Livro – Minhas Plantas – Jardinagem para todos

Já não é novidade pra ninguém que eu amo plantas né? Já teve post ensinando a fazer um jardim de suculentas na gaiola, mostrando as plantas na minha casa, o que eu aprendi cuidando de plantas, livro importado, vasos criativos, vasos de bichinhos, jardim de fada e tantos outros que já nem lembro direito mais. Sem falar que meu Instagram é bem verde e vira e mexe mostro meus passeios por aí, planta dos vizinhos, passeios por lojas de plantas ou novas aquisições. É um amor que cresce a cada dia, uma paixão, um aprendizado e novos sonhos que vão sendo construídos em cima disso.

E faz tempo que olho livros de plantas e jardinagem. Comprei um de plantas indoor e contei sobre ele aqui e sobre as deficiências. Livros velhos e antiguados, livros dedicados a paisagistas, outros só para arranjos de flores, outros que são só um catálogo, sem grandes informações, sem teoria de nada. Aí saiu o livro da Carol Costa, este que venho contar melhor para vocês. Minhas Plantas – Jardinagem para todos (até quem mata cactos). Isso mesmo, até pra quem diz que não tem mão verde, que só pode ter planta artificial.

No começo da minha vida com plantas eu matei cactos e várias suculentas. Misturava espécies muito opostas no mesmo vaso, colocava muita água ou quase nenhuma, deixava no meu quarto que não tem nada de luz direta e a indireta é reflexo do predio da frente. Matei um cactos que eu amava porque ele apodreceu de dentro pra fora e eu não tive tempo de tentar salvar. E esses assassinatos não me fizeram desistir dessa paixão sabe. Eu sigo aprendendo, buscando informação, inspiração, conversando e observando melhor as plantas que tenho em casa. Eu sempre soube que era minha terapia, meu momento de paz, um compromisso diário de olhar de perto, ver pequenas mudanças, crescimentos, folhas, flores, pragas, terra e amor.

E pegar esse livro é ter alguém tão apaixonada por plantas como eu, só que com muito mais informação. E a informação não é aquela que o pessoal aprende na faculdade, termos técnicos e nomes que não vamos aprender e decorar sabe? Tudo escrito de amiga pra amiga. E se você já assistiu a Carol no GNT ou viu ela no YouTube, tem muita parte que é como se ela tivesse falando na sua cabeça, o jeitinho de escrever.

Cada vez que eu sentava para ler mais algumas páginas eu fechava e abraçava o livro no final. Abraçando o livro e a Carol, por colocar no mundo as informações mastigadinhas, processadas, com adubo, com minhoca, florida.

O livro é dividido em 8 partes. A primeira, a mais completa e minha favorita com tudo sobre as plantas, nutrientes, necessidades, pragas, bichinhos amigos, luz, plantio, cuidados, vasos e tudo que você pode imaginar. E então nos capítulos seguintes ela separou por suculentas, plantas que amam sol, plantas pra menor quantidade de sol, plantas para dentro de casa, hortas, orquídeas e plantas lindas que têm grandes utilidades.

Tá tudo nesse livrão lindo, bem escrito, bem diagramado e com fotografias maravilhosas. E tudo que eu achava que teria nos outros livros que tinha olhado tem nesse. Saber melhor os nutrientes que as plantas precisam, tempo para adubar, troca de vaso, tipos de vaso e o que cada um tem de particularidade, pragas e bichinhos amigos (sempre que entra uma joaninha em casa eu pego e levo pra minhas plantinhas agora).

Eu eu li tudo sim. Achei melhor ler tudo primeiro, aprender por cima nessa primeira leitura e depois ir buscando as informações que eu sei que tem e poder colocar em prática. Mas é meu livro favorito na estante agora <3

Compra ele aqui já:

 

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.