Cuidados com a casa antes de sair para viagem

Fazer as malas e ter certeza que não esqueceu itens importantes como toalha e pijama é sempre um problema, mesmo para os organizados, aquele medo de ter esquecido de algo fica. E então malas no carro e a casa?

Deixar a casa fechada em feriados prolongados ou nas férias é preocupante por diversos fatores, então eu vim te ajudar com um checklist de tudo que deve ser verificado antes de sair tranquilo.

giphy (4)

1. Tire os lixos

Parece bobo, mas um lixo cheio pode atrair bichos e insetos indesejados e um cheiro terrível em uma casa fechada e sem uso. Então depois que o último usar, tenha certeza que lixos do banheiro, cozinha e qualquer outro, seja retirado e colocado pra fora.

2. Desligue os eletrônicos

A não ser a geladeira que não dá pra ficar desligando e ligando, os demais itens como fogão, microondas, televisão dá para retirar o plug da tomada ou então desligar as réguas direto no botão. Uma garantia que em uma tempestade ou queda de luz você não vai perder nada ou até ter um curto circuito indesejado e com grande risco.

E mulheres, lembrem-se de tirar chapinha, baby liss e derivados da tomada também!

3. Verifique alimentos na geladeira

Leve junto (se for o caso), dê para alguém ou jogue fora alimentos que podem estragar na sua ausência. Legumes, restos de comida e frios.

4. Feche quase todas as janelas

Certifique-se que todas as janelas de quarto e banheiro estão fechadas. Se tiver aquecedor a gás ou butião na cozinha ou área de serviço, deixe uma fresta em alguma janela para não ter problema com vazamento de gás.

5. Deixe as privadas tampadas

Aprendi com meus avós na casa da praia para evitar a entrada de bichos, mas é bom também para evitar mal odor da água parada.

6. Apague velas e incensos

Se tem o costume de acender algo, deixe tudo apagado sem nenhum tipo de possibilidade de chama.

7. Feche as cortinas

Em casa ou apartamento, bloqueia a vista de olhares indesejados na sua casa.

8. Precisa fechar o registro?

Em algumas casas é preciso deixar fechado, ou por motivo de vazamento ou porque pessoas da rua podem pular o muro e tentar usar alguma torneira do jardim.

9. Não faça alarde

Não precisa contar para todo mundo que a casa está vazia, poucas pessoas devem saber. Se for uma casa, instale luz externa com sensor de movimento e talvez deixe uma luz de um cômodo acesa para não parece vazio.

10. Cuidado com as plantas

Quem tem flores e plantas em casa, lembre-se de somente águar antes de sair, nada de deixar o pratinho cheio de água parada atraindo insetos. Se tiver alguém que pode ficar de babá das plantas é melhor, caso contrário, existe a ideia de deixar uma garrafa com água enfiada na terra, assim as plantas vão absorvendo conforme a necessidade.

11. Bichinhos de estimação

Agora é um assunto ainda mais sério. Final de ano é muito comum as pessoas dispensarem os bichinhos como porque não tem quem cuide. E isso é de cortar o coração saber que as pessoas têm animais como se fossem lixo para dispensar, abrir o portão e deixar fugir. É um compromisso com o animal, procure quem cuida, um hotel, um vizinho que confia. Se não tem como, veja alguém para adotar, mas não largue como se fosse lixo. A vida deles depende da gente e eles se apegam as pessoas e a casa.

12 Empresas de segurança

Se você contrata algum tipo de empresa de segurança, ou mora em condomínio com esse serviço, é importante avisar do período de ausência e se alguém possui a chave da casa para realizar alguma tarefa. Caso contrário, eles podem ficar de olho para qualquer movimentação na casa.

giphy (5)

São coisas simples, algumas mais rápidas e outras nem tanto, mas para ficar fora com tranquilidade o melhor é se prevenir para não voltar do descanso com problemas pra resolver na casa.

E o mesmo serve para quem tem casa na praia ou no campo e usa com menor frequencia, antes de fechar e ir embora, é importante verificar todos esses pontos.

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.