Na cozinha do IF – Bolo de PB&J | Pasta de amendoim e geleia

Sim, o melhor lanche dos EUA em formato de bolo. Pra quem não sabe, mas já deve ter visto em filme e não prestou atenção, é muito comum lá nas terras do dólar fazer um sanduíche em pão de forma que de um lado vai manteiga ou pasta de amendoim e do outro uma geleia, geralmente de morango ou de uva. E é uma combinação maravilhosa, juro! O doce meio salgado da pasta com o doce azedinho da geleia. Então quando vi essa receita, decidi que ia testar e viria para o blog! A receita original é do The Cake Blog (quem gosta de bolos e doces, sério, esse blog é lindo e perfeito).

Agora chega de papo e vamos ao que interessa!

Pra começar, no mercado que fui não tinha manteiga de amendoim, nem nacional, nem importada. Então decidi fazer a pasta em casa mesmo e peguei a receita que saiu lá no ICKFD e é bem fácil – meu processador não triturou tão bem o amendoim, então ficou com um aspecto mais grosseiro, mas eu gosto assim. Fiz com um pacote de 500gr de amendoim torrado e sobrou até.

Para a massa:

nacozinhabolopbj1

  • 2 1/4 xic. de farinha de trigo
  • 2 col. chá de fermento
  • 3/4 col. chá de sal
  • 1/2 col. chá de canela
  • 1/2 xíc. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1/2 xíc de manteiga de amendoim
  • 1 1/2 xíc. de açúcar cristal
  • 2 ovos
  • 2/3 xíc. de leite
  • 2 col. chá de essência de baunilha

Para a cobertura:

nacozinhabolopbj2

  • 3/4 xíc. de açúcar mascavo
  • 3 claras
  • 1 e 1/2 xíc. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 col. chá de essência de baunilha
  • 6 col. sopa de manteiga de amendoim

Para a montagem:

  • Geléia de morango (ou de uva, ou de frutas vermelhas) – Eu usei aquela pronta de mercado, mas com certeza ficaria ainda melhor com geléia caseira bem azedinha.
  • Amendoim torrado (opcional)

Modo de preparo:

nacozinhabolopbj3

1 – Pré aqueça o forno e unte e enfarinhe a (ou as) assadeira(s) – Lá ela usou 3 redondas pequenas de 14cm, eu usei uma de 25cm. (Sim, tem uma em baixo porque fico com medo que vaze) – Gosto de colocar um papel manteiga na base, também untado e enfarinhado, assim facilita MUITO na hora de desenformar, sem correr risco de grudar qualquer pedacinho no fundo.

2 – Misture os ingredientes secos e reserve (farinha, fermento, sal e canela) – o açúcar não.

3 – Na batedeira, misture a manteiga e a pasta de amendoim até ficar cremoso.

4 – Acrescente o açúcar e deixe bater por aproximadamente 3 minutos em velocidade média.

5 – Diminua a velocidade da batedeira para a mais baixa e acrescente um a um, a baunilha e os ovos.

6 – Com a velocidade baixa, acrescente metade da mistura seca e o todo o leite até que incorpore. Então acrescente o restante da farinha e bata até estar tudo bem misturado.

7 – Distribua a massa na assadeira, ou divida igualmente se for usar mais de uma.

8 – Coloque no forno para assar – o tempo varia de acordo com o tamanho de sua assadeira, 25 minutos para assadeiras pequenas e aproximadamente 40 para assadeira grande. Mas a regra é a mesma, quando tiver com cara de assado, espete um garfo ou palito de dente, se sair limpo é porque está pronto.

Depois de assado, retire do forno e deixe esfriar antes de desinformar.

A cobertura:

nacozinhabolopbj4

A receita pedia um termômetro de bala nessa passo, e eu não tenho (fuéin), então tive que me virar sem ele.

1 – No pote da batedeira (ele precisa ser de vidro de alumínio), misture as claras e o açúcar, sem deixar pedaços.

2 – Em uma panela média, coloque dois ou três dedos de água e coloque em fogo médio. Coloque o pote da batedeira em cima com a mistura das claras e o açúcar para fazer um banho maria.

3 – Vá batendo essa mistura até que alcance 70°C no termômetro – como eu não tinha, fui encostando o dedo até estar mega quente a ponto de não dar para encostar direito (sério!).

4 – Cuidadosamente, volte o pote para a batedeira e bata essa mistura quente por 7 a 10 minutos, ou até que o pote volte a uma temperatura normal. Precisa ser com o batedor de claras em neve. Para ter certeza que ficou pronto, desligue e remova o batedor e veja se o merengue cria uma ponta (tipo essa que eu orgulhosamente tirei foto).

5 – Tire o que ficou preso ao batedor e mude para o que bate massas. Então, em velocidade média, vá acrescentando a manteiga por pedaços, ou colheradas.

6 – Adicione a baunilha e aumente a velocidade da batedeira para médio/alto e bata até ter uma textura macia.

7 – Acrescente a manteiga de amendoim e bata até estar tudo misturado.

A Montagem:

Como eu assei somente um bolo, precisei cortar as camadas. Como a massa ficou alta, decidi cortar em três, se tivesse mais baixa ia fazer somente no meio mesmo e carregar na geleia. E lembre-se de esperar esfriar a massa antes de montar, caso contrário pode acabar desmontando inteira.

nacozinhabolopbj5

1 – Coloque a primeira camada no prato e com a pasta de cobertura faça um muro em todo o contorno do bolo, dessa forma a geleia do meio não vão vazar para fora quando colocar a outra camada de bolo.

2 – Preencha o centro da massa e espalhe bem a geleia.

3 – Coloque a próxima camada e repita o processo. – Se for só isso, siga para o próximo passo como etapa final.

4 – Na última camada crie o mesmo muro, com geleia no meio e então passe a cobertura no restante do bolo, laterais e quinas.

Se quiser enfeitar, coloque os pedaços de amendoim quebrados na base ou ainda morangos inteiros. E pronto! Se tiver frio, é só servir.

nacozinhabolopbj7

É um bolo super, mega, hiper doce, mas vale cada garfada, juro! São muitos sabores juntos que combinam e conversam super bem. E para não passar tentação de comer tudo sozinha, faça para uma festa, um jantar ou distribua para os vizinhos, os amigos, o pessoal do colégio, da faculdade e do trabalho. Faça a vida de todo mundo mais doce!

E se fizer essa receita, marquem o @indicefeminino no instagram e usem a #NaCozinhaDoIF

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.