DIY – Móbile com as Fases da Lua

Já ensinei aqui a fazer um DIY de móbile de corações com fio e ficou tão lindo <3 Mas dessa vez decidi fazer inspirado na lua e suas fases. Se você não acredita no poder da lua sobre nós, deve concordar que ela é maravilhosa de qualquer forma. Parar para olhar a lua é um grande prazer em qualquer fase, com ou sem eclipse, toda branquinha ou até nas fases que ela fica com uma coloração mais rosada.

Falando em coloração, esse móbile pode ser da cor que quiser e for combinar melhor com o ambiente que você quer colocar. Pode ser com cinza, amarelo, rosa, azul, como quiser. Não se apegue ao preto ou ao cinza. Mas vamos ao que interessa, você vai precisar de:

  • Um pedaço de feltro
  • Tesoura de tecido
  • Um cordão ou barbante (eu usei aqueles corino usado em bijuteria)
  • Agulha e linha
  • Molde redondo (eu usei um de hamburguer)

Como fazer:

  1. Comecei cortando 7 quadrados para facilitar.
  2. Depois corteio redondo do molde para todas as fases da lua – Para marcar a linha, eu só fiz pressão com o molde e ele já marcou o tecido.
  3. E então nessa ordem: 1 rendondo inteiro.
  4. Dois redondos, menos uma barriga – usei a mesma forma, colocando um pouco mais para o lado para deixar o formato redondo certo – sim, dá pra fazer isso só uma vez e usar esse primeiro corte para a lua minguante.
  5. Duas meia luas – usei novamente o molde, deixando metade da lua (dã!)
  6. E por fim a minguante, deixando fina, mas o suficiente para conseguir costurar no fio.
  7. Com o fio em cima de uma superfície, distribui as luas, começando pela cheia bem no meio do fio e determinei o espaçamento das restantes conforme o tamanho do meu fio (deram cerca de 4 dedos entre um e outro).
  8. Então costurei a lua cheia, dei uns 2 pontos para fixar bem.
  9. E então fui costurando os pares seguintes – prestando atenção para espelhar as luas. E pronto!

Se você não quiser costurar tem sempre a opção de usar cola, mas é bom lembrar de prestar atenção na angulação na hora de colar pra não ficar esquisito na hora dependurar. E tem a opção de fazer um passador (igual de cinto) atrás da lua e então passar o fio por ele, mas nesse caso, se o móbile ficar encurvado, corre o risco de escorregar as luas todas para o meio.

Ah, se quiser, dá para fazer com folha dupla dobrando a quantidade e então colando ou costurando as luas, assim o feltro vai ficar mais firme. E se tiver o dom artístico, imaginei usar esponja e tinta para tecido e fazer as crateras da lua.

E aí é só pendurar onde quiser. Na cabeceira da cama, no quarto do neném, no cantinho zen, no escritório ou até presentear alguém!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.