Meus lugares favoritos em Curitiba

Nasci aqui e sou apaixonada pela cidade. Moro em uma região incrível e que posso fazer muita coisa a pé, e também tenho fácil acesso a ônibus de linha e de carro tudo fica perto por aqui. Mas amo mesmo fazer tudo a pé, observar as pessoas, as casas e prédios, ver vitrines de pertinho, reparar em jardins e flores por aí. Tem todo um encanto! E mesmo não sendo lá muito seguro, aprendi a me cuidar para não correr riscos e continuar andando por aí.

E nisso tudo, separei meus lugares favoritos na cidade e vou falar um pouquinho sobre cada um deles:

XV de novembro

Mais uma foto do por do sol na timeline. 🌆 #curitiba #curitibacool #curitibacult #curitilover #sunset #pordosol

A photo posted by Mari Medeiros Utko (@marivmedeiros) on

Para mim é sempre um grande evento e expectativa ir para o centrão. Geralmente pego o ônibus biarticulado perto de casa, desco na estação central e vou subindo a pé pela XV inteira. Resolvendo o que preciso resolver, entrar em uma loja aqui e outra ali, músicos, vendedores, lojas de cosméticos, lojas de 1,99, confeitarias e muita gente.

É sempre uma loucura, porque é um misto de gente correndo no intervalo de trabalho, gente que foi até lá para uma consulta médica ou ao banco e os que como eu, estão passeando, passando o tempo ou fazendo compras.

Gosto de acumular atividades ou coisas que preciso fazer e será mais fácil na região, assim vou de uma vez e passo mais tempo andando por tudo.

Na XV de novembro mesmo, ou popularmente Calçadão da XV tem as grandes lojas de departamento, várias lojas de cosméticos com preço melhor que nos bairros e nos shoppings, lojas para comprar bugigangas de casa e coisas baratas e então nas ruas por perto tem muito mais, lanchonetes, cafés, confeitarias, lojinhas de presentinho, armarinhos, floricultura e o que mais imaginar.

Na região, os lugares que mais frequento são: Switta Armarinhos, Paris Cake House (tem post aqui), Pizzaria Itália, Casa China  e todas as grandes lojas (Renner, C&A, Marisa, Riachuelo).

Parque Barigui

maisumafotodepordosol.jpeg 🌄 #sunset #curitiba #curitilover #curitibacool #curitibacult #pordosol

A photo posted by Mari Medeiros Utko (@marivmedeiros) on

A maior mistura de Curitiba. Gosto de ir nos feriados ou sábados. Durante a tarde e final da tarde é ótimo também.

Mas lá vai ter gente esticando as pernas de terno depois de um longo dia de trabalho, vai ter gente fazendo piquenique de folga, atletas amadores e profissionais, gente com cooler bebendo cerveja, skatistas, ciclistas e patinadores.

Raramente vou aos domingos por um único motivo: lotação máxima.

Mas amo ir para caminhar e cumprir meu papel de atleta super amadora, amo ir com uma toalha e tempo para passar sentada olhando tudo, amo ir só para ver o por do sol e amo para fazer piquenique.

Feirinha Gastronômica do Batel

Já tá liberado pra tomá quentão.

A photo posted by Mari Medeiros Utko (@marivmedeiros) on

Aos sábados, perto da pracinha do Batel tem uma rua fechada com a feirinha. É sábado o dia todo, então dá para ir almoçar ou jantar com tranquilidade – e no verão eles estendem o horário com as noites mais agradáveis.

As barracas e trucks ficam de um lado da rua e do outro mesas e cadeiras com tendas. Então dá para subir e descer a rua olhando as opções, pegar uma mesa e cada um pedir o que mais apeteceu.

Eu geralmente começo abrindo o apetite com um bolinho de aipim (é maravilhoso) e depois escolho o prato principal. Tem comida alemã, pastel, batata suíça, comida japonesa, pierogui e nem lembro mais. Mas é muita opção. E sempre muito bem servido, raramente sobra espaço para a sobremesa, que tem algumas opções também.

A feirinha gastronômica em Curitiba é geralmente a noite e cada noite da semana em um ponto diferente da cidade. Mas eu gosto mesmo dessa de sábado!

Park Shopping Barigui

Date night. 💏

A photo posted by Mari Medeiros Utko (@marivmedeiros) on

Desde que abriu é meu shopping favorito! Guardo um amor pelo Muller ainda, cresci indo lá, então fica no coração. Mas quando se trata de passear, comer, cinema e compras, minha opção é sempre ir para lá.

Lojas de departamento, lojas menores, livrarias, boas opções de lanchonete e de restaurantes. E o cinema tem uma das melhores pipocas, então o pacote é completo!

Vicente Machado

O lugar mais movimentado nas noites curitibanas. Bares e lanchonetes que a galera fica mesmo é na rua em pé com suas bebidas e as vezes comidas, na mão mesmo. Lá você encontra uma galera entre festas ou essa única saída na noite. Amo o fato de poder ir a pé porque é meio perto de casa, ir de tênis ou sapatilha bem de boa porque é na rua mesmo, não pagar para entrar em lugar nenhum e que tudo tem um preço legal.

Feirinha do Largo da Ordem

A famosa feirinha de domingo de Curitiba <3 Amo ir para ver presentinhos, para ver algo específico ou só para dar uma volta e passear mesmo.

Got mail. #Curitiba #cliche #paralelepipedo #largodaordem #curitibacool #curitilover #snapsave

A photo posted by Mari Medeiros Utko (@marivmedeiros) on

As barracas começam cedo, lá pelas 8:30 já estão funcionando e até as 13 horas ainda tem gente por lá. Desde criança aprendi com minha mãe a ir cedo, chegando lá umas 9 horas, assim dá para andar tranquilamente pela feira toda, sem ficar disputando barracas concorridas e sem ficar esbarrando pelos caminhos e ainda de quebra comer um bom pastel de lanche da manhã. E a melhor parte, é que quando tá começando a ficar lotada, umas 10:30, já estou encerrando o passeio.

Cafés e Confeitarias

On saturdays we drink pink mocha!

A photo posted by Mari Medeiros Utko (@marivmedeiros) on

Se tem um lugar que gosto de ir a qualquer horário é cafés e confeitarias! Amo mesmo. Ir naquelas tradicionais que amo há anos e ir nas novas que vão abrindo por aí. É um dos meus passeios favoritos nos finais de semana, ou para um bom café da manhã ou até mesmo um café depois do almoço.

Tem post no blog com uma lista de cafés e tem um outro de confeitarias e docerias.

Mercado Municipal

Quase clichê.

A photo posted by Mari Medeiros Utko (@marivmedeiros) on

Sei que é super pequeno se comparado com o de São Paulo e o de Belo Horizonte, mas é nosso Mercadão e eu amo ir lá! Amo ir com tempo, amo olhar as cores, ver a cara amarrada de alguns vendedores e a simpatia de outros.

Não sou muito fã de ir almoçar lá mais, acho que virou uma grande praça de alimentação de shopping com o passar dos anos, só que lotada nos finais de semana. Poucos restaurantes tem graça e diferencial para encarar um lugar cheio, e bom, o preço é mais alto né.

Mas amo passar pelos cafés, floricultura, comprar grãos, frutas lindas e saborear queijos e embutidos diferentes dos mercados tradicionais.

Pronto, esses são meus lugares favoritos, aqueles passeios que amo fazer e mesmo quando corriqueiros, são momentos especiais quando vou.

Comments

comments

Avatar

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.