Na Cozinha do IF – Bolo de Chocolate Branco

Ainda não pensou na sobremesa do Reveillon? Então seus problemas acabaram, a receita de hoje vai ser perfeita para esse final de semana e o resto do ano, porque é bolo, e bolo é sempre bom né! A receita original é da Vikalinka e você pode conferir aqui. Me apaixonei quando encontrei a receita dela e tinha certeza que queria fazer. Então foi a sobremesa do Natal por aqui, mas vai ser perfeita na festa de ano novo também.

Confesso que quando comecei a fazer não tinha bem certeza do processo. Lia e relia a receita e ficava olhando para a massa cheia de dúvida. Mas fica perfeito e foi só elogios! Mas vamos lá.

Para a base:

  • 3 ovos em temperatura ambiente
  • 65 gramas de açúcar
  • 45 gramas de farinha
  • 1 colher de chá de baunilha

Para o bolo:

  • 300 gramas de creme de leite fresco
  • 350 gramas de chocolate branco
  • 250 gramas de cream cheese

Preparo:

  1. Pré aqueça o forno a 200 graus, unte e enfarinhe uma assadeira com fundo removível (usei uma de 23 cm)
  2. Bata os ovos, o açúcar e a baunilha por 5 minutos ou até que tripliquem de tamanho (vira quase uma clara em neve amarelada)
  3. Então com uma espátula ou colher, acrescente em 3 etapas a farinha e mexa bem devagar e com muito cuidado para não reduzir o tamanho. Faça movimentos leves para misturar a farinha
  4. Asse por 15 a 20 minutos (depende do seu forno) e retire quando tiver completamente assado – faça o teste do palito.
  5. Deixe esfriar

nacozinhabolochocolatebranco1

Na imagem de cima é a massa batida e na de baixo o  chocolate com o creme de leite.

Preparo do bolo:

  1. Coloque o creme de leite fresco em uma panela e deixe começar a ferver
  2. Então acrescente o chocolate picado e mexa até estar tudo completamente dissolvido e misturado com o creme. Retire do fogo e deixe esfriar até temperatura ambiente.
  3. Bata o cream cheese até ficar macio e então acrescente a mistura do chocolate até ficar homogêneo.
  4. Cubra a massa – já fria –  e leve para gelar por no mínimo 2 horas – mas eu aconselho a deixar por mais tempo, se possível prepare um dia antes.
  5. Na hora de servir, passe uma faca em todo o contorno da assadeira e remova o bolo.

Simples assim! Poucos ingredientes, poucos passos e nenhum deles complexos. É tão simples que enquanto a base assa, você já faz o primeiro passo com o chocolate, e então tudo esfria junto a té você poder finalizar para poder gelar.

nacozinhabolochocolatebranco2

A base fica com uma textura meio de esponja, super molhadinha e fofinha. O bolo todo fica incrível até para quem não é muito fã de chocolate branco como eu. Mas é ainda melhor se você ama chocolate branco. Ele fica quase um cheesecake sabor chocolate branco. Não fica super doce porque o creme e o cream cheese equilibram um pouco o chocolate e tudo combina super bem!

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.