Erros comuns de maquiagem

Tem tanto blog, vídeo, amigas, tias, pessoas que sabem maquiar, e ainda tem gente que erra, erra feio, faz de qualquer jeito, se odeia nas fotos, mas não para pra pensar que pode ser a maquiagem. Então vim aqui hoje listar os maiores erros, aqueles bobos que podemos consertar escolhendo o produto certo, mudando hábitos e dando atenção a alguns detalhes.

Sombra na sobrancelha

erros1

Com o avanço das tecnologias e desenvolvimento de produtos, temos muitas opções para cobrir as imperfeições das sobrancelhas, contornar, pentear e tudo que for necessário. Mas muitas vezes temos aquela paleta, ou aquela cor que nunca usamos, e então a brilhante ideia: É da cor da minha sobrancelha, vou usar essa mesmo!

Calmaê!

Pontos a considerar: tem algum tipo de brilho, cintilância nessa sombra? Se sim, NEM PENSAR! Você sabe enxergar as cores secundárias na cor? Sim, elas existem, algumas sombras mesmo em marrom simples, tem um toque de vermelho, outras de verde e isso precisa muito combinar com a cor da sua pele. E para ver isso, você vai precisar ter uma boa iluminação na penteadeira e conseguir enxergar com o produto na pele. Se tem alguma dúvida não use de forma alguma.

Opte sempre por produtos específicos se não tem tanta certeza da sua cor correta. Esses lápis de sobrancelha universais são realmente para todos. Das mais clarinhas, as ruivas, as tingidas e morenas. Eles são perfeitos para cobrir imperfeições, pequenas falhas e até dar um contorno.

Se encontrou uma marca que tem uma linha para sobrancelhas, teste as cores antes de comprar, peça ajuda a vendedora e tenha certeza que ele serve mesmo para você.

Base na cor errada

erros2

Quando for comprar uma base não veja a cor na parte interna do antebraço, nem mesmo nas costas da mão. A pele ali é bem mais clara que o restante, e a mão está sempre exposta a luz solar, é mais escura.

E aonde conferir a cor certa da base? No colo! Isso mesmo, bem na região do peito, b, onde fica o colar. Então teste a cor ali sempre! Para enxergar melhor, passe no osso da mandíbula, bem no canto de baixo da bochecha, olhe no espelho e confira se o colo bate com o rosto.

Carimbo de sombra

erros5

Quarteto Coleção Tropical Avon

Sei que muita gente não investe em pincéis e prefere usar aquelas esponjinhas que vem dentro da paleta para passar a sombra, mas aí pega o produto e só dá umas passadinhas em um lugar só, sem espalhar, sem trabalhar o contorno, sem mesclar as duas cores. E fica mais ou menos assim, ficando ainda pior com sombras mais escuras:

erros10

E fica horrível gente, quando você pisca, parece que carimbou a pálpebra. Mesmo com as esponjinhas dá para fazer um trabalho melhorzinho e ter essas cores misturadinhas bonitamente. Olha só, com a mesma esponjinha, usando um lado uma cor e no outro lado a outra cor, subindo um pouco acima do côncavo, mas ali esfregando suavemente a esponja para espalhar e suavizar a linha, depois quando entrei com a segunda cor, no meio eu misturei as duas, como se mistura uma comida mesmo, mas com movimentos de vai e vem bem curtos:

erros11

Não requer muita habilidade nem tempo, então não tem desculpa para deixar a sombra reta e sem graça – sem falar em feia. E ainda com um dedo dei uma batida na sombra iluminadora e passei levemente abaixo das sobrancelhas e no canto interno, para dar um brilhozinho.

Batom nos dentes

erros6

Dia de usar batom vermelho, cor forte, aí você vai lá, capricha no contorno, reforça o produto várias vezes para pegar bem na boca e sai assim mesmo. Depois de umas horas alguém bem amigo avisa: tem batom no seu dente. Há quantas horas ele tava lá?

O truque é, logo que terminar de passar seu batom escuro é colocar o dedo na boca, o indicador mesmo, como se estivesse chupando um pirulito, faça o bico, carimbe o dedo e pronto. Como na foto, é aquele produto ali que sujaria os dentes!

Pincéis sujos

erros7

Mesmo com tantos videos e blogs de maquiagem, ainda tem gente que não lava os pincéis nunca, vai usando, deixando jogado e aplicando todo tipo de produto em cima de produto.

E isso é sério gente! É perigoso para você, para sua pele, para seus produtos que podem ficar infectados e por aí vai.

Então a cada 15 dias ou no mínimo uma vez ao mês, tire um tempo para higinizar cada um, use esses produtos em spray prontos, lave com shampoo infantil, da forma que preferir, deixe secar naturalmente e pronto. Mas nunca deixe sem lavar por mais de um mês.

E já tem posts por aqui no IF ensinando: esse é com um acessório que encontrei em loja de pincel de artesanato e tem esse (bem antigo) lavando na pia normalmente.

Pó translúcido em excesso

erros8

O maior erro das famosas que todo mundo tira sarro, mas faz igual. O pó translúcido é um iluminador, usamos em alguns pontos do rosto para iluminar quando bater uma luz, com o flash da câmera fica ainda mais forte. Então usou em excesso, vai aparecer dobrado. É lindo usar, quando você sabe a quantidade, os pontos certos e consegue trabalhar ele bem para não ficar um bloco de pó em pontos da pele, sem suavizar, tipo o carimbo de sombra que falei ali em cima.

Boca seca

erros9

Hidrata o corpo inteiro, o cabelo, as mãos de duas em duas horas, o rosto pela manhã e a noite e os lábios? Nunca? Olhe bem pra eles, estão brancos e rachados? Então é hora de cuidar disso. Se não quer fazer um tratamento completo com exfoliação e tudo mais, ao menos compra um hidratante e ande grudada a ele, passe várias vezes ao dia. Tenha um na mesa do trabalho, um na bolsa, um ao lado da cama, um na casa do namorado, um no carro, na mochila dele e nunca deixe de hidratar.

E tem muita opção gente, lá na farmácia mesmo. É só olhar a sessão de produtos de beleza ou lá direto no caixa. Tem com cheiros diferentes, tem sem cheiro, tem manteiga de cacau caseira, tem nacional, tem  importado, tem pro verão e tem com cor, pra deixar com cara de saudável.

E você, o que acha errado na maquiagem?

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.