Na Cozinha do IF – Pão de Banana Integral com Amêndoas

Preparem sua cozinha e separe aquelas bananas pretinhas, e se não tiver bananas passando do ponto, corra comprar. Porque esse pão de banana integral com amêndoas vai valer a pena! É sério. Salvei essa receita tem algum tempo e estava doida para fazer logo e o universo conspirou a favor. Na cesta de orgânicos que recebo toda semana veio bastante banana e aqui em casa temos fases, as vezes um cacho vai em poucos dias, outras vezes não tem saída e elas vão ficando. E nesse momento as coitadas estão ficando na fruteira, viraram farofa e só (tem receita da melhor farofa do mundo aqui). Então era o momento perfeito para colocar a receita em prática.

Eu modifiquei a receita original, deixando um pouco mais saudável, é claro. Então troquei o açúcar, que pedia um mais fino que o refinado por demerara, o sour cream fiz com creme de leite leve e a farinha de trigo branca pela integral. E a receita é super fácil, não precisa nem de batedeira, só bater na mão que tá ótimo!

Agora pegue papel e caneta para anotar tudo, tim tim por tim tim!

Você vai precisar de:

  • 45 gramas de açúcar mascavo
  • 30 gramas de amêndoas picadas
  • 255mL de sour cream (*) – 150 gramas de cream cheese, 1 caixinha de creme de leite e 1 colher de sopa de suco de limão)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 100 gramas de manteiga ou margarina sem sal derretida
  • 230 gramas de açúcar demerara
  • 2 ovos
  • 250 gramas de farinha de trigo integral
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó (e uma pitadela a mais se você ama canela como eu)
  • 250 gramas de banana amassada

Hora de fazer:

Pré aqueça o forno, como toda receita que usa o dito cujo!

  1. Primeiro de tudo, você irá fazer o sour cream: e é só bater os 3 ingredientes no liquidificador.
  2. Em seguida, misture o sour cream com o bicarbonato e deixe curtir por cerca de 5 minutos. Enquanto isso prepare os outros ingredientes.
  3. Em um potinho separado, misture o açúcar mascavo com as amêndoas picadinhas – você vai usar depois de tudo pronto, então separe!
  4. Em um pote misture a margarina derretida, os ovos e o acúcar.
  5. Acrescente a mistura do sour cream a essa mistura anterior e misture bem.
  6. Agora é hora de ir adicionando os secos. Coloque em 3 etapas para facilitar a mistura.
  7. E por último, as bananas amassadas – eu não amassei perfeitamente, então ficaram pedaços, eu gosto, por isso deixei assim, se preferir, amasse super bem!
  8. Coloque em uma assadeira para pão toda a mistura (se tiver formas pequenas, divida em partes iguais, eu tenho uma tamanho tradicional, e foi tudo).
  9. Agora pegue a mistura do mascavo com as amêndoas e polvilhe em toda a superfície do pão.
  10. E manda ver para o forno!

O tempo varia de forno para forno, mas deve assar em 40 minutos a uma hora. E é claro, se fizer pães menores, menos tempo assando. O meu forno é grande e perde muito calor, então foi cerca de uma hora, quando já estava dourado em volta, fui ver e no meio estava baixo e super mole – tive que deixar mais 15 minutos. Então quando der uns 40 minutos dê uma olhada na cor linda dele e repare se no meio assou e fure lá (com cuidado, o meu tava cru e ficou um rombo – aí tive que disfarçar na foto).

nacozinhapaodebananaintegral2

Mas isso é tudo! O pão fica maravilhoso e não dá para esperar ele esfriar. Quando ele começa a ficar assado o cheiro espalha pela casa inteira e a fome vai se instalando junto com a vontade de comer. Eu cortei quente pelando para fazer a foto e provar. Não dava para esperar mesmo!

Aqui em casa o pessoal não é muito de farinha integral e nem reparou nessa troca de farinhas (hihihi), fica realmente muito saboroso! E se a banana que você tiver aí for dessas mais doces (a que eu tinha não sei o tipo, mas era meio sem graça) dá para diminuir na porção de açúcar! E imagino que dá para variar também diminuindo a quantidade de farinha, acrescentando um pouco de aveia e farinha de linhaça. Provavelmente eu tente isso da próxima vez. Sim, vai ter próxima e próxima e próxima!

nacozinhapaodebananaintegral3

Se você fizer por aí, vem me contar aqui o que achou! E se postar foto, usa a #NaCozinhadoIF ;)

Comments

comments

Mari Medeiros

Relações Públicas, fotógrafa, maquiadora, conectada e que gosta de fazer de tudo um pouco pra não cair no tédio.