Existe dieta no frio?

Sim, existe sim!

“Ah mas no calor é gostoso de comer fruta, tomar suco gelado, beber mais água, salada? Hmmm bem mais gostoso nos dias quentes!” Sim , concordo muito com esse argumento, sem falar no fato de quê desejamos comer bem mais nos dias frios para acumular gordura e nos proteger de bater os dentes. Mas o frio vira muito mais uma desculpa para as pessoas perderem a linha. Pode reparar por aí: Ah, vou comer feijoada no buffet de segunda feira porque tá frio né; ah, vou comer essa sobremesa com calda quente de chocolate porque eu mereço e vai aquecer; não vou beber cerveja hoje, mas um choconhaque vai bem pra esquentar; tá frio pra ir ao mercado, então vou pedir uma pizza quentinha mesmo, e por aí vai. Tudo vira desculpa, a segunda começou difícil, então prolonga a alimentação louca do final de semana, o final de semana começa na 5ª feira com festinhas e happy hour.

E a atividade física? Ah, tá frio pra ir até a academia, ah, tá frio pra caminhar, tá frio para fazer natação.

Pare de procurar desculpas de que no frio não rola e tenha força de vontade pra não chegar na primavera desesperada por dietas detox que recuperem o frio enfrentado!

giphy (17)

Então conheça seu paladar, se salada fica mais difícil acompanhar no almoço, siga então para uma porção de legumes refogados e quentinhos, busque sopas e cremes que aquecem a alma, mas que não seja a sopa da vó cheia de batata e macarrão ou o creme cheio de creme de leite e manteiga. Prepare-se com uma variedade grande de chás, tenha os favoritos sempre a mão, ame seu café quentinho e prepare ele ainda com mais amor. Busque comidas quentinhas mais saudáveis que te façam feliz sem sentir culpa logo em seguida. Por exemplo, eu amo mingau, mesmo! Então preparo ele cheio de amor, coloco banana ou morango, tempero com mel e canela, salpico chia e outro cereal que meu corpo vá amar. Não gosta de mingau? Tudo bem! Aprenda a preparar outras bebidas e comidas gostosas e que sustentem, um chai latte, capuccino leve, café com leite, vitamina de frutas, tapioca. Se não é fã das sopas tradicionais, busque novos sabores e misturas boas para seu paladar, use temperos, pimentas, ervas, bata uma de legumes no liquidificador, corte em pedaços menores, enfim, busque o melhor resultado para você e tenha prazer em comer sua sopa quentinha. E pense que uma bela macarronada esfria em cinco minutos em dias frios, então nem vale a pena comparar os pratos, já que a sopa consegue manter melhor a temperatura.

E quanto as atividades físicas, mude e adapte-se! Pratique exercícios em casa mesmo, encontrei uma série legal de exercícios, use um aplicativo e use um espaço por aí mesmo, dance uma playlist feita com suas músicas favoritas, assim não precisa se deslocar até algum lugar e depois voltar pra sua casa. Ou então saia sempre de casa com a bolsa de academia pronta. Crie pequenas metas e vá cumprindo, por exemplo: essa semana vou fazer exercício todos os dias, nem que seja depois das 22hs na sala de casa mesmo; essa semana vou fazer no mínimo 1 hora de atividade física; essa semana vou usar somente as escadas além do exercício e assim vai. Aposte com você mesma e nem pense no frio, agasalhe-se e esquente o corpo movimentando ele!

giphy (18)

Seja forte nas tentações que aparecem a frente, sei que no inverno pessoas brotam do chão vendendo pão de mel, pão de queijo, pão caseiro, broa, brownie, bom bom e assim segue. Tenha um lanche sempre na bolsa e não gaste com esses itens, assim fica bem mais fácil considerando que você já gastou com esse lanche que está ali guardadinho para você! E se precisar, peça ajuda para as pessoas a sua volta, junte as colegas da faculdade ou do trabalho, porque em grupo pode ser muito mais fácil se unido ou muito mais difícil se você está sozinha nessa batalha!

Não encare como dieta ou regime, encare como alimentação e seja feliz com ela, não dificulte enchendo de pensamentos ruins, colocando dores, dificuldades, desejos e criando abstinência de itens que na verdade você nem tinha o costume de comer. E assim, o inverno pode ser delicioso, com comida boa sim, mas sem peso na consciência!

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.