Funções de esposa e de marido

Estamos em 2015, estou casada há quase 2 anos já e esses dias depois de alguns questionamentos da minha sogra fiquei com uma dúvida e o diálogo fica rodando em minha cabeça sem parar.

Quando você se casa, quais são suas obrigações na vida dele? Ou dela? Zelar pela saúde, cuidar quando um está com uma gripe, mal estar, indisposição, até mesmo de ressaca, fazer pequenos agrados, ligar, se preocupar. Mas qual o limite?

giphy

O que quero dizer com isso é que no caso em questão ela questionou se eu não marquei médico para ele. E eu sou convicta de que isso não é minha função ou obrigação, disse a ela que não, que é ele que deve marcar, ele tem o conhecimento dos médicos dele e ele tem os horários dele. (e completei que sou muito nova para ter filho desse tamanho, okey, ela insistiu)

Nós conversamos sim sobre a saúde um do outro, frustrações, problemas, preocupações, conversamos sobre tudo mesmo, até aqueles pontos mais desconfortáveis que exigem muita intimidade. Quando percebo algo errado comento com ele, oriento a procurar o médico, questiono de vez em quando, mas não sou de ficar no pé e muito menos de fazer pelos outros sabe? Não sou assim em nenhum momento da vida, não tiro o tenis que ficou no lugar errado por ele, ou a toalha que foi esquecida na cadeira. Essa é a verdade, não quero que ninguém faça as coisas por mim, assim como não quero fazer pelos outros. Não quero que ele ligue para minha ginecologista para marcar minha consulta de rotina ou para meu oftalmologista. Não cabe a ele, a não ser que eu esteja de cama e seja necessário ligar por uma questão de emergência entende? Assim como ele não precisa guardar as minhas maquiagens que ficaram pra fora depois de uma produção ou a roupa usada no final de semana que foi acumulando em cima do baú.

Sou egoísta em pensar assim? Talvez sim. Talvez não. Pra mim é o mais certo, eu não quero que ele seja um dependente de mim, já vivemos junto, compartilhamos nossa vida, tarefas de casa, contas, mas acredito que em certos pontos cada um deve zelar pela sua, seus objetos, sua saúde, seus compromissos.

E isso não quer dizer que eu não me preocupe com ele, com sua saúde e não enxergue quando algo está errado. Muito pelo contrário, sempre vejo bem antes quando algo está não está normal, comento e conversamos.

E com isso tudo, me veio essa pergunta que deu o título do post de hoje: Qual é a função/obrigação de esposa/marido? Os anos se passaram e a mulher não fica em casa 100% a disposição, colocando tudo no lugar, limpando cada superfície e deixando a janta prontinha para o horário que o homem chegar.

giphy (4)

Nunca quis ser como muitos pais que vi com o passar dos anos, de mulheres que não sabem o valor de uma conta de luz porque é o homem quem cuida disso ou de um homem que não tem o telefone de nenhum médico porque a mulher é quem cuida disso e só avisa quando será a próxima consulta, ou pior, acorda e tem seu pratinho de medicamentos ao lado de seu café e ele nem sabe o que está ingerindo.

Acho que muitos casais confundem, ao começarem a dividir a vida, entre ser mulher e ser mãe, ser marido e ser pai. E acho isso realmente assustador. Ver a mulher mandando no homem como se ele fosse uma criança burra ou incapaz: guarde suas roupas, coloque o copo na pia, vá lavar as mãos, coloque uma blusa para sair, arrume sua cama, etc. Sinto vergonha pelo homem de ter arranjado mais uma mãe e não uma companheira. Ou ver o homem que começa dizendo que faz de tudo por ela, e acaba lavando suas calcinhas, aprendendo a cozinhar, com a desculpa de que ela não sabe fazer nada, nem mexer na máquina de lavar ou preparar um arroz. Sempre falo, não sabe, não é feio. Aprende!

E pra mim, ser esposa (ou marido) é isso, companheirismo. Ficar ao lado de um marido de cama febril levando água, é lembrar que a roupa não vai para o armário sozinha, é reclamar de algo que não gostou somente para ele, não na frente de uma platéia para rebaixa-lo e fazer ele se sentir menor. É ver que ele tá mancando e lembrar pelo menos uma vez ao dia de marcar o médico e perguntar o laudo após a consulta e lembrar dos cuidados e orientações médicas durante o tratamento. É preparar alimentos saudáveis porque o exame de sangue não estava bom, mas sem ficar falando que ele não vai comer, não vai beber, não vai isso ou aquilo.

giphy (2)

Ninguém é dono de ninguém, fazer escondido é mais gostoso, e ter um chefe na sua vida cansa e voltar pra casa cedo vai ser adiado porque não quer chegar para ouvir lamúrias, reclamações e alguém mandando viver a vida do jeito certo (na cabeça dela).

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.