Como faz? – Perdendo o medo de Maquiagem

“Eu não consigo”, “não sei como você consegue”, “eu não tenho habilidade/cordenação”. Esses são só alguns dos comentários que ouço por aí. Mas o que todos eles têm em comum? A pessoa adora maquiagem! Ama estar maquiada, ser maquiada, comprar maquiagem, assistir alguém maquiando e por aí vai.

Mas eu acredito que se você gosta de se maquiar, gosta de maquiagem, nada deve impedir. Por isso, o último post por agora, dessa série é para ajudar a perder o medo, encarar seus produtos de frente e se sentir cada vez mais confiante.

1 – Elimine as palavras negativas do vocabulário

Eu sei, você não é profissional. Eu sei, nem todo mundo nasce com a mesma habilidade e leveza nas mãos para fazer uma maquiagem. Mas tudo nessa vida requer prática, exercício, estudo e dedicação. Principalmente para coisas que você não tem aptidão.

É como nos tempos de colégio e ter que estudar dobrado e pedir ajuda nas matérias que você tinha mais dificuldade. No meu caso, eram as exatas. Marcava tarde com os amigos, fazia aulas de reforço no colégio e muitas vezes precisava ter professor particular.

Então parece de colocar as palavras negativas e de dificuldade entre você e a possibilidade de fazer maquiagens legais.

2 – Uma dose extra de auto confiança

Quando você tirar as palavras negativas da frente, você vai receber uma dose extra de auto confiança automaticamente. Você é capaz sim, só precisa de mais treino e orientação! E tudo nessa vida com mais confiança funciona, já repararam?

A maquiagem sente quando você vai até ela com medo, vai ficar ruim e você vai acabar lavando o rosto no final brava e insatisfeita. Então acredita e vai se maquiar.

3 – Vá devagar

Não vá pra frente do espelho querendo produzir um olho preto e super elaborado se você mal sabe passar uma sombra marrom sem parecer que tá doente. Vá devagar, faça uma mesma maquiagem simples e básica até que sinta confortável para usar uma sombra de outra cor. Quando se sentir confortável em preparar sua pele com destreza, pense em iluminar ou criar algum contorno (falamos disso aqui). Quando tiver passando seu batom básico bem, sem borrar ou precisar retocar, tente uma cor nova, um lápis diferente de base, uma mistura.

Sempre que você já tiver confiante o suficiente e confortável com uma maquiagem, é hora de arriscar algo novo, um passo diferente, um novo pincel, uma cor mais escura.

Vá subindo os degraus da maquiagem, sem pressa, sem tropeçar e acabar caindo escadaria abaixo.

4 – Assista vídeos para aprender

Tem muita maquiadora maravilhosa e incrível pela internet. Tem coisas que a gente olha e nem acredita, fica xingando com inveja, mas não tira nada daquilo. E em cada vídeo de maquiagem tem algo novo para aprender!

Preste atenção nos detalhes, o jeito que ela segura o pincel, a força que aplica ou a suavidade, os movimentos que faz para cada produto. Durante o vídeo muitas vão explicando porque escolheram determinado produto naquele momento, porque da cor, como estão aplicando ou as vezes até na dificuldade de fazer algo.

Assista para aprender, não só para se distrair ou sentir inveja. Ouça, preste atenção e você vai aprender muito mais!

5 – Cada maquiagem um novo dia

Tem dias que você vai estar mais cansada, com menos habilidade, assim como tem dias que você tá tão animada e confiante que fazer a maquiagem vai ser fácil. Aceite cada dia e aproveite eles para cada tipo de maquiagem. Quando não tiver muito boa opte por algo mais prático e simples, algo que você se sinta confortável em fazer. Quando tiver boa, confiante e com tempo, arrisque, use uma sombra mais escura pelo menos nos cantos externos, tente usar uma sombra marrom abaixo da linha d’água, um delineador rente aos cílios.

Se você gosta de maquiagem e quer usar, tem que perder o medo, perder a raiva e acreditar mais, se esforçar mais!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.