Como escolher tatuador

Decidir fazer uma tatuagem é uma coisa, encontrar um tatuador para ela, é completamente diferente. Cada um gosta de um estilo, as vezes tem só a ideia e precisa de alguém para colocar no papel ou viu uma na internet e sabe que é aquilo que quer fazer.

Mas como escolher?

1. Indicação de amigos – dependendo do que for fazer, peça ajuda dos amigos já especificando o que quer (traços fino para frases, japonesa, old school, realistica, flores, aquarelada, caveiras, etc). E isso porque cada tatuador tem uma preferência, e é mais fácil de indicar se você souber que estilo quer.

2. Busca na internet – Meio óbvio né? Totalmente, mas tem gente que esquece ou não consegue procurar. Então começe com um simples “tatuador, sua cidade”, deve dar a lista de estúdios e tatuadores, em cidade grande deve achar post em blogs com referências na cidade ou os melhores, vá separando quem você gostou, olhe as fotos, procure a página no facebook pra ver se tem álbum de fotos.

3. Busca em outras cidades e estados – Não, você não precisa ir até o tatuador que você adorou o trabalho. Troque mensagens, veja se ele/ela não tem planos de temporada em outras cidades. É muito comum tatuadores passarem uma ou duas semanas em outra cidade para lazer e trabalho, as vezes locados em outro estúdio parceiro outras tatuando na sala da casa de algum amigo.

4. Visita a estúdios – Tem por todo canto, e todos estão sempre de portas abertas, então quando tiver de passagem em algum lugar, entre, olhe o álbum de fotos que geralmente tem na recepção, os desenhos nas paredes, se interessar troque uma ideia se o tatuador tiver por perto.

5. Não tenha pressa –  e pare no primeiro tatuador que encontrar. Lembre que é algo permanente em sua pele, o custo de algo de qualidade é alto.

Separei alguns que gostei, e agora?

Aí os amigos indicam os tatuadores (vai por mim, é tipo torcida organizada, cada um vai defender o seu como o melhor do mundo e vai querer que você o tenha como favorito também) e você tem uma listinha, mas agora tem opções e uma grande indecisão. O que considerar:

1. Estilo do tatuador – olhe as fotos dos trabalhos, veja se ele só faz desenho de arte própria, se ele reproduz algo que for entregue, se ele tem uma linha definida – alguns defendem old school e só fazem isso, outros fazem só a linha oriental. Elimine aquele que tem uma tendência ou trabalho que não seja bem o que você está procurando.

2. Visite o tatuador – até onde eu sei, eles odeiam que fiquem mandando mensagem no facebook pedindo preço, eles curtem falar de frente, trocar ideia, mesmo porque o valor varia muito do desenho, o valor da sessão, o tamanho, local da tatuagem.

3. A agenda – Tatuadores mais famosos possuem agenda cheia, então não se assuste se conseguir horário para daqui uns 3 meses. Mas existem bons artistas que não são tão populares assim e você consegue uma abertura melhor, é só procurar bem.

4. Local de trabalho – É preciso muita higiene, cuidados especiais e utensílios e equipamentos adequados. Então repare bem se o ambiente é limpo, organizado, se a agulha é nova, se a tinta foi colocada pra você no potinho higienizado, se ele/ela usa luvas, se a mesa foi higienizada e ainda embrulhada com plástico filme na região onde será a tatuagem. São vários detalhes, mas é necessário avaliar tudo e cobrar a higiene e os cuidados.

5. Respeite o trabalho e o compromisso ao marcar seu horário. Para você pode ser uma diversão, uma brincadeira, mas para o tatuador é trabalho e a renda, se você faltar o compromisso sem avisar ele perde aquele horário de trabalho que poderia ter um outro cliente. Então se não puder ir, avise com antecedência.

E não deixe de conversar, fazer ajustes se não tiver satisfeito ainda, escolher bem a parte do corpo, posicionar corretamente, e pronto.

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.