Como economizar nas contas de casa – 10 dicas

Não tem jeito, esse ano tem sido cada vez mais difícil manter as contas em ordem e parece impossível economizar um pouquinho. Aumento de todos os lados e nós ficamos perdidas no meio tentando compensar de um lado e de outro. Então para o novo ano, comece a mudar alguns hábitos para diminuir essas contas, melhorar seu consumo e ficar mais consciente não só do seu dinheiro, mas do que e como você anda consumindo de luz, água e seus alimentos.

1 – Troque as lâmpadas para LED

Não precisa ir lá e estragar tudo o cartão de crédito comprando todas as lâmpadas novas. Nada disso, vá aos poucos, comece pelo cômodo que mais usa, depois no próximo mês mais um ou outro. E logo você vai ver que a conta de luz diminui um pouco.

2 – Avalie sua geladeira

Se você tem uma geladeira mais antiga, é preciso descongelar de tempo em tempo. E é muito importar observar a borracha da porta, se ela não está vedando bem, entra calor externo e então a geladeira precisa trabalhar bem mais para manter a refrigeração, consequentemente, gasta mais energia.

3 – Reduza o gasto do ar condicionado

Sei que em muitas regiões é uma questão de necessidade, mas aprenda a usar corretamente, ligando em uma temperatura razoável pela manhã e mantenha durante o dia, não é bom nem para sua saúde nem para a luz ficar subindo e descendo a temperatura.

E não deixe ligado quando o vento está fresco o sufiente para refrescar o ambiente naturalmente.

4 – Deslique os eletrônicos desnecessários

Na cozinha, não precisa deixar todos os eletrodomésticos ligados na tomada, como a batedeira, o liquidificador e até a torradeira. Ligue somente quando for usar.

E não precisa deixar o secador ligado na tomada também, o carregador da câmera, do celular e tantas outras coisinhas que ligamos de vez em quando.

E se você fica fora o dia todo, é bom até tirar da tomada a TV, o microondas e até o fogão.

5 – Reduza o tempo do ferro de passar e do secador

Sei que muita gente não fica sem secar o cabelo, então tente diminuir o tempo secando melhor com a toalha antes, batendo com as mãos antes para remover o excesso de água e deixando secar natural no começo. Assim vai ter menos umidade quando ligar o secador.

E sei que muita gente não vive sem passar roupa, eu sou dessas, mas não exija tanto de cada peça, camisetas por exemplo pode receber o calor rapidamente, ser dobradas e com esse vapor elas vão finalizar o serviço dobradinhas. Não gaste tempo com o ferro ligado, não fique dançando, trocando mensagens no celular e guardando as roupas logo que terminou de passar, foque em terminar logo. Vá deixando por cima as passadas e só quando tirar o ferro da tomada comece a guardar tudo. Então uma quantidade grande de roupas que você demoraria mais de uma hora geralmente, pode ser passada em 30 minutos. Coloque uma meta e bata ela!

6 – Vá ao mercado com propósito, compre pouco em cada ida

Se precisar, vá uma vez na semana, mas compre itens para consumo imediato. Nada de comprar um item de cada para fazer um dia. Pense em um cardápio prévio e compre o que irá realmente precisar. Nada de estocar itens em casa. Principalmente verduras, procure produtores, feiras e locais que vendem muito mais barato que os grandes supermercados.

E um lembrete importante: Não vá com fome e cheia de desejos! Se não vai acabar comprando um monte de coisa que dá vontade na hora e nunca vai comer, comprar ingredientes que nunca vão parar na panela, sem falar nas bolachas e doces que você nem vai abrir para não se arrepender.

7 – Apague as luzes

Quando sair de um cômodo, verifique se apagou a luz, mesmo se tiver claro ainda, é comum acendermos a luz por hábito sem precisar.

E quando estiver em um cômodo, nada de deixar o resto da casa acesa, mesmo que esteja na cozinha e deixou a tv da sala ligada para ouvir o que está passando, apague a luz, você só quer ouvir a tv.

E se tiver abajour, quando já estiver para ir dormir, apague as luzes e acenda o abajour, uma luz mais fraca e baixa, melhor para relaxar seu corpo e preparar para o sono, e menos consumo de energia.

8 – Aproveite mais as janelas

Tanto para luz natural quando para ventilação. Abra bem essas janelas para refrescar a casa, se tiver muito inseto na sua região, gaste um pouquinho com instalação de telas. Se fica fora o dia todo e precisa deixar fechado para não correr o risco de molhar tudo em caso de chuva, tenha o hábito de chegar e já ir abrindo tudo para refrescar e ventilar a sua casa. E depois, antes de dormir, é só fechar as que for necessário.

9 – Aproveite tudo dos alimentos

Se fez arroz e tem dois dias que ninguém come, aproveite para transformar ele em um arroz de forno, bolinho de arroz ou canja, se fez vários legumes, manda ver numa sopa ou em uma torta. Não deixe nada estragar na geladeira, vá reformando e aproveitando.

10 – Avalie seu plano de celular

Naquela visita da loja ou horas pendurada no celular acabamos fechando um plano que pareceu uma boa ideia, mas agora está pesando no bolso. Então pegue sua última conta e veja o que realmente está usando o que precisa de verdade ter ali e busque novos planos, até mesmo em outra operadora para arrumar isso e abaixar consideravelmente sua conta.

Em tempos de crise é quando mais aprendemos a economizar e se fizermos direitinho sobra bem mais dinheiro do que antes da crise. Ficamos bem mais conscientes de tudo e esbanjar não passar a ser uma opção. Então mude seus hábitos, os da sua casa e veja as contas reduzirem.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.