Na Cozinha do IF – Brie assado com calda de frutas e castanhas

Prepare-se para babar um pouquinho e querer sair correndo para comprar o queijo brie o todos os outros ingredientes que faltarem! Porque essa receita ficou boa demais. Ficou surpreendentemente boa. Achei que ficaria gostosa sabe? Mas na primeira mordida foi surreal o encontro de sabor.

A receita original é lá da Kitchen Confidante, que eu ia seguir na risca, mas aí fui comprar os ingredientes e não encontrei cranberry, então optei por framboesa que é mais fácil de encontrar nas feiras e mercadões. Aí chegando na barraca de oleaginosas, não tinha as nozes caramelizadas, só simples, mas tinha a minha favorita, Castanha do Pará caramelizadas. Aí eu tive que abrasileirar a coisa toda! Então mudei um pouco a versão e encontrei uma explosão de sabor incrível!

O debate em casa ficou só no quesito se isso é uma entrada/aperitivo ou uma sobremesa. Eu fiquei com a entrada, porque o brie é um queijo pequeno, mais para degustar mesmo enquanto conversa sabe? Mas o pessoal ficou mais no quesito sobremesa, porque afinal de contas, comemos duas peças de brie como se não houvesse amanhã! Mas você decide aí que momento vai ser. Se tiver muita gente, eu acho que é melhor servir como entrada, só para beliscar e degustar mesmo. Mas se tiver até 4 pessoas, fique tranquilo para servir de sobremesa que será sucesso também.

Eu usei xarope de romã (já usei ele na receita de drink de Natal aqui). Comprei em distribuidora de bebidas, porque ele é muito usado para fazer drink mesmo, mas se você quiser, pode em casa. As bolinha da romã que vão no final da calda ficam molinhas e nem dá pra sentir a sementinha ou ter que tirar no meio da mastigação.

E sim, dá para comer só o queijo com a calda e as castanhas, mas a bolacha salgada dá um toque absurdamente bom! E nada de água e sal, é essas de coquetel, com grãos de sal preso sabe? Fica tudo muito gostoso, cada toque de sabor e textura. Vamos lá?

Ingredientes
  • Duas rodelas de queijo brie
  • Uma caixinha de framboesas (tem pouco mais de 100gr)
  • 2 colheres de sopa de Romã
  • 1/4 xícara de Xarope de romã (ou suco se você encontrar)
  • 1 colher de sopa de Açúcar demerara
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 100 gr de castanha de caju caramelizada picadinha

Modo de preparo

  1. Comece fazendo a calda, se quiser, pode até fazer com um bom tempo de antecedência para facilitar. Em uma panelinha coloque as framboesas, o xarope de romã e o açúcar. Deixe levantar fervura e abaixe o fogo, cozinhando por uns 10 minutinhos.
  2. Acrescente a romã e desligue. Prove de açúcar, se necessário, acrescente mais. Como usei o xarope é bem mais espesso e concentrado que um suco comum, então o açúcar foi suficiente.
  3. Pré aqueça o forno em 180ºC. Coloque o queijo em um refratário que for servir e puder ir ao forno. Então coloque para assar por no máximo 10 minutos – na receita original indica 7 min, mas os meus estavam bem frios ao encostar, então voltei por mais tempo.
  4. Retire do forno, coloque uma colher de sopa em cada rodela de queijo, coloque a calda e volte ao forno por mais 5 minutos no máximo.
  5. Salpique as castanhas por cima, e pronto. É só servir com as bolachas salgadas.

A apresentação fica maravilhosa! Eu gostaria que eu tivesse secado um pouco mais a calda pra não escorrer tanto, mas tudo bem. E então cortar um pedaço, colocar em cima da bolacha e mandar ver, sério. A boca enche só de lembrar e escrever aqui.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.

Leave a Reply