Na cozinha do IF – Creme de tomate e Queijo Quente

Há muito tempo que eu queria ir pra cozinha e testar essa iguaria tipicamente americana, então bateu a fome, a vontade de comer e lembrei de comprar os ingredientes em uma ida ao mercado e pronto! Era para ser um teste, mas ficou tão boa que eu já quero compartilhar com vocês para aproveitar o inverno que chegou. Quem gosta de tomate e seus derivados vai se apaixonar como eu. É um creme diferente de qualquer outra sopa, tem um ar de molho ao sugo, mas no capricho, cheio de sabor e que esquenta.

E sim, é um prato típico dos EUA, não tão famoso, mas é. Se reparar, vai ver várias referências em filmes, livros e sites de receita. Eles servem assim por lá, o creme de tomate em um potinho e o acompanhamento é um sanduíche de queijo quente. E a ideia é comer junto mesmo, molhar o pão no caldo quando quiser. E olha, é uma combinação deliciosamente maravilhosa! Então, sem mais enrolação, vem ver como faz!

Ingredientes

  • 2 latas de tomate inteiros pelados
  • 1 xicara (ou até duas) de tomate cereja
  • 1 cebola média picada
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 500mL de caldo de frango (ou de vegetais) – eu cozinhei alguns pedaços de frango para uma outra receita e usei essa água
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Molho de tempero – na receita original eles temperam com um molho para saladas que tem como base maionese, como não estou consumindo criei a minha receita com: suco de 1 limão, 2 colheres de requeijão light, 2 dentes de alho amassados, sal, pimenta do reino. A quantidade varia com a cremosidade desejada, eu optei por menos até mesmo pela quantidade de gordura.

Queijo quente

  • 2 fatias de pão (pode ser integral, sovado, caseiro, de forma, francês)
  • 2 fatias de queijo (ou mais)
  • Manteiga ou margarina

Preparação

1 – Pré aqueça o forno – Coloque os tomatinhos cortados ao meio em uma assadeira, regue com 1 colher de azeite e salpique sal e pimenta do reino a gosto. Coloque no forno por 15 a 20 minutos.

2 – Em uma panela, refoque a cebola picada com a manteiga e o restante do azeite até ficar macia e transparente – em fogo baixo.

3 – Adicione as latas de tomate pelado, os tomatinhos e o caldo (frango ou vegetais) e aumente o fogo e deixe levantar fervura.

4 – Mexa, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.

5 – Leve ao liquidificador ou processador – pode ser aquele manual direto na panela (meu sonho) e bater até virar um creme ou caldo.

6 – Volte para a panela para deixar bem quente e acrescente o molho de tempero – prove para ver se está bom de sal e afins.

O queijo quente

1 – Monte o sanduíche normalmente, pode até colocar manteiga e passar um pouco do lado de fora para dourar bem o pão.

2 – Coloque em uma frigideira em fogo baixo – o segredo de um bom queijo quente é o fogo baixo, assim ele vai derreter bem o queijo dentro e dourar perfeitamente por fora. E vá virando de tempo em tempo.

Para servir

Pode servir com salsinha e cebolinha salpicada por cima ou ainda colocar um pouco de sour cream.

cremedetomate2

Mas vou contar para vocês, no dia seguinte a sopa ficou ainda mais gostosa como muita comida nessa vida. Depois de curtir mais os temperos dentro da geladeira o sabor é outro.

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.