Montando minha Gaiola com Suculentas

Se você está chegando aqui agora e não me conhece, prazer, sou Mariana, a louca dos Cactus e Suculentas! Quem me acompanha tem algum tempo, e me segue no instagram (segue lá vai, é @marivmedeiros) já sabe disso faz tempo, me vê visitando lojas, admirando os jardins vizinhos e as novas aquisições. E recentemente foi meu aniversário e para minha surpresa, minha irmã me presenteou com um dos meus sonhos de “Plant Lady”, uma gaiola, terra e uma caixa com várias mudas. Kit completo para eu me divertir e montar meu jardim de suculentas dentro de uma gaiola maravilhosa.

Já tinha algum tempo que estava olhando gaiolas por aí, vendo até aquelas super básicas de canarinho sabe? Pensando em como faria, como iria plantar, enfeitar e tudo mais. Mas era só um namoro distante, aqueles de quem sabe um dia. E como eu ganhei tudinho, decidi fotografar o processo de montagem para mostrar para vocês como fiz. Vamos lá?

  1. Primeiro de tudo foi pintar a parte de cima, que era um plástico de um vermelho desbotado. Mandei ver no spray cobre com duas camadas somente.
  2. Comecei forrando a bandeja, sim aquela de colocar o jornal, com pedrinhas (foram duas cores só porque eu tinha pouco da branca, então dei preferência pra ter elas em volta).
  3. Então fui criando uma barreira com musgo seco para a terra não cair para fora. Ganhei fibra de coco, mas era prensada, então não pude usar.
  4. Coloquei um pouco de areia em baixo.
  5. Depois a terra.
  6. E então foi hora de começar a floresta colocando uma muda de cada vez. Fui pensando na distribuição, deixando as mais altas atrás. E fui testando também o posicionamento, pensando em quais quando crescerem poderão ficar penduradinhas.
  7. Para entrar com cada muda sem machucar, entrava primeiro a planta, depois a raiz. Assim eu conseguia manobrar bem ela na entrada.
  8. Com ajuda da ponta oposta do pincel ia ajeitando a planta, as raizes e colocando tudo no lugar certo.
  9. E com o pincel ia limpando a terra que ia caindo nas folhas.
  10. Depois de plantar cada muda, já ia ajeitando a terra nova em volta, colocando com uma pá pequena.

No final, ficou ainda um espaço vazio porque uma das mudas estava infestada de bichos na raízes, então comecei a tratar e deixei separada de todas para não passar para ninguém. E depois comprei uma muda nova para completar a floresta. E ficou assim:

Ainda falta pendurar no teto no mesmo cantinho que ficam todas as outras plantas de casa. Já tenho o gancho e a corrente! E eu estou desejando uma boneca de pano dessas fina e pernuda sabe? Sentadinha no balanço ali dentro. Já comecei a fazer uma sozinha, mas não medi e ela ficou enorme!

Imagino que a manutenção vá dar um certo trabalho, mas vai valera a pena, porque ficou tudo tão lindo! E agora estou torcendo para todo mundo pegar na terra e se dar bem com as outras plantas. Porque já tive algumas dessas suculentas miudinhas e mais sensíveis e acabei perdendo. E ainda preciso comprar um borrifador, porque ali só vou ter como molhar assim.

Se quiser acompanhar mais de perto as minhas plantas, é só me seguir lá no instagram, que sempre que faço manutenção ou algo diferente eu mostro tudinho por lá! E se quiser ver outras ideias para decorar a casa com gaiolas, dá uma olhada nesse post aqui!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.