a ansiedade e um tempero extra, o calor infernal! Então tenha planejadinho como será a locomoção dos noivos até o local, que momento vão finalizar a preparação, se tem água, ar condicionado ou ventilador.

10 – Muita bebida a disposição

5392a746facf7494ecdff0d43d47fb1c

Via

Sim, no calor as pessoas tendem a beber bem mais, seja água, refrigerante ou cerveja mesmo. Então planeje-se previamente comprando bebia extra ou separe um dinheiro para a conta no final. E se for um casamento bem diferente, pense em deixar bebidas no gelo para cada um se servir. Fica uma decoração super legal e fica fácil para todo mundo pegar sua bebida geladinha perto da pista de dança.

Viram quantos detalhes importantes? Casamento no verão é lindo e pode ser ainda mais com todo mundo a vontade e recebendo um carinho especial.

Imagem de capa

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.