da casa

Listando – Como deixar a casa mais agradável

home

Sei que tem muita gente super organizada e que não deixa um copo sujo em cima da pia, que não deixa uma blusa jogada por aí, mas saibam que vocês são minoria. E esses dias me peguei pensando na bagunça que vai se acumulando na casa e por maus hábitos que temos no dia a dia. Baseado nisso, e na nova linha que quero seguir pelo menos em meu canto, criei uma lista de coisas para se fazer para deixar as ambientes da casa mais agradáveis. Se não nos sentirmos bem em casa, na sala ou no quarto, não tem muito mais para onde ir ou fugir para relaxar e recarregar as energias.

1 – Arrume sua cama

Mais uma vez, sei que muita gente já tem esse hábito, ou tem alguém que vai fazer isso por você logo que sair do quarto, mas para quem não tem, um dos segredos mais simples é deixar a cama ao menos ajeitada. Esticar a manta que fica por cima de tudo, alisar tudo, sem deixar lençol, pijama e roupas emboladas por baixo.

Instantaneamente o quarto fica com uma cara melhor e você já vai sentir um relaxamento mental de estar em um lugar arrumado.

2 – Pare de jogar as roupas

Eu e muita gente por aí tem a simples mania de tirar uma peça de roupa e jogar em algum lugar do quarto – no cabideiro, na cadeira do computador, no baú, na porta do armário, na estante – pra pensar se vai usar novamente, se vai para lavar ou se vai ficar na pilha que já se formou por ali. Não, você não vai se lembrar dessa roupa até que decida mexer nesse monte de roupas e por indecisão do que ela está fazendo ali, vai tudo para o cesto de roupas sujas.

Então, se tá indeciso, volte a peça para o armário ou já coloque no cesto de roupas.

3 – Pare de deixar tudo jogado

Um hábito muito comum das pessoas é chegar e jogar as chaves em um lugar, pendurar a blusa na cadeira no meio do caminho da casa, tirar os sapatos no primeiro lugar que vai se sentar e a bolsa na maçaneta do corredor.

É muito simples ter o local certo para cada item. Comece com um lugar comum da casa de colocar as chaves e carteiras, seja pendurar próximo a porta ou um potinho na entrada de casa. E para os sapatos e bolsas, vá até o quarto, coloque a bolsa no lugar certo e coloque o sapato um pouco para arejar fora do armário e já coloque seu chinelo ou pantufa se for esse o caso.

4 – Abra as janelas

Ao levantar da cama crie o hábito de abrir as janelas, trocar o ar da casa, renovar as energias, tirar o cheiro de casa fechada, o cheiro da comida feita no dia anterior e tudo isso.

Nem que seja enquanto você se arruma para sair, caso tenha medo de deixar tudo aberto por medo de ladrão ou chuva.

5 – Tenha sempre algum verde

Aqui em casa não pega nada de sol então todas as tentativas de ter flor, horta ou até violeta foram por água a baixo. Então a solução foi ter pequenos cactus. Sem falar que são super fáceis de cuidar e manter.

Independente da crença de energias, ciência ou beleza, plantas na casa dão um ar de conforto, nem que seja um simples vasinho ou pequeno arranjo no centro da mesa.

6 – Áreas de transito devem ser livres

Nada de banquinhos, brinquedos, pedras, tapetes dobrados, calçados ou tudo que faça você tropeçar e ficar super irritada porque tem coisas no meio do caminho.

Andando normalmente ou na correria porque está atrasada, o que mais irrita em casa é ter o caminho impedido por alguma coisa no chão, então se o calçado for ficar pra fora, coloque sempre em algum canto que não irá atrapalhar a circulação.

7 – Tire um dia da semana para colocar as coisas no lugar

Correspondência que vai ficando por cima, papéis de banco, sacolas, canetas, fones de ouvido, carregador do celular, enfim tudo que durante a semana vai migrando do bolso, da bolsa, da mesa, pra outra mesa, pro sofá, pra pia do banheiro até a hora que você já nem sabe mais onde está.

Você precisa separar algum momento pra colocar tudo no lugar certo, caso contrário vai perder as contas e o dia de pagar, o fone vai estragar ou vai ficar perdido em baixo da cama e por aí vai.

8 – Tenha compartimentos para coisas importantes

Mesmo que você não seja organizada, tenha pelo menos uma porta de armário ou gaveta para coisas importantes.

Marque uma pasta para documentos importantes e de fácil acesso como cópia autenticada de documentos, documentos de pouco uso, certidões e coisas do gênero. Nesse mesmo espaço tenha chaves reserva do carro, da casa, do escritório.

9 – Deixe a casa perfumada

A casa geralmente fica com cheiro bom logo após a limpeza, no dia seguinte já não tem cheiro de nada. E nós podemos relaxar o corpo e a mente só com um cheiro agradável em um ambiente. Pode ser incenso (eu não sou adepta), pode ser óleo aromático, vela, spray para casa ou até pingar gotinhas de um aroma favorito em locais específicos, como as almofadas do sofá ou a manta.

10 – Sempre que possível asse comida no forno

Pode ser um bolo, uma torta, biscoitos ou uma carne, o cheiro de comida no forno dá uma alegria no mesmo momento, principalmente com bolos simples.

Só não vale queimar, aí as janelas vão ter que passar a noite abertas para aliviar um pouco.

Sei que muitas coisas parecem bobas, outras parecem manias de gente com TOC, mas são pequenos hábitos, são coisas simples que podemos mudar no nosso dia a dia para nos sentirmos bem quando chegar em casa e dar boas vindas para aqueles que recebemos, mesmo que por algumas horas.