Dicas da Vovó Juju – Cuidando da Pele: Tratamentos e cuidados

Oi gente!

A Vovó Juju está meio sumida, mas ela voltou com mais uma dica de anos atrás! Hoje é sobre A Pele!

ImageShack

Querendo ou não toda mulher se preocupa se com a própria pele, pode não ser todos os dias, mas em algum momento cuida, trata e protege. O problema é que muitas não sabe que tipo de pele pertence. Ela pode ser normal, seca, oleosa ou mista.

Para saber qual é o tipo de sua pele, pegue um pedaço de papel de seda bem fino, coloque no rosto apertando bem. Se ele sair manchado, sua pele é oleosa, se permanecer limpo, sua pele é normal ou seca e se manchar em alguns lugares e em outros não, é do tipo misto.

A pele normal é mais fácil de cuidar, não exige muitos cuidados. Limpeza com água e sabonete, creme hidratante e protetor solar já cuidam bem da pele.

A pele seca é mais complicada já que se produz nela, com facilidade, as rugas antiestéticas. O frio e o vento judiam muito da pele. A noite deve ser aplicado cremes oleosos e o regime alimentar deve ter atenção evitando alimentos fortes e apimentados, chocolate e álcool. Para a pele seca existe uma fórmula para tratamento que consiste em: 7,5g de água de louro-cereja, 7,5g de água de rosas, 7,5g de água de flor de laranjeira, 15g de vaselina colesterinada, 15g de lanolina e óleo de amêndoas doces.

ImageShack

A pele oleosa também tem seus problemas, e é mais fácil aparecerem cravos e espinhas, embora seja mais resistente às rugas. É uma pele que deve antes de tudo ser limpa. A oleosidade e a poeira deixam sempre uma aparência de sujeira. Uma vez ao dia pode ser aplicada uma formula com algodão com os seguintes produtos: 25g de éter, 50g de álcool, 50g de água de rosas, 3g de cânfora, 2g de ácido bórico, 15 gotas de tintura de benjoim e 8 gotas de essência de lavanda.

Grandes problemas da pele:

Um dos maiores problemas da pele é a acne, e elas sempre aparecem na hora mais inapropriada. Apresentam-se na forma de inúmeras espinhas, que inflamam e infeccionam, dando ao rosto um aspecto desagradável.

É claro que o que deve ser feito é buscar um dermatologista para cuida da infecção. Mas de imediato o melhor a se fazer é não tocar nas espinhas, porque só vai agravar o problema. A limpeza deve ser feita com sabão apropriado e aplicação de álcool canforado ou até mesmo álcool a 90°.

A angiestásia:

É uma afecção da pele bastante comum. As veias dilatam-se superficialmente aparecendo sob a transparência da pele. O cuidado deve ser evitar as mudanças bruscas de temperatura e manter uma alimentação saudável. Uma loção calmante para este caso é: 20 gotas de tintura de hamamelis, 20 gotas de hydrastis, 1g de ictiol, 6g de oxido de zinco, 6g lanolina e 8g vaselina.

Espinhas:

Muitas vezes as espinhas aparecem, mas não fazem parte da acne. Cuide sempre para não espremer. Passe iodo branco com algodão para desinfetar.

Pele pálida:

Prepare uma mistura de aipo verde-escuro, cenouras e maças vermelhas em quantidades iguais. Bata no liquidificador e tome três copos por dia.

Pele amarelada:

Misture uma colher de sopa de melado ou açúcar mascavo num copo de ruibarbo fresco. Durante 15 dias tome um copo antes do café da manhã.

Cravos:

É a infecção de pele mais comum, somente a extração resolve. Se não for possível ir ao esteticista faça a limpeza em casa. Primeiro desinfete as mãos e o rosto. Coloque o rosto sobre uma tigela com água fervendo, cobrindo a cabeça com uma toalha. Fique cinco minutos e depois com um lenço de papel esprema cuidadosamente os cravos para não ferir a pele. Quando terminar passe uma loção adstringente ou gelo envolvido em um lenço, se quiser faça uma mascara de beleza em seguida.

ImageShack

Rugas:

Elas são inevitáveis, a pele envelhece a tonicidade e a elasticidade da juventude se vão. A escolha de maquiagens apropriadas para a idade é essencial. Depois dos trinta anos convém tomar cuidados especiais para evitar o enrugamento precoce.

A calma e o relaxamento são os melhores tratamentos para evitar as rugas. Existem também os exercícios faciais. Fingir que assobia, colocar o dedo sobre os lábios e soprar como se tocasse uma corneta. E para a área dos olhos vire-os para todos os lados sem virar a cabeça.

E a massagem também é imprescindível. Se puder faça em um esteticista. Evite massagens violentas, lembre que a pele da face é muito frágil.

Lembre-se que essas são dicas antigas, até mesmo os produtos que estão indicados para os tipos de pele eu não sei se é válido usar atualmente. Então consulte sempre um dermatologista ou esteticista antes e pense sempre na limpeza básica da pele primeiro e na alimentação saudável e balanceada. E lembre que muitas vezes se a pele não vai bem os problemas podem originar de stress, problemas no intestino e tantos outros.

Boa semana!

BeijoTchau

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.