Maquiagem é uma ferramenta

Muito se engana quem acredita que maquiagem é bobeira, frescura, um gasto. Que vê como perda de tempo, um tempo longo na frente do espelho, reposição de um produto querido, ansiedade por um produto novo que promete milagres. E quer saber, vim falar um pouco do poder da maquiagem!

Começando com algumas frases bem comuns no dia a dia das pessoas, homens e mulheres – mas mais para mulheres, é claro: “Nossa, como você está pálida”, “Você está bem?”, “Tá doente?”. E talvez o dia até não tenha começado bem, pegou a roupa errada, o cabelo não quer abaixar, o olho decidiu não desinchar, acabou o café, perdeu despertador, não deu tempo de passar um hidratante, uma maquiagem. Mas no geral não tem nada de errado, nenhuma gripe ou mal estar. Só que ouvir uma pergunta dessa assusta, porque pensamos “ué, como assim, não tem nada de errado comigo”, e aí a auto estima dá aquela abaixada, isso se já não estava lá em baixo. Repassamos os minutos do dia, procuramos uma causa para tentar encontrar o que te deixou assim, tenta até encontrar uma doença ainda não diagnosticada. 

Para muitas situações comuns do dia a dia o cuidado com a beleza, com a aparência é uma ferramenta importantíssima. É se sentir melhor, é passar uma mensagem, é dar auto confiança, é esconder uma olheira de uma noite mal dormida, uma espinha que veio no lugar errado em um momento importante. E não é futilidade ou bobeira.

A maquiagem passa uma mensagem, pode ser artística, pode ser um simples batom vermelho. Mas basta passar uma máscara abrindo o olhar, corar as maças do rosto com um blush e dar cor aos lábios com um batom simples. E a mulher melhora sua postura, sua confiança, sua presença. E cada maquiagem vai representar cada fase da sua vida, cada momento. 

Então ela é sim uma ferramenta, de empoderamento, um trabalho artístico, uma forma de expressão, de terapia!

Sendo assim, antes de julgar uma bolsa com 3 ou mais cores de batom, pense que cada um ali está ali por uma causa: como me sinto hoje, que cor vou passar? Ou até aquela mulher que dedica muito mais tempo na maquiagem, porque aquilo pra ela é importante. 

Conheço uma mulher que vive produzida, ela gosta assim, então as maquiagens diariamente são mega elaboradas, com pele, contorno e olho super maquiado. Quando vai a praia entra no mar e ao voltar para o guarda sol, retoca tudinho, ali na areia mesmo. Acorda mais cedo todos os dias para se produzir e tem uma super necessaire para levar dentro da bolsa e poder retocar o que sair do lugar ao longo do dia. É empenho? Pra muita gente é, mas pra ela é um prazer, é como se sente bem. Então não cabe a ninguém julgar ou ficar tentando interpretar e criticar.

E se você acordou esquisita, já te perguntaram se está bem, bom, pegue sua necessaire, dê um pulo até o banheiro e dedique 5 minutos na frente do espelho cuidando de sua imagem. E você irá se sentir melhor e vai sair dali como se tivesse entrando nos holofotes, cheia de poder!

E se tiver se sentindo bem toda natural, passe seu hidratante e protetor solar e seja feliz também. O bom da vida é se sentir bem, seja toda produzida ou de cara lavada.

E homens que entraram para esse mundo da maquiagem para se sentir bem, passar mensagem, se expressar, bem vindos <3

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.