DIY de Natal – Embalagem e/ou cachepô em feltro

Outro dia olhando produtos de Natal pela internet, vi vasos/cachepôs de tecido vermelho e branco, fazendo um suspensório. Bem simples e eu amei, então olhei o preço. Para minha surpresa era uns R$100,00. Não sei o acabamento, e provavelmente era super bem feito, costurado e com um bom tecido (imagino eu né). Mas gastar todo esse dinheiro em um simples vaso de tecido não fez, e ainda não faz, sentido para mim. Prefiro usar esse dinheiro para presentear alguém. Ainda mais com um item de decoração que fica pouco mais de 2 meses a vista, e então é encaixotado para voltar a aparecer dali a alguns meses.

Sem falar que é muito gostoso produzir as coisas, ainda mais na época de Natal. Seja para enfeitar a casa ou para presentear alguém. Então decidi reproduzir a ideia toda dos cachepô, ter variações e opções. Aí saíram de vários tamanhos, primeiro um super longo e com suspensórios para colocar uma garrafa dentro e outros dois menores, podendo colocar vaso de planta, mini panetone ou um pacotinho de biscoitos. E aí dá para decorar a casa com eles ou até mesmo usar como embalagem de presente, porque vamos combinar que sai super barato e não é difícil de fazer.

Você vai precisar de:

  • feltro nas cores escolhidas
  • tesoura de tecido
  • cola de silicone – a vendedora disse que essa funcionava em feltro, e funciona, o acabamento fica legal, mas é preciso fazer pressão para aderir, se não seca cada um do seu lado e nada de secar juntos. E demora pra secar, não é instantânea. Fiquei irritada porque queria algo mais ágil, então fui para a boa e velha cola quente.
  • botões
  • régua
Passo a passo

  1. Comece cortando os tecidos nos tamanhos desejados. Para a embalagem de garrafa cortei o vermelho 32x35cm e o branco 35x10cm. Para os menores foi mais da metade dessa altura, aproximadamente 20x35cm. Mas aí depende do tamanho do que você vai colocar dentro. Se ficar muito alto, é só cortar a base para encurtar. E as tiras para suspensórios foram de 32×5,5cm.
  2. E aí é hora de começar a colar tudo. Primeiro fui fazer a “gola” branca, colando do lado de dentro, depois dobrando e colando do outro lado. Lembrando de deixar o lado com o corte mais bonito para o lado de fora, o corte tortinho e com rebarba, deixar para dentro.
  3. Então criei uma barra no corte da extensão lateral para ter um acabamento mais bonitinho e colei.
  4. Juntei os lados, deixando o lado do acabamento com barra pra fora e colei. Formou um grande tubo de feltro.
  5. E então foi hora de fechar em baixo. Primeiro juntei no meio, depois dobrei as pontas, igual faz embalagem de presente sabe? – tentei sem dobrar, mas ficou com as pontas pra fora na hora de ficar em pé.
  6. Para os suspensórios eu cortei duas tiras de feltro vermelho, dobre e colei pra ficar bonito e então colei nos locais certo e dei acabamento com os botões na frente.

Algumas dicas:

  • São enfeites os suspensórios, não vai tentar usar como alças né.
  • Se você for usar como cachepô e colocar um vaso dentro, lembre de colocar primeiro uma embalagem plástica para proteger o tecido. Coloque dentro antes do vaso e empurre para dentro para não aparecer. O importante é ele estar protegendo mais a base, ainda mais se o vaso for furado.
  • E claro, dá para colocar qualquer presente dentro que comporte, e vai ficar lindo em cima da mesa com balinhas ou bengalinhas vermelha e branca bem natalina.
  • A cola de silicone demora muito a secar e precisa deixar as partes com peso em cima para funcionar. Se você tiver com pressa como eu estava, não exite em pegar a cola quente! É bem mais rápido, apesar do acabamento muitas vezes marcar e ainda ter que ficar cuidando com os fios de cola que vão pegando no caminho.
  • E é claro, se tiver máquina de costura e habilidade, manda ver, vai ficar muito mais profissional com o tecido que quiser usar.

Mas é só isso aí mesmo, corta e cola. Enfeita e presenteia neste Natal <3.

Veja os outros DIY lindões  e super simples que já saíram no blog CLICANDO AQUI.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.