Como faz? – Usando batom mais forte

Existem dois grupos de pessoas, os que não ousam no batom e os que não conseguem usar um cor de boca. E existe uma variedade absurda de cores, texturas, formatos, marcas no universo dos batons. Nude para todos os tons de boca e pele, efeito molhado, aveludado, mate, cintilante, holográfico, líquido, bala. Então com tanta opção assim não dá para usar só um único batom em todas as ocasiões, vamos variar, testar, arriscar, experimentar.

Já ouvi várias vezes comentários quando arrisco usar uma cor diferente (já ouvi até quando estava usando o tradicional vermelho). Que não consegue, não sabe se combina, não se acostuma, só usa cor de boca ou só nude e por aí vai. E olha, isso é algo que fica preso em sua cabeça só, é preciso se desprender dessas ideias e usar, se é isso que você quer!

Então no Como faz? De hoje, quero ajudar quem tem dificuldade de se arriscar com as cores e texturas variadas do batom, mas quer muito usar uma cor a cada dia da semana!

Escolha a cor

Quer usar vermelho? Roxo? Pink? Laranja? Preto? Vinho? Marrom? Então vá em busca da sua cor. Teste no antebraço, veja como contrasta com sua pele, teste marcas diferentes, teste na loja e peça ajuda do vendedor se sentir a vontade e necessidade.

Compre quando encontrar a cor que deseja e que te deixou satisfeita na combinação: cor, preço, textura, tonalidade. Se testou na loja e não se sentiu tão a vontade, leve para casa e em um dia que for ficar de bobeira por lá passe e saia da frente do espelho.Siga sua rotina em casa, seja preparando uma refeição, fazendo faxina, lendo, estudando, o que for. De vez em quando você vai ver seu reflexo por aí, seja na tela do celular, ao passar por algum espelho. Mas não pare e fique se encarando e colocando defeito, dê uma passada de olhar e siga em frente.E então depois de algum tempo você vai perceber que está mais habituada, não vai ser mais tão esquisito.

E quando sair na rua não fique olhando para as pessoas, porque se olhar, mesmo que seja normal olhares se cruzarem, nesse momento você só vai conseguir pensar que estão olhando para o seu batom. E isso só vai gerar desconfiança e desconforto. Siga confiante e as pessoas vão sentir isso de você e os elogios logo vão começar a aparecer para ajudar.

A aplicação

“Ah, mas minha boca tem falhas, fica torto, fica irregular”. Sim, essa é a maior dificuldade, porque na verdade não existe boca perfeita. A minha por exemplo tem uma pequena pinta, quase na cor da boca em um canto, então na aplicação me confunde, mas quando olho ficou torto. E um lado em baixo tem uma falha que sempre tenho que preencher depois de tudo porque passando de perto eu só sigo a linha.

Mas isso não é motivo pra passar qualquer batom cor de boca porque é mais simples e as falhas não chamam atenção assim!

Então vamos ao passo a passo:

1 – Hidrate sua boca SEMPRE!

Antes de começar sua maquiagem já prepare os lábios. E se for usar ainda batom líquido com efeito mate faça uma leve esfoliação antes, desta forma, vai evitar de craquelar e esfarelar.

Para a esfoliação basta passar sua escova de dente nos lábios fazendo movimentos suaves, pode ser com algum produto específico ou só a escova molhada mesmo. E depois passar um hidratante labial simples e incolor.

2 – Lápis de boca SEMPRE!

Se você quer maior durabilidade e tudo no lugar,não tem como pular esse passo. Além de poder traçar a boca com mais delicadeza e perfeição, é mais fácil corrigir as falhas e concertar os erros quando passamos errado em algum pedacinho.

O lápis vai segurar melhor o batom, vai impedir que conforme a umidade passe pela boca, espalhe pelas ranhaduras da pele ao longo do dia.

E nada de passar só no contorno, isso foi uma moda bem anos 2000 esquisita. Contorne e preencha o lábio todo!

3 – Pincel ou a bala?

Olha, o uso do pincel é algo bem pessoal. Tem muita gente que prefere bem mais usar o pincel, porque ele tem mais precisão e é realmente mais fácil não pintar fora da linha. Mas tem gente que é tão craque em passar o batom que não tem erro. Teste todas as formas, até mesmo passando o pincel de batom no pincel do batom líquido se for o caso. Mas veja como se sai em cada formato e encontre qual é o melhor para você.

Maquiadores geralmente optam pelo pincel tradicional por uma questão de higiene e para melhor precisão. Mas é preciso ter toda a firmesa nas mãos, como passar delineador!

Errou? Não se afobe.

Nada de lamber o dedo ou esfregar um cotonete. Assim você só vai espalhar o que já passou errado e vai fazer um grande borrão de batom colorido na pele que já está com base e tudo mais.

Então prefira usar um pincel de precisão ou até mesmo um palito (desses de manicure) com algodão na ponta. Mas em ambos os casos passe um pouco da sua base ou corretivo para corrigir. E é claro, muito cuidado para passar na área que errou! É um exercício de cuidado e paciência.

Mais efeito!

Gostou dessa história de mudar de cor de batom todos os dias e usar e abusar as opções que tem por aí? Então comece a brincar com o que tem! Passe um batom de uma cor no contorno da boca e outro no centro criando um degradê. Aplique um pouco de glitter para ir a uma festa. Use uma sombra asa de borboleta no centro dos lábios para um toque de brilho cintilante. Se o batom for cintilante e você quer ele em versão opaca, deposite uma sombra na mesma cor por cima. Passe o antigo gloss (aquele que parece que comeu fritura) e de um toque de molhado. Passe uma base (seja em lápis ou batom) primeiro em uma cor e depois passe outro tom em cima para criar um batom novo, uma nova cor.

Explore o que tem na gaveta. Misture, crie, invente!

Quero batom colorido.

Eu te entendo, chega uma hora que o cor de boca, o rosa, o vermelho e o roxo começam a ficar muito básicos e casuais. Então explore o mundo das cores, batom azul, preto, laranja, dourado, a cor que quiser. Teste na pele, teste no espelho, teste na rua e se você gostou, seja feliz! Não existe regra, não existe mais de boca nada olho tudo ou o inverno.

Usar batom colorido e mais forte é como aprender a passar delineador, tem que praticar, tem que ter paciência, tem que entender as imperfeições do rosto e que nosso rosto não é espelhado, então fica diferente sempre. Então não é porque tentou usar cores um e outra veze ficou feito, ficou torto que tem que desistir. Tente sempre, use os dias que você tiver tranquila e com paciência para praticar passar ele.

E para lembrar mais uma vez: hidrate os lábios! Não precisa de produto importado ou mega caro, uma manteiga de cacau, Bepantol, protetor labial caseiro e natural, qualquer versão simples e muito eficaz vão funcionar perfeitamente. E assim, nenhum batom vai esfarelar, escorrer ou craquelar.

Então vamos abusar das cores dos batons, aproveitar toda essa variedade e lançamentos diários no mundo das maquiagens! E mais uma vez: pratique muito. E se você gostou, use, não se importe se olham esquisito para seu batom azul ;)

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.