Colocando piercing – Dicas e cuidados essenciais!

Oi pessoal!

Está pensando em colocar um piercing? Tem medo?

Então vamos a algumas dicas para tirar o medo e ajudar no tempo de cicatrização!

Primeiro de tudo, se for menor de 18 anos, leve os pais até o estúdio! Segundo, pague mais caro, mas tenha certeza de que está fazendo a aplicação em um local limpo, de segurança e com materiais decentes.

Agora vamos às dicas práticas:

1 – Tenha certeza que quer fazer o piercing, não é como uma peça de roupa que você está comprando. Então pense por algum tempo diariamente sobe o piercing. Se olhe no espelho. E só depois de ter certeza todos os dias, pesquisar locais e preços, vá fazer!

2 – No dia, não consuma nenhum tipo de bebida alcoólica ou drogas, pode ser que na hora não vá doer, mas com certeza irá demorar mais para cicatrizar.

3 – Lembre-se que cada corpo trabalha de uma forma, então se sua amiga colocou e disse que não doeu nada pode ser que vá doer em você. De qualquer jeito é um furo um corpo estranho para seu organismo então vai doer!

4 – No dia da aplicação, se for na orelha, esteja com os cabelos presos; se for no corpo onde será coberto por roupa, tenha certeza de usar tecidos leves e que não irão soltar pelos e prender sua jóia.

5 – Na hora de aplicar peça para o tatuador mostrar no espelho onde ele marcou o ponto do furo, para você ver onde ficará.

ImageShack

Fotos de banco de imagens

E agora dicas de cuidados:

1 – O tempo de cicatrização pode variar de 1 mês a 1 ano, então pergunte ao tatuador quanto tempo será o seu ou consulte aqui;

2 – Compre um sabonete antibacteriano (veja na farmácia qual a melhor marca – não compre um comum e sim um realmente bom) e compre soro fisiológico (manter sempre na geladeira) – o sabonete é melhor guardar em um pote e usar somente na limpeza o piercing, nada de deixar na pia ou usar no banho;

3 – Todos os dias após a aplicação você deverá fazer a limpeza do local seguindo a seguinte ordem: 1. Lave MUITO BEM as mãos, até os punhos, unhas e meio dos dedos; 2. Nas mãos limpas, faça espuma e então suavemente higienize o local, tenha cuidado, pode estar dolorido e sensível e se for no nariz, limpe também por dentro; 3. Enxágue com o soro fisiológico frio, escorrendo água mesmo; 4. Umedeça um cotonete com o soro e limpe suavemente em torno do local (se for no nariz é melhor o cotonete para limpar por dentro; 5. Enxugue com uma folha de papel toalha, ela não tem os fios para correr o risco de prender na jóia e acabar estragando tudo.

4 – No início você terá que fazer isso todas as noites e não pode ter preguiça. Pergunte ao tatuador a freqüência, para saber quando essa atividade pode ser alternada nos dias até que seja semanas.

5 – Você terá que limpar sim para o resto da vida. Após a cicatrização essa limpeza pode ser no banho mesmo, para tirar acúmulo de sujeira e suor.

6 – Em hipótese alguma use roupas sintéticas ou blusa de lã direta na pele, vai irritar muito o local e a pele não vai conseguir respirar. Se for na cabeça, tenha muito cuidado ao vestir a roupa ou então até mesmo beijar na boca, abraçar e dormir!

7 – Nunca toque o local com as mãos sujas, o local do piercing será sempre muito sensível até que cicatrize totalmente, em alguns casos, não cicatriza.

8 – Alguns locais o piercing tem tempo de vida, como na nuca que não dura mais que um ano. E na cartilagem da orelha é muito comum (muito mais do que você imagina) não segurar e você acabar sem piercing.

9 – Às vezes, mesmo você tomando o maior cuidado pode infeccionar, então tenha ainda mais cuidado, limpe, higienize, passe produtos de machucado mesmo (hoje em dia eles nem ardem mais)

10 – No nariz (não sei em outras partes, estou dizendo por mim e uma amiga que já colocou) pode criar uma bolinha próxima a jóia, é como se fosse uma verruga, fica avermelhada e quando seca sai facilmente com a unha. Não esquente, é normal, tenha certeza de limpar normalmente.

Um aviso simples: Trocar a peça é somente após o tempo que o tatuador indicar, então não vá pensar que cicatrizou e querer colocar uma colorida ou com brilhantes. Espere o local estar 200% pronto. A primeira troca é geralmente muito, mas MUITO frustrante, o primeiro pensamento é: “Já era! Vai fechar!”, e então tente manter a calma, não esperneie. É realmente chato colocar o piercing e encontrar o outro lado do buraco. E é claro, higienize a nova peça e compre de jóia MESMO! Nada de comprar em camelô ok? Jóias simples não são muito caras.

Para quem quer um piercing no nariz, prefira aqueles com curvas e não os retos como brinco comum, eles caem facilmente.

Na boca e língua consuma alimentos gelados, coma gelo, sorvete.

Deixe longe de produtos químicos, cremes, perfumes, álcool, produtos de limpeza, etc.

E é claro, evite exposição ao sol, piscina, sauna até a cicatrização completa.

Pense que, quanto mais cuidado durante, sem problemas depois!

E é claro, seja feliz depois da aplicação, será parte de você, uma característica sua!

BeijoTchau

Comments

comments

  • Mto bom, mas pessoas não pesquisam antes de colocar ou vão em qualquer "boca de porco". Coloquei uma vez no meu blog algumas fotos de piercings que deram errado, é praticamente um tratamento de choque pra quem acha que nao precisa de cuidado, ouquem não procura um profissional. Acho que ajuda no seu texto. http://www.filhotedepombo.com/2010/03/veja-o-que-

    • Oi! Com certeza tem muita gente por aí que vai em qualquer lugar, coloca e não se importa, achando que é como colocar brinco na farmácia!
      Nossa, as fotos em seu blog são horriveis, mas com certeza ilustram o que pode acontecer se os cuidados não forem tomados!
      Obrigada.

  • Jackeline

    Ahhhhhhhh obrigada pelas dicas,agora estou bem mais segura em relação a colocar um piercing,obrigada mesmo xD

    • Oi Jacke! Que bom que gostou e que pode ajudar! E se estiver decidida a colocar, siga os passos e cuide MUITO BEM depois!

      Beijos e volte sempre!

  • fernanda

    acho que hee muito perigoso… Eu tinhaa he inflamou
    aconselho as mulheres a nao colocar

  • Ana

    Acho que faltou uma dica muito importante hahahahah

    Se o furo inflamou, não tá com jeito de que vai cicatrizar e nunca pára de doer, não insiste, tira a joia e deixa fechar. É triste, é frustrante, mas é melhor do que ficar deformado depois por uma vaidade hahahahah

    Eu falo por experiência. Tenho uma cicatriz mínima de furo na sobrancelha (que tirei porque enjoei), mas meu nariz ficou com uma marca maior que marca de espinha (e sei que podia ser pior) e fiquei com a orelha esquerda ligeiramente deformada (nada preocupante, mas dá pra perceber bem) por causa de insistir em furo que não cicatrizava =/ tem organismo que não aceita, o negócio é se conformar.

    • Oi Ana! Bem isso! Não dá pra insistir mesmo! Não adianta ficar sofrendo só pra ter a jóia onde quis, saúde em primeiro lugar!
      Bem lembrado!
      Obrigada por comentar por aqui!
      Beijo

  • Simone

    4 – creio que o MELHOR é tres vezes ao dia, de manhã, atarde e anoite, pois mesmo durante o dia pode haver secreção, poeira e sujeira. Não mais que isso também.

    8 – em todo lugar ele tem tempo de vida, o corpo expele porque eh um objeto estranho, uns demoram mais e outros menos…

    10 – isso se chama queloide e dependendo do organismo não sai não! ja vi quelides que pareciam couve-flor de tão infeccionada, se aparecer queloide o melhor é ir ao médico pra ver se continua com o piercing ou nao, porque pode encarretar em uma infecção e ir pro sangue e até a morte (parece zoeira, mas nao é!)

    Mas gostei bastante do post.

    :)

    • Oi Simone! Que bom…é sempre bom ter mais e mais coisas para acrescentar e aconselhar quem pensa que a aplicação de piercing é brincadeira.
      Todo cuidado é pouco, e toda limpeza nem sempre será suficiente.

      Obrigada!
      Beijos

  • @LeoPortillo

    acabei de passar um mega susto D'= – eu furei e ja comecei a usar argolinha azul =x e depois trokei pra branca =x a branca e mais fina que a azul e fui colocar a azul nao entrava de jeito nem um =x nem a azul quanto a branca D'= entrei em desespero na hora e nao queria de jeito nem um ter que furar de novo =x pq 2º furo no msmo lugar dizem que doi =x – enton fui colocar de dentro do nariz pra fora e acabou funcionando o/ – tente nao entrar em desespero =x – pra me ajudar peguei uma agulha =x mais antes limpei ela direitinho e usei a parte de tras dela onde coloca a linha =x pra nao sai furando o nariz por dentro e ferindo =D

    • Mari Medeiros

      É horrível mesmo a hora de trocar de peça. A grossura atrapalha, o espelho atrapalha e o desespero atrapalha mais ainda.

  • Nathália Monteiro

    Faz 2 dias que botei meeu piercing no Nariz, e ainda não está encomodando, mas estou tomando todos os cuidados necessários para não infeccionar ! doer doí um pouco mais depois que ve o resultado, vale muito a pena :)

  • Oi Naty. Cuida bem mesmo, o meu já faz parte de mim até. hahaha
    beijos

  • Letícia

    Eu também passei pelo mesmo susto do @LeoPortillo o.o , Mas ai veio um problema .. aqui nasceu uma bolinha , como diz ali emcima , e tipo , Não é queloide, são bacterias e Tem que forçar mais na limpeza ^^ … Fora isso tudo bem ….
    :D

  • Ana Beatriz

    Adorei o post,mas achei que havia uma expressão de medo quando disse,que o piercing da orelha podia cair facilmente e ficaríamos sem piercing…Mas mesmo assim adorei!!

  • Pâmella Alves

    O post está otimo. Tenho varios piercings.

    Nas orelhas são 4 em cada e nenhum deles inflamou ou deu algum problema. No segundo dia apos a perfuração do meu umbigo comi chocolate e começou a ficar vermelho e inchado mais botei agua morna com sal e logo ficou bom.

    O nariz por conta da queloide furei 4 vezes…. Duas de cada lado rs’ e sempre dando queloide, dae descobri uma pomada chamada DIPROGENTA e em dois dias a queloide sumiu e nunca mais apareceu. Hoje furei a lingua e tah doendo um pouco. Mas agua muito muito gelada alivia bastande a dor.

  • Rayacabral

    Ai jente tou pensando en firar o nariz en casa e a boca no estudio mais tou com muito medo de doer muito

    • Oi Raya, não faça isso em casa. Não é tão simples, requer um procedimento e a chance de dar errado é muito alta. Procure alguém que trabalha com isso, tem um espaço higienizado e principalmente os materiais necessários para a colocação de piercings, seja aonde for no corpo. Ok?