Então é Natal…e o que VOCÊ fez?

É impossível chegar nessa época do ano e não olhar um pouquinho para trás (assim como é impossível não cantar essa música também). Passar pelos meses que se passaram, metas atingidas, o que não deu certo, o que foi inesperado, o que foi aprendizado, pequenos e grandes erros, arrependimentos do que fez e do que não fez.

Tente pensar em coisas que marcaram, conversas, pessoas, momentos, atitudes. Do que você realmente se orgulha? O que realmente marcou positivamente? O que marcou negativamente? Você encerra o ano melhor?

E é essa a pergunta mais importante para encerrar o ano que passou: Você termina o ano uma pessoa melhor? E não é financeiramente, não é nada material. É olhar para dentro, pensar no que você fez para seu corpo, para o seu bem estar, o que fez para manter a saúde física e mental. Se abandonou hábitos ruins, se começou hábitos bons, se melhorou a alimentação, se diminuir o ritmo da rotina, se abraçou o seu corpo.

E se no processo de avaliação encontrar erros e desejos de melhorar, liste isso. O desejo de cortar o refrigerante, de começar a semana com a segunda feira sem carne, de diminuir o consumo de bebida alcoólica, de criar o hábito de comer frutas, de cortar as frituras, de beber mais chá, usar menos antibiótico, de começar a meditar. E então comece sem esperar o primeiro dia do próximo ano.

Agora pergunte o que você fez pelo mundo? Pelo próximo? Reduziu o consumo de lixo, separou os recicláveis, guardou aquela embalagem para jogar no próximo lixo? Segurou a bituca do cigarro mais um pouco para não jogar no chão? Apagou as luzes e diminuiu o tempo de banho? Separou o que não usa mais para dar a quem vai usar e está precisando? Deu bom dia para o segurança do banco, o gari na rua, o seu vizinho? Ajudou alguém a atravessar a rua, a encontrar o destino que está procurando? Deixou algum preconceito de lado?Participou de alguma ação beneficente? Teve tempo para sua família, para seus amigos e colegas? Perguntou se está tudo bem com o intuito de saber realmente a resposta? Guardou aquele comentário que não seria bom para ninguém? Deixou de comentar em alguma matéria ou foto porque não tinha nada de bom a acrescentar? Cuidou de algum animalzinho? Doou ração ou tirou um da rua?

O que você pode fazer para ser melhor para o mundo e para os outros daqui para frente? É um período sem usar a internet? Reduzir algumas horas por dia? Comprar mais um cesto de lixo para casa para os recicláveis? Consumir os alimentos por completos e não jogar quase nada no lixo? Fazer compras menores? Criar um grupo e ter uma horta orgânica? Plantar árvores? Ter uma horta em casa? Deixar o abajur aceso quando for ler ou assistir TV e não a casa inteira? Ajudar ONGs com doação de ração, de dinheiro ou do seu tempo? Fazer limpezas semestrais e doar tudo que ficou parado? Participar de grupos de ações como sopão, orfanatos, asilos e tudo mais que tiver na sua comunidade?

O que você fez para ser uma pessoa melhor? O que você vai fazer daqui por diante? Para mudar o mundo é preciso mudar a si mesmo primeiro, ter respeito pelo nosso corpo, pelo próximo, pela terra. E se você está torcida para o próximo ano ser melhor, faça ele melhor, não fique esperando e só na torcida, combinado?

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.