Ideias para homenagear os ausentes no casamento

É um dia de muita alegria, dessas que não existe meio e fim. É um dia que envolve muito amor, pessoas que amamos reunidas e a união com a pessoa que escolhemos passar a vida ao lado. Mas tem muita gente que passou por nossa vida que seria um sonho que estivesse lá, que amamos tanto que ainda queremos homenageá-la de alguma forma. E não precisa ser algo explícito para todos, pode passar despercebido pela maioria das pessoas ou ficar só no seu coração.

Mas primeiro é preciso fazer algumas perguntas: Quão aberta está a ferida? Quanto de atenção você quer a homenagem? O que seria apropriado para essa pessoa?

Pensando nisso, separei algumas ideias simples e bonitas para criar essa homenagem ao seu jeito, ao formato do seu casamento. E tem ideia também para ausente que estão vivos, é claro, que por algum motivo não puderam estar no casamento.

1 – Pingente com foto – buquê, lapela, pulseira

Foi a minha escolhida, então tive em meu buquê um pingente com a foto dos meus pais. É simples, mas estavam comigo a maior parte do tempo.

homenagemcasamento1

O pingente você pode encontrar nessas lojas de peças para bijuteria, depois é só imprimir uma foto do tamanho certo, recortar e colar. Entregue o pinjente para quem for fazer o seu buquê e dê as orientações para ele ficar preso a fita a mostra.

Se for para o noivo, o pingente por ir preso a lapela. Se o seu buquê não permitir prender algo, porque é apenas um flor ou será em cascata, dá para pensar em prender a pulseira que vai usar também.

2 – Foto em uma mesa especial

homenagemcasamento2

Na mesa de doces, ou em uma mesa que separou para colocar alguns porta retratos com fotos do casal, da história ou do ensaio. E em um cantinho fofo, e porta retrato diferente, a foto de quem já partiu.

3 – Música

Essa homenagem vai ser percebida somente para quem conhece bem, se era a que sua avó cantarolava na cozinha ou a que você dançou com seu pai quando criança. E é para cantar junto, bem alto, claro, se for o caso da música.

4 – Cadeira reservada

homenagemcasamento3

Uma cadeira na cerimônia na primeira fileira com a foto. Dá para ter somente a foto ou colocar uma plaquinha explicando o assento especial e reservado.

5 – Uma vela

homenagemcasamento4

Ou ainda, uma vela mais grossa e bonita, decorada, um canto especial, pode ter o mesmo quadrinho da mensagem, não precisa nem citar nomes dos falecidos, mas uma frase falando de amor, de saudade, o que mais tocar os noivos.

6 – Rosa branca

Eu acho essa ideia linda e a rosa pode estar em um canto especial ou até no buquê, na lapela. Ou ainda um cantinho com as 3 opções: quadrinho, vela e rosa.

7 – Bebida ou comida favorita no cardápio

A pessoa tinha uma bebida que amava? Tipo café com creme? Ou ainda milk shake? Ou era uma comida, tipo ovo mole, bolo de coco, cocada? Pense em um jeito de ter a opção no cardápio. Poucos vão entender a homenagem, mas vão ver que a ideia foi diferente. Talvez alguns parenes até comentem que fulano que gostava muito de comer isso.

8 – Pedaço de roupa bordado a sua

9ea54ef60bc7b5f11786a0d220fee509

Ainda tem alguma roupa da pessoa guardada? Recorte um coração dessa peça de roupa e borde por dentro de sua roupa. Serve tanto para o vestido de noiva como o terno do noivo.

9 – Jóia

Um brinco, colar, anel ou um relógio. Se tem alguma peça que você ama e que deve combinar com a produção do dia, use ela como homenagem. Ninguém precisa ficar sabendo, mas a homenagem estará lá com você.

10 – Soltar balões brancos, ou pombas

923b394d9fcc3a2b998ddfe692a88e88

Em um momento especial da cerimônia (se for ao ar livre) libere uma pomba branca (ou quantas quiser), ou se preferir, balões brancos soltos ao vento por vocês, os padrinhos.

11 – Mesa de shot ou charuto

homenagemcasamento5

Calma, é um brinde, vale a ideia da bebida favorita, se era um whisky ou até uma tequila. Tenha uma mesinha com uma garrafinha e copinhos, coloque uma placa e a foto do homenageado pedindo um brinde e um gole.

12 – Máscara do ausente

Se a pessoa está morando fora, não pode chegar para o casamento, tenha um foto impressa, um boneco desses de papelão, e faça aparecer em várias fotos, depois mande para a pessoa que não pode ir.

Quanta ideia simples e bonita né? Então dá para homenagear quem foi que você perdeu, irmão, pais, avós, tios, amigos, padrinhos ou até quem não pode ir mesmo. Mas lembre-se que esse não é o foco, não é dia de tristeza, de choradeira da família. Então é preciso pensar bem como será a homenagem para ser sincera, simples, significativa, mas que não vá roubar a cena e virar o foco do dia, okey?

E pra terminar o post, esse video maravilhoso que eu vi há tempos. Nos EUA é bem tradicional a dança de pai e filha durante a recepção, e neste caso, o pai da noiva tinha falecido há pouco tempo, então o irmão da noiva preparou a homenagem mais linda (que só de escrever os olhos enchem de lágrimas) que eu já vi. Ele gravou cantando “Butterfly Kisses” e então ela dançou a música que seria com seu pai com os homens importante: seu avô, seu irmão, outro irmão e então seu sogro.

Lindo né?

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.