Dicas da Vovó Juju – Limpeza da casa

Oi para todos!

Vamos para mais uma Dica da Vovó Juju! E hoje nós veremos dicas de arrumação para o lar! Bonito não? Muito útil para quem quer ajudar a mãe e não sabem por onde começar, quem mora sozinho(a), quem está casando, ou quem quer saber um pouco mais. Image Hosted by ImageShack.us

A limpeza diária:

Começo já encontrando algo que não sabia, segundo o nosso guia:

“Tôda dona de casa sabe que se começa a arrumação pelas salas e se termina no banheiro”.

E uma vez que você começou um cômodo, terminei, não se apresse e tente fazer varias coisas ao mesmo tempo, pois acaba fazendo tudo pela metade ou então mal feito.

Não deixe janelas e portas abertas porque elas vão acabar levando a poeira para os cantos, para baixo de armários, cômodas e camas. Não varra o chão antes de arrumar as camas ou tirar poeira das superfícies. Uma dica de família é usar o rodo no lugar da vassoura, ela puxa muito mais a poeira e os cabelos. Faça o teste!
Image Hosted by ImageShack.us
O banheiro merece mais atenção e cuidado. Passe pano na pia e dentro da louça.  Para lavar dentro do vaso, basta dar descarga, colocar o produto de costume e usar a escova para esfregar por dentro para retirar as manchas, e as laterais (de dentro). Por fora use um pano úmido com sabão ou então produtos de limpeza geral.  O piso do banheiro é sempre bom varrer primeiro para tirar poeira e os cabelos e então passar um pano úmido, de novo com o produto que preferir.
Image Hosted by ImageShack.us
A cozinha segue o mesmo padrão do banheiro. Mais atenção com o piso que geralmente acumula muita gordura.

A limpeza semanal:

No livro diz que uma vez na semana deve ser feita uma limpeza mais minuciosa e aproveitar para encerar. Deve-se limpar um cômodo por vez, arrastar os moveis e cuidar com tapetes e cortinas. Se é um sobrado, comece primeiro pelo andar de cima. Aqui vai uma “ordem” de limpeza:

“Abre-se a janela e espanam-se as paredes. Em seguida limpa-se o tapete e enrola-se. Os moveis pequenos[…] devem ser retirados do aposento”.

Em seguida explica como limpar o piso com palha de aço e encerar, não deve ser o caso de quase ninguém hoje em dia. Então vamos direto para o piso depois de limpo e passado pano, enquanto seca você pode aproveitar para limpar janelas. Os vidros podem ser limpos com um pano umedecido em álcool, ou então produtos limpa vidros, cuide sempre para ser um pano que não solte fiapos. Limpe os objetos de decoração, as superfícies, depois coloque tudo no lugar.

Não cozinha deve-se limpar com mais cuidado os azulejos e piso com bucha e sabão. (Vai ser muito mais agradável em dias quentes) Nas paredes use pano úmido, e no chão se possível usar água mesmo. Na cozinha o importante é deixar tudo limpo, sem gordura para não acumular ainda mais poeira.

A limpeza mensal:

Alem de todo o resto, mensalmente é importante trabalhar mais os detalhes e pontos de difícil alcance. Arrastar os móveis para limpar em baixo e nos cantos, limpar lustres e luminárias, retirar quadros da parede e limpar com pano.

Os armários devem ser limpos por dentro, principalmente o da cozinha que pode acabar juntando bichos tipo caruncho. Os outros armários também, a poeira entra facilmente, e não se esqueça de deixar secar bem antes de guardar tudo novamente.

Limpeza anual:

Pelo que o livro conta, é que muitas famílias têm, ou tinham, o costume de fazer uma limpeza geral uma vez ao ano, e geralmente próximo das festas de final de ano. Então é hora de retirar as cortinas e tapetes, se a situação financeira permitir, retocar a pintura de alguns cômodos.
Image Hosted by ImageShack.us
Uma dica legal é colocar cravos dentro de armários e gavetas de roupa, alem do cheirinho bom que ele deixa, espantam as traças.

Dica importante, para pessoas do passado, aqui usarei até o texto do próprio livro, não faz sentido eu tentar explicar:

“Se você possui uma adega em casa, não se esqueça de arejar êsse cômodo de vez em quando. Se a luz e o calor podem prejudicar a conservação e o buquê de certas bebidas, o abafamento total e permanente também poderá prejudicá-las”.

Image Hosted by ImageShack.us

E são essas as dicas que a Vovó nos dá por hoje. Aproveite o sábado se quiser para começar a faxina, ou então sai de casa, vai aproveitar o parque. Faxina em casa em sempre bom fazer, mas tem dias que todo mundo precisa descansar.

Faça o que é melhor para você! Mas lembre que dentro de uma casa limpa é bem mais fácil fazer a limpeza interna e descansar a mente.

Bom sábado para todos!

BeijoTchau

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.

  • Muito útil esta dica de como limpar! A pessoa que vem aqui uma vez por semana dar uma limpada na casa tem o hábito de jogar agua e sabao em todos os comodos, senão acha que não limpou. Eu particularmente nao gosto, pois a vida útil de móveis esmaltados e de madeira reduz sensivelmete com tanta agua nos pés.
    Na cozinha é necessário uma vez por semana, concordo.

    Vou tentar persuadi-la . Parabéns pelo post e obrigada

    • Oi Sonia! Muuuito obrigada. Hoje em dia é difícil encontrar dicas para o dia a dia né? E até as avós estão tão modernas que não passam mais tanta informação do lar como antigamente. E nem sempre isso é bom, porque todo mundo vai precisar cuidar da casa em algum momento. =)
      Beijos

      • Jeane

        Adorei as dicas..

        Tenho 14 anos e fico responsavel pela arrumação da casa ja que minha mãe trabalha.

        E essas dicas me serão muito úteis :)

        Poste mais coisas seu site é mt legal