Na Cozinha do IF – Arroz de Couve Flor com legumes

Uma coisa que aprendi fazendo dieta e reeducação alimentar é que não dá para viver de saladinha e frango grelhado, caso contrário, na primeira oportunidade vamos atacar o primeiro prato diferente que encontrarmos na frente. Cansa comer sempre a mesma coisa, o mesmo tempero e ter uma alimentação tão limitada e restrita.

E então é preciso olhar além do plano alimentar que indica: proteína + legumes. Isso não quer dizer frango grelhado e legumes cozidos no vapor, sem gosto, sem tempero, sem vida, sem graça. E então, depende de nós transformar o alimento em algo incrível, digno de ser muito feliz com uma porção um pouco limitada. E foi em uma fase dessas da dieta, um mau humor por ter que comer sempre a mesma coisa e a vontade de comer algo que me desse mais prazer que encontrei várias receitas de arroz de couve flor!

Ah, que mundo incrível que encontrei nesse mundo. Aparentemente todo mundo sabia dessa possibilidade e não tinha me contado! Acontece que se você mandar ver as arvorezinhas no processador e ficar um farelo, dá para usar em um monte de receita no lugar do arroz, até mesmo risoto! Mas nesse mundo, o que me chamou a atenção foi esse super prato, com tudo que eu precisava: proteína (ovo) e legumes (cenoura, milho, brócolis e mais o que tiver vontade), além dos tradicionais temperos.

E então virou minha comida de potinho, quentinha com o que eu tiver na geladeira ou que tiver vontade de comer junto com a couve flor. Já coloquei vagem, repolho, couve, então é realmente o que você gosta, tem a disposição e precisa consumir.

Mas chega de papo e vamos ao que interessa!

Ingredientes

  1. Óleo de gergelim
  2. 1 cebola média picada (ou ralada, depende de como você prefere)
  3. 3 dentes de alho picados
  4. 1 cenoura cortada
  5. 1 brócolis pequenos
  6. 1 lata de milho
  7. 2 ovos grandes (ou 3 pequenos)
  8. 1 couve flor (ralada ou processada)
  9. Shoyu
  10. Gergelim torrado
  11. Cebolinha picada

Preparo

nacozinhaarrozcouveflor

  1. Em uma panela wok aquecida, coloque um pouco de óleo de gergelim, a cebola, o alho e as cenouras – deixe refogar  em fogo médio/baixo até ficarem macios.
  2. Adicione os legumes na sequência que cozinham mais rapidamente – nesse caso, o brócolis e depois o milho.
  3. Coloque a mistura dos legumes no canto e no espaço que ficou, coloque os ovos e então faça ali os ovos mexidos, para então misturar tudo.
  4. Acrescente a couve flor
  5. Tempere com um pouco do shoyu – não precisa de muito, é bom deixar cada um colocar mais no prato.
  6. Para servir, coloque o gergelim e a cebolinha. E pronto!

Por aqui, optamos por um pouco mais de proteína com o frango grelhadinho.

nacozinhaarrozcouveflor3

Mas viram como é fácil? É só separar todos os ingredientes, deixar tudo picadinho e ir colocando na panela. E dá para variar cada vez que fizer colocando gengibre, outros legumes, tofu, oleaginosas. Enfim, o que tiver vontade e achar que combina. E nem precisa de sal, já que usamos o shoyu – com moderação. O óleo de gergelim é muito saboroso e não precisa colocar muito.

Se fizerem por aí, me contem o que acharam!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.