Na Cozinha do IF – Creme de abóbora com cenoura e gengibre

Sim, voltamos com receita no blog, mas dessa vez é para ficar! Toda quarta feira uma receita novinha para vocês fazerem por aí. E quem me conhece, sabe que não sou de fazer receitas complexas, então podem contar com receitas super fáceis, sem ingredientes impossíveis e é claro, deliciosas.

E para hoje temos esse creme delicioso e tão fácil de fazer que não precisa de tanta habilidade, a não ser para descascar a abóbora que é super chato – para facilitar eu tenho um descascador de mão. E uma parte genial disso é que é uma receita super barata e com um sabor tão surpreendente que se você chamar para alguém comer vão achar que você ficou horas na cozinha e usou ingredientes refinados. E bom, dá para adaptar ao seu paladar e hábito. Ah, e não vai levar nem 1 hora para preparar. Vamos lá?

nacozinhacremeabobora1

Você vai precisar de:

nacozinhacremeabobora2

  • 1 abóbora descascada e picada (pago menos de R$2,00 nela em Curitiba) – pode picar em cubos sem se preocupar
  • 1 cebola média picada –  não se preocupe com perfeição e tamanho, vamos bater depois
  • 1 cenoura média cortada – pode ser em rodelas, mais uma vez, vamos bater, ela só precisa cozinhar uniformemente
  • 1 pedaço de gengibre (usei o tamanho de um polegar) – prefiro picar pequeno batendo a faca, assim pode sumir quando cozinhar e depois é batido – é ruim achar pedaços de gengibre na hora de comer.
  • 2 colheres de sopa de manteiga (pode ser margarina ou até mesmo azeite)
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo (gosto mais cremoso, pode por 2, nenhuma ou até aveia – depende se você prefere mais aguado ou se não come farinha de trigo – mas aviso que nunca testei com aveia, deve ficar gostoso)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Água (usei 5 copos, cerca de 1L, mas se não for usar farinha, coloque menos, uns 8 copos – e depende do tamanho da sua abóbora também)

Preparo:

nacozinhacremeabobora3

  1. Derreta a manteiga na panela com fogo médio/baixo e acrescente a cebola
  2. Refoque até que fiquem macias – não deixe dourar.
  3. Então acrescente a farinha de trigo e mecha bem – deixe ela dourar um pouco, fica um gostinho sensacional depois.
  4. Mande ver na abóbora e na cenoura picada – misture um pouco com a primeira combinação.
  5. Coloque a água – o quanto baste, como falei ali em cima, depende da textura que prefere, se mais cremoso ou mais aguado.
  6. Tempere com o gengibre, o sal e a pimenta do reino – eu coloquei duas colheres de chá de sal e ficou perfeito.
  7. Deixe cozinhar em fogo médio e a tampa meio aberta – quando levantar fervura pode abaixar o fogo pra não vazar tudo.
  8. Confira a maciez da abóbora e da cenoura com a ponta da faca – aqui com 30 minutos estava perfeito.
  9. É hora de bater no liquidificador – Deu uma panela cheia minha porção, então precisei bater em duas porções para garantir tudo bem batido (separo em um bowl o que foi batido) – a dica é colocar a tampa, mas segurar a tampinha menor assim meio de lado para o ar quente sair, assim não tem perigo de explodir creme pela cozinha inteira.
  10. Voltei para a panela para aquecer, prove o tempero, se precisar coloque mais sal ou mais pimenta. E pronto! É só comer, servir, se deliciar.

Viram? Super fácil e vocês vão ver, o sabor é maravilhoso. Pra quem gosta do ardidinho do gengibre, de ter um creme simples para o jantar e super saudável, esse é perfeito. E imagino que deva ser bom até em dias mais quentes tomando a sopa fria ou quente mesmo. E é claro, se não gosta de cenoura, não precisa colocar – apesar de nem dar para sentir o gosto dela – e se não gosta de gengibre também não precisa colocar.

Se fizerem, voltem aqui me contar, marquem o @indicefeminino no Instagram e usem a #NaCozinhaDoIF

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.