Como faz? – Limpeza e Cuidados na Maquiagem

E no post da série “Como faz?” dessa semana quero falar sobre algo muito importante e pouco observado, os cuidados com a maquiagem, higienização e limpeza. Já parou para pensar nisso? Como você cuida dos seus produtos? Pois é!

Higiene

Primeiro de tudo, antes de você começar a cuidar da sua pele e se maquiar é aquela coisa óbvia: LAVAR AS MÃOS! Nada de ir direto pra penteadeira ou para a necessaire sem higienizar bem as mãos. Pense que você vai lidar com produtos que vão ficar em contato com o seu rosto, vai passar produto nos seus olhos. E esse contato com as mãos sujas não rola né!

E é claro que higienizar a pele que vai receber os produtos também é essencial. Primeiro porque não vai ser legal aplicar os produtos em uma pele suja e cheia de impurezas. Segundo que você quer que os produtos durem por horas ali. E terceiro porque você quer que o produto que permanece na embalagem dure um bom tempo – então pensa, passa o pincel na pele suja, volta pro recipiente para pegar mais e fica nesse ciclo de sujeira.

Então se não tem disponível um bom sabonete facial e um tônico, ao menos passe um lenço para o rosto desses umedecido mesmo. Passe suavemente ao longo do rosto, limpe bem os cantinhos, retire algum resquíceo de maquiagem e qualquer impureza, deixando a pele fresca e limpa.

Os pincéis e esponjas

Qual a frequência que você lava seus pincéis? Com que frequência troca as esponjas? Você compartilha esses materiais?

Geralmente os pincéis além de receberem uma boa carga de produto a cada uso, entrar em contato com a nossa pele que já recebeu alguns produtos antes, acabam também ficando expostos na penteadeira. Então recebem o tempo todo poeira e a umidade do ar. E se ficam guardados em uma necessaire, ficam em contato com outros produtos e sujeira – eu pelo menos nunca vi uma frasqueira limpinha sem um pedaço de lápis e poeira.

Aqui no blog tem post ensinando a lavar os pincéis e quase todo canal de maquiadora no YouTube também tem. Apesar de ser algo falado, tem muita gente que ainda negligência esses cuidados. Então a cada 15 dias ou pelo menos 1 vez ao mês, dedique algum tempo cuidando dos seus pincéis. É essencial para sua saúde e a dos fios.

E quanto aos produtos como lápis, batom, máscara e esponja, bom, vamos combinar de cada um ter o seu né! Se precisar compartilhar um lápis ou um batom, antes de aplicar, passe nas costas da mão primeiro para tirar uma camada – assim que os maquiadores profissionais fazem geralmente – ou o batom pode também ser aplicado com um pincel. A máscara, ainda mais por entrar em contato com uma área tão sensível como a dos olhos, o melhor é cada um usar o seu. E se necessário, em casas de cosméticos, tem para vender pacotes com vários descartáveis. E as esponjas o bom mesmo é cada um ter a sua, por isso elas são vendidas em pacotes grandes com várias dentro!

Lembre que cada pele tem uma oleosidade, um p.h., bactérias e até infecções que nem aparecem. Então não se sinta louca por cuidar da sua saúde!

Data de validade

Eu sei, maquiagem é cara, e algumas são praticamente um investimento de tanto que gastamos. Fato é que os produtos tem prazo de validade que garantem a qualidade e estado do produto até a data marcada. E nos produtos importados, a data marca principalmente o prazo após aberto (6 meses, 12 meses).

Então é preciso estar de olho nisso, tanto quanto olhamos a data de alimentos na geladeira. E se gastou bastante dinheiro em algum produto, nada de ter dó de usar e deixar para ocasiões especiais!

Antes de ficar bonita com a maquiagem, é preciso estar saudável, ter uma pele saudável e produtos bem cuidados!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.