Decepção x Expectativas

Frustrações no dia a dia, em casa, no trabalho, no relacionamento, na amizade. As vezes tudo decepciona, a casa que ninguém ajuda a arrumar, no trabalho que ninguém entrega na data marcada, o chefe que pede pra refazer, no namoro que o dia é especial e parece que só é pra você e nada de diferente, nem uma coisinha fofa acontece, na amizade que você é ombro, ajuda amiga bêbada, empresta roupa e nunca é ouvida, nunca podem ajudar e vai ficando. A lista é infinita para cada local, cada relação.

E eu sempre fui frustrada, me irritava, me angustiava porque achava injusto, porque ninguém mais via, não recebia nada em troca. E foi num belo dia, que uma maçã caiu em minha cabeça, que uma lâmpada se acendeu e me dei conta. A decepção vinha quando eu alimentava expectativas em torno dela. Sim, criava histórias, esperava que aquele trabalho sem ter sido pedido fosse ser uma surpresa boa, que só ouvir a amiga ela iria perceber que eu não falava, que a casa não se arrumava sozinha e um dia iam ver que precisava ser feito por mais de uma pessoa, que se eu não fazia nada na data especial, também não aconteceria nada e a culpa também era minha. Fora que eu criava situações, imaginava promoções no trabalho porque eu era realmente dedicada, imaginava uma amizade daquelas do jardim de infância até a velhice, um romance cheio de surpresas bobas e trilha sonora. Ah, como fui boba. Ninguém lê pensamentos, nem tudo é eterno, a vida não é um filme.

E a lâmpada foi que a decepção acontecia quando eu já tinha imaginado um romance, criado diálogos, a música de fundo, o brinde no final. Era lindo na minha cabeça e eu alimentava, cada vez mais.

large

Tudo que eu não esperava e algo diferente acontecia, por menor que fosse, me satisfazia por completo, melhor que qualquer filme, e a música deveria tocar em algum lugar, efeitos especiais e tudo.

E tudo ficou mais leve, mais fácil. A vida deixou de ser uma grande decepção, nada de esperar nada de ninguém, se eu quero algo, devo pedir ou então vou lá e faço. Porque é mais ou menos assim, trabalhos vão e vem, não posso esperar nada de um trabalho que eu nem mesmo gosto e quero pra vida toda; existem amizades eternas, mas não são todas, não acontecem só quando a gente quer, as pessoas mudam, cada um segue seu rumo, muda de opinião, de estilo e perde o interesse depois de um tempo; cada um tem um pensamento, nem tudo que é importante para nós, é para os outros. Então a é assim, não podemos esperar tanto de tudo e viver de decepção, o melhor mesmo é tudo acontecer e ser feliz e grata.

large (4)

A vida ainda é cheia de surpresas boas, momentos inesperados, mas não podemos sentar e esperar sonhando, devemos nos movimentar e fazer a vida a acontecer, criar momentos de alegria também. Seguir adiante, buscar um emprego que valorize sua função, estar com os amigos que amamos, independente do tempo que passam juntos, independente do amor ser diferente do seu, amar quem está ao seu lado, o romance muitas vezes acontece em momentos que não percebemos e por aí vai. A vida não tem roteiro. E ainda assim, temos aprender que vamos nos desapontar diversas vezes, o tempo todo, é inevitável, basta aprender a lidar, erguer a cabeça, ignorar e seguir adiante.

É claro que meu cérebro continua cheio de fantasias, de sonhos e de esperanças, mas ainda é bom sonhar, não é?

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.