Na Cozinha – Bolo de Chocolate com Marshmallow

É isso mesmo, é essa receita que tenho para vocês. Um bolo de chocolate, mais especificamente de cacau, super molhadinho e macio, com recheio e cobertura de marshmallow caseiro. Uma combinação incrível porque o bolo não é super doce, aí equilibra perfeitamente com a doçura do recheio. A primeira garfada foi de fechar os olhos para perceber a combinação linda e em um dia acabou tudo!

Quando comecei a planejar o aniversário do blog eu sabia que iria fazer um bolo, e seria difícil superar o de limão e mirtilo de alguns anos atrás. Aí a primeira ideia que tive foi de fazer um chocomenta, cheguei a sonhar que estava fazendo a calda de açúcar e menta para molhar o bolo, mesmo sem nem ter pesquisado como faria o bolo. Mas a verdade é que eu amo a combinação de chocolate com menta, mas não é tão popular assim né, não agrada todo mundo. Aí continuei a busca por outras opções, outras misturas, sem ser só chocolate com chocolate. E foi aí que encontrei um de cacau, com cara de  delícia, mas era recheio e cobertura de chocolate, que não deve ser ruim, longe disso, mas não era o que eu queria né. E aí tive um click e pensei no marshmallow, aí foi só encontrar uma receita e combinar as duas para alcançar o sucesso total da receita!

A massa, eu peguei do Life, Love and Sugar, que tem também o ganache de chocolate – receita completa em inglês aqui. E a receita do marshmallow foi do Little Delights Cakes, super fácil, super firme e maravilhoso – receita em inglês aqui.

O bolo

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3/4 xícara de cacau em pó (ou chocolate em pó sem açúcar)
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 ovos
  • 1 xícara de buttermilk
  • 1 xícara de óleo
  • 1 1/2 colher de chá de baunilha
  • 1 xícara de água quente
  1. Comece preparando o buttermilk – acrescente 2 colheres de sopa de suco de limão ou vinagre branco em 1 xícara de leite. Demora uns 10 minutos para ter a reação e começara talhar, tempo suficiente para seguir o preparo.
  2. Pré aqueça o forno em 180ºC e unte duas assadeiras redondas de 24cm e enfarinhe ou polvilhe cacau.
  3. Misture os ingredientes secos.
  4. Então acrescente os ovos, o buttermilk e o óleo e misture bem.
  5. Por fim a baunilha e a água quente.
  6. Distribua a massa igualmente nas duas assadeiras e coloque no forno até estar assado (varia de forno para forno), até o palito de dente sair limpinho.

O marshmallow

  • 4 claras de ovo
  • 1 1/2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de glucose de milho
  • 1/2 xícara de água
  • Pitada de sal
  • 2 colheres de chá de baunilha
  1. Em uma panela, coloque os ingredientes para aquecer (menos as claras), mexendo de vez em quando até o açúcar derreter completamente e estiver borbulhando.
  2. Enquanto isso, vá batendo as claras em neve.
  3. Com a mistura doce pronta, as claras em neve e a batedeira ligada, vá colocando BEM devagar a calda nas claras. Em fio pela beirada ou de colher em colher.
  4. A textura vai mudando aos poucos, siga até terminar de acrescentar a calda e pronto.
  5. É só colocar para gelar – ainda estará um pouco quente.

Eu preparei tudo com antecedência, o bolo na noite anterior para dar tempo de esfriar bem e a calda algumas horas antes da montagem. Aí para montar, basta desenformar o bolo, colocar uma camada, preencher com recheio, colocar a segunda e cobrir da forma que desejar.

Algumas dicas:

  1. Mesmo usando assadeira com fundo removível, coloque papel manteiga e unte ele também, no fundo da assadeira. Facilita na hora de desenformar sem machucar a massa.
  2. O bolo assou e ficou abaolado? Vire de ponta cabeça a parte de baixo, assim a parte reta ficará em cima, sem criar uma rampa para a próxima camada do bolo. Faço isso porque tenho dó de cortar o que não ficou reto.
  3. Eu fiz essa receita de marshmallow inteira e deu MUITO, mesmo! Não usei nem metade no bolo. Então se você só for rechear e colocar mais um tanto em cima como eu fiz, pode fazer metade da receita tranquilamente. A não ser que você quera ter marshmallow de sobra mesmo né. Fica incrível no café, no capuccino, no chocolate quente, na colher hahahaha
  4. O marshmallow na geladeira dura até uma semana.

Para montar eu não queria nada trabalhoso, porque eu acho que tentar cobrir um bolo tem uma linha muito tênue entre ficar horrível e ficar lindo. E como minhas habilidades de cobrir bolo não são das melhores (vou me irritando com os farelos de bolo que se soltam e vão misturando na cobertura), optei por só rechear e colocar simples em cima. Aí com ajuda de um descascador de legumes, fui tirando lascas de uma barra de chocolate meio amargo para fazer o enfeitinho de cima. Simples assim!

Ficou parecendo uma Oreo, ou uma negresco visualmente, mas muito, MUITO melhor! E feito em casa né. Faz aí na sua casa e me conta como ficou.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.