Limpando a geladeira

Sim, de vez em quando é preciso tirar tudo de dentro e fazer a faxina na geladeira. Se você tem uma geladeira nova e super moderna, maravilha, não precisa desligar e esperar o gelo soltar pra você limpar tudo direito. Se não, bom, é melhor seprar uma manhã ou uma tarde pra fazer tudo isso. Escrevi um passo a passo:

(Se você não precisar descongelar, vá para o passo 3)

1- Desligue (dentro na geladeira, geralmente na primeira prateleira tem uma rodinha da temperatura e antes do mínimo tem a opção desligada).

135780_1723

2- Não feche as portas, se for esperar um pouco para começar, coloque um pano bem dobrado impedindo as borrachas de fecharem.

3- Encontre isopor e bolsa térmica para armazenar os itens mais importantes que perdem temperatura rapidamente, como os derivados de leite e frios. E se tiver muito calor, melhor colocar os itens do congelador também.

4- Faça uma limpa nos produtos estragados e vencidos – não sei vocês, mas surgem potes de azeitona que nem comemos normalmente em casa.

5- Hora da limpeza.

6- Tire uma por uma as prateleiras e lave com detergente e água mesmo. esfregue bem, ainda mais se tiver alimentos grudados e derramados. Deixe escorrendo e siga para a seguinte.

7- Tudo que der para desmontar da geladeira aproveite para retirar e lavar na pia ou no tanque. Recipientes na porta, porta-latas, porta-ovos, gavetas, etc.

8- Com tudo lavado e escorrendo, hora de limpar por dentro. Como não dá para ficar enxaguando, eu prefiro usar um pano úmido para limpar, depois algum produto multiuso com álcool para limpar bem.

9- Use um pano de prato limpo e seco e passe por dentro da geladeira para verificar se está tudo seco. Depois seque bem tudo que foi lavado e vá colocando tudo em seu lugar.

10- O congelador pode ser mais chatinho se houver gelo, mas logo eles começam a soltar e com uma espátula (essas de silicone ou plástico de frigideira teflon, NUNCA, JAMAIS, use faca ou qualquer metal para raspar e soltar okey?). E então é só ter um balde perto e ir jogando lá dentro. E então secar bem no final para demorar mais para formar gelo.

11- E então é hora de organizar tudo de volta para dentro. Aproveite para separar as seções corretas no congelador (coloca no google imagens: organização de congelador. Tem muita imagem legal orientando bem quem não sabe ainda).

Ligue uma música e termine tudo, nada de desistir pela metade. E lembre-se, quanto mais demorar para limpar novamente, mais trabalho vai dar. Então tente tirar um tempo entre um mês e outro para a faxina. E se fizer isso em duas pessoas, vai ser ainda mais rápido.

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.